TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio individual

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.216 Palavras (21 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

        

ILZE APARECIDA DE LIMA LOBATO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Castanhal

2016

ILZE APARECIDA DE LIMA LOBATO

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Daniela Cristina de Oliveira

Tutor de sala: Benedito da Silva Ferreira

Castanhal

2016

.
sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina Observada.................        06

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        08

4.3 Referencial Teórico        10

4.4 Planos de Aula da Intervenção        10

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

MOSTRA DE ESTÁGIO        18

REFERÊNCIAS        20


1. INTRODUÇÃO

        Este relatório visa registrar todas as experiências vivenciadas no período de estágio. Contribuindo como uma preparação para prática docente, pois a prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe com 20 ou 30 alunos. É notório que cada uma dessas crianças tem suas peculiaridades, onde esses indivíduos têm suas singularidades na hora de absorver a aprendizagem e com o projeto de intervenção nos faz com que possamos perceber desde agora que o professor deve estar preparado e atento para atender as necessidades de seus alunos.        

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi efetivado no  Centro de Educação Infantil e Ens. Fundamental Crescer, situada na cidade de Castanhal, tendo como supervisora de campo Sammyra de Paula Candido.

É um centro educativo que proporciona confiança,cultura e vida.Cada  educando é considerado um indivídio ativo, construtor do seu conhecimento por meio das interações e podendo ser um transformador social.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O Estágio é um momento de fundamental importância no meio do processo de formação profissional, em que o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. Tendo como objetivo observar a vivência e o método de ensino-aprendizagem do docente, deste modo se tem a oportunidade de analisar a metodologia do docente; como a professora faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalhos e avaliações, assim como questões como postura, didática, material utilizado, infra-estrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

            A instituição primoriza uma parceria com a família como comprometimento na construção de uma educação com excelência, tendo com objetivo promover a participação efetiva da comunidade escolar, através da parceria com os pais e outros seguimentos da sociedade, buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa, através de um trabalho coletivo e educativo.

             O Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Crescer, situada à Av.Barão do Rio Branco, n°1976-Bairro Nova Olinda, Castanhal-PA, se trata de uma instituição privada, funcionando nos turnos Matutino das 07:30 às 11:30hs e Vespertino das 13:30 às 17:30hs, as turmas são divididas em Educação Infantil II,Infantil III,Infantil IV,Infantil V e Ensino Fundamental do 1°ao 5°ano com a carga horária de 200 dias letivos.

              Sua estrutura fisíca é composta de 21 salas de aulas, cozinha, 1 refeitório, 1 sala de recursos, 11 banheiros,1 ginásio e uma área de lazer com rampas de acesso. Para fins administrativos, conta com uma sala de diretoria, uma secretaria, uma sala da coordenadora pedagógica, uma sala da psicologa e uma sala de professores.

              Seu corpo docente é composto por uma diretora, uma coordenadora pedagógica, uma secretária, duas auxiliares de secretaria, dois professores de educação física, uma psicologa, um porteiro, cinco auxiliares de serviços gerais, vinte auxiliares de professores, vinte e um professores na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Todos profissionais da referida escola são qualificados para seus respectivos cargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com