TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso: Pedagogia

Disciplina: Didática da Geografia e da História

Professora: Adriana Ribeiro

Aluno (a): Isis Isabela Alves Chaveiro Santos

RA: 9902004033

Portfolio – Atividades de Geografia e História

Anápolis – Goiás

A)  Capacidade de aplicação dos saberes geográficos nos trabalhos relativos a outras competências e em particular, a utilização de mapas e métodos de trabalho de campo.

Série: 2º Ano

Conteúdo ministrado: Capacitação dos saberes geográficos

Objetivo da aula: Trazer a noção de localização ao aluno. A geografia é a ciência que estuda a relação entre a terra e seus habitantes, analisando tanto características físicas como humanas. Portanto, ao estudar os aspectos físicos, observa a superfície do planeta, a distribuição espacial dos fenômenos da paisagem e a dinâmica de interação com a atmosfera e o universo.

ATIVIDADE

E necessário fazer com que o aluno compreenda que a maioria das ruas sofrem mudanças com o passar dos anos. Providencie imagens da transformação de uma rua, por exemplo, (antes com terra, poucas residências e calma) e (depois com asfalto, muitas residências e movimentada). Apresente as imagens e em seguida dialogue com a turma:

Como era a primeira rua?

E agora, como está?

Como é a rua aonde mora?

Quando foi criada era do mesmo jeito?

Pergunte aos seus pais ou a antigos moradores.

Procure imagens da sua rua antes e depois e traga para a sala de aula.

Você pode brincar na sua rua? Por quê?

Explique que em várias ruas acontecem transformações. No caso acima, a rua era de terra, com poucos automóveis circulando. Com o passar do tempo ganhou asfalto e o número de moradias e lojas aumentou, transformando a rua calma em uma movimentada.

Peça o aluno para fazer um pequeno texto sobre os aspectos importantes da sua rua, que fazem dela diferente de todas as outras da cidade onde mora. Como o aluno vai saber: observando como é a sua rua e elaborando no caderno de Geografia uma ficha com as informações coletadas.  

[pic 1]

B) Ampliação dos conhecimentos e compreensão dos espaços locais, regionais, nacionais e globais, bem como as características culturais dos lugares em estudo.

Série: 2º Ano

Conteúdo ministrado: Geografia e História

Objetivo da aula: É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região. Iremos trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que o aluno possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.

Atividade

Utilizando o mapa, iremos identificar os principais pontos da cidade, em seguida será realizada uma leitura, onde abordaremos a história da Cidade.

Após a leitura do texto, a professora juntamente com os alunos poderá fazer questionamentos como:

- Em que ano foi fundada a Cidade?

- Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?

- Quais os pontos turísticos que você já visitou?

- Quais os lugares que você gostaria de visitar? Porquê?

- Como era antes da gente nascer?

- O que mudou?

 Agora é o momento no qual os alunos vão registrar e ilustrar as suas respostas e seus respectivos locais de acontecimento no mapa. Estimule a turma a usar sua criatividade para criar o texto da sua cidade usando diferentes imagens e textos.

[pic 2]

C) Compreensão dos locais estudos relativos a semelhanças e diferenças entre os lugares garantindo o conhecimento relacionados a clima e tempo, à geomorfologia, recursos hídricos, solo, vegetação, população, comunicação e fluxos, economia espaços urbanos e rurais.

Série: 5º Ano

Conteúdo ministrado: Geografia. É uma vertente voltada para a análise dos elementos naturais do espaço terrestre. Ela aborda as características da Terra, sua dinâmica e elementos naturais, tais como o clima, relevo, geologia, topografia, vegetação, hidrografia, entre outros.

Atividade: O funcionamento de rios e bacias hidrográficas

Objetivo(s)

•        Aprender sobre o conceito de bacia hidrográfica.

•        Identificar as principais bacias do Brasil e suas possíveis utilizações.

•        Reconhecer a importância e a necessidade de sua preservação.

Faça a introdução em uma roda de conversa sobre as águas que percorrem o lugar onde todos moram. Problematize: "Qual o nome de onde o rio nasce?", "E do local onde termina?", "Qual é o nome do principal curso d’água que passa pela cidade ou município em que vivemos?", "Onde ele nasce e onde acaba?", "Quais os córregos ou rios secundários que deságuam nesse rio principal, ou seja, quais seus principais afluentes?" e "Quais as principais formas de utilização das águas desse rio pelas pessoas que moram no município?". Alguns exemplos nesse caso: abastecimento da cidade, irrigação de plantações, produção de energia elétrica, lazer, transporte e navegação. Anote as informações no quadro. Peça aos alunos para fazer desenhos sobre oque entenderam das explicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (631.8 Kb)   docx (538 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com