TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão objetivou colocar em evidência a prática avaliativa concretizada na sala de aula e as ações interativas do professor em um grupo de alunos. A pesquisa, realizada em uma escola privada de Educação infantil e Ensino Fundamental I  tem o objetivo de conhecer e mostrar a realidade da escola em questão, compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra.

Investigar a prática do professor, os seus saberes, as suas experiências, as suas reflexões, referentes à avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático, e, concomitantemente, programar, durante um determinado período, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação. Analisar, com base na percepção do professor participante do estudo, os resultados obtidos com o uso do portfólio, inserido no contexto ensino e aprendizagem. Propor e operacionalizar formas alternativas de avaliação, fundadas na ciência e passíveis de serem inseridas no cotidiano da sala de aula, após análise e discussão das práticas dos professores envolvidos e a partir da compreensão das mesmas.

Ao brincar as crianças organizam hipóteses para resolução de seus problemas, tomam atitudes que vão além do comportamento habitual de sua idade, pois cabe a elas buscar alternativas para transformar a realidade, porque ao brincar a criança está criando condições para o seu desenvolvimento integral (social, cognitivo, emocional e psicomotor), partindo de objetos concretos situações imaginárias e interação sociais, estabelecendo relações com o mundo e construindo conhecimento sobre ele e sobre si mesmo, permitira a criança um maior desenvolvimento afetivo, ao interagir com outras crianças através de brincadeiras, o companheirismo, a disciplina, como ao guardar o brinquedo após usá-lo, no comportamento, na sociabilidade, a criatividade, enfim, permite uma “liberdade” ao aprender brincando.

 


DESENVOLVIMENTO

Em nosso país, a educação não se desenvolve de forma produtiva há muitos anos. Aquela é continuamente questionada no meio educacional, exatamente por não ter mostrado as evoluções necessárias para o crescimento do ensino. Decorrente disso, as escolas, professores e familiares precisam, em caráter emergencial, analisar o modelo educacional em que o aluno está envolvido e repensar a metodologia de ensino, a filosofia adotada, as estratégias utilizadas pelos professores e, principalmente, a forma como se mantém o aluno no ambiente de ensino. Somente assim será possível ver o progresso nas habilidades das competências de cada estudante conseguindo, assim, formar alunos interessados a aprender e, principalmente, a distribuírem conhecimento com eficiência.
                            O referido trabalho trata de uma pesquisa, realizada em uma escola privada de Educação infantil e Ensino Fundamental I onde a pode-se observar e analisar a realidade desta instituição. Após observar o espaço escolar pode-se realizar uma entrevista com a pedagoga da escola na qual a mesma trabalha. A pedagoga é professora no município há 12 anos, está há um ano como coordenadora Pedagógica, nesta unidade escolar. É graduada em Psicopedagogia, licenciada em Artes Visuais e Pós-Graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar.

As atividades ligadas à rotina escolas consideradas mais importantes, mas não temo visto muito nas salas de aula, são os jogos e brincadeiras, pois os mesmos têm um papel fundamental no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, os jogos educativos deveriam ser adotados cada vez mais pelos professores, para tornar as aulas mais interessantes e divertidas. Pois, por meio das atividades lúdicas, a crianças forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.

Sabe-se que para qualquer ser vivo, o espaço é vital, não apenas para a sobrevivência, mas, sobretudo para seu desenvolvimento. Para o ser humano, o espaço, além de ser um elemento potencialmente mensurável, é o lugar de reconhecimento de si e dos outros, porque é no espaço que ele se movimenta, realiza atividades, estabelece relações sociais.

Ao brincar as crianças organizam hipóteses para resolução de seus problemas, tomam atitudes que vão além do comportamento habitual de sua idade, pois cabe a elas buscar alternativas para transformar a realidade, porque ao brincar a criança está criando condições para o seu desenvolvimento integral (social, cognitivo, emocional e psicomotor), partindo de objetos concretos situações imaginárias e interação sociais, estabelecendo relações com o mundo e construindo conhecimento sobre ele e sobre si mesma.

(1) Unidade Escolar

Escola Meus Primeiros Passos

Rua Arthur Teixeira 87 Centro- Saúde –Ba

CEP: 44740-000

Telefone: (74)36332297

(2) Corpo Técnico Administrativo

Diretora: Vanderléia Moura dos Santos

Vice – diretora: Marcelo silva Ferreira

Secretária: Núbia Mara Silva Ferreira

(3) Níveis de ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental 1ª e 4ª série

(4) Aspectos físicos da Unidade escolar

Área total          250 m2         02 salas           25m2

Área coberta     125 m2         02 salas          30 m2

Área descoberta                    125 m2            03 sanitários         06 m2

01 Diretoria                            06 m2              01 cantina         06 m2

Para Demo (citado em Carreira, 2000), a sala de aula deixou de ser um espaço onde se transmitem conhecimentos, passando a ser um espaço onde se procura e onde se produz conhecimento. Uma conceitualização da escolarização neste sentido implica a utilização de estratégias de organização das aprendizagens que assentem no próprio aluno e promovam a sua capacidade de auto e hetero-aprendizagem. E que, por isso mesmo, lhe conferem poder, o responsabilizam e autonomizam e, de deste modo, contribuem para a tão desejada democratização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com