TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA/PR

ROBERTA RODRIGUES FOSSARI, RU725045.

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

A ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

ITAQUI - RS

2014

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA/PR

ROBERTA RODRIGUES FOSSARI, RU725045.

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

A ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional – A Importância da Arte na História no Ensino Fundamental a UTA – Historicidade – Fase 1 no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Ana Lucia Cabreira

Polo de Apoio Presencial: Itaqui- RS

ITAQUI – RS

2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................01

2.        REFERÊNCIAS

A Arte no Ensino Fundamental

        O presente trabalho discorrerá sobre a importância da disciplina de Artes o ensino fundamental.

        O ensino da disciplina de Artes tem por finalidade propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da estética, fazendo com que o aluno desenvolva sua sensibilidade, imaginação, percepção, tanto ao realizar, quanto ao apreciar as formas produzidas por ele, por seus colegas, por outros autores ou da própria natureza.

Compreende-se que o ensino de Arte é o desenvolvimento progressivo de criação individual (ou coletivo) cultivado, ou seja, alimentado por informações pertinentes para o processo de aprendizagem trazido por outros alunos, professores, artistas, especialistas, servindo como fontes de informação de obras, acervos, reprodução, apresentações e trabalhos dos colegas.

A Arte ensinada de acordo com modos de aprendizagem do aluno, não significa isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte, mas garantir ao aluno a liberdade de criar e desenvolver trabalhos artísticos individuais ou em grupo com base em suas próprias imaginações devidamente integrado aos aspectos lúdicos e prazerosos que a atividade artística proporciona.

A compreensão da Arte com sentido e prazer, torna-se mais clara e consequentemente mais fácil de ser absorvida.

Introduzir o aluno do primeiro ciclo do ensino fundamental às origens do teatro ou aos textos de dramaturgia por meio de histórias narradas pode despertar maior interesse e curiosidade sem perder a integridade dos conteúdos e fatos históricos.

Cabe ao professor escolher os modos e recursos didáticos adequados para apresentar as informações, observando sempre a necessidade de introduzir formas artísticas, porque “ensinar Arte com Arte” é o caminho mais eficaz.

Exercitar o aluno nas práticas de aprender a ver, ouvir, atuar, tocar e observar, refletindo sobre elas, deve ser a meta do professor de Artes.

A escola deve incluir informações sobre a arte produzida em âmbito regional, nacional e internacional, e democratizar o conhecimento utilizando de produções da própria sociedade em que o aluno está inserido para aproximá-lo buscando sua maior interação.

O foco central da orientação e planejamento da escola é percurso criador do aluno valorizando os aspectos construtivos e expressivos.

O aprendizado de Arte acompanha o processo de desenvolvimento geral da criança e do jovem que observa que sua participação nas atividades do cotidiano social está envoltas nas regularidades, acordos, construções e leis que compõem a dinâmica social da comunidade á qual pertence, pelo fato de se perceber como parte construtiva desta.

Também cabe à escola orientar seu trabalho com o objetivo de preservar e impulsionar a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem, preservando a autonomia do aluno e favorecendo contato sistemático com conteúdos, temas e atividades que melhor garantirão seu processo e integração como estudante.

O conhecimento da Arte facilitará ao aluno estabelecer relações com outros conteúdos curriculares, como por exemplo, quando o assunto for um determinado período histórico. O desenvolvimento do imaginário através da arte aumenta os horizontes para a construção de textos e facilita a resolução de problemas matemáticos.

Ao despertar a sensibilidade da observação, estará pavimentado o caminho para perceber sua realidade cotidiana, reconhecendo objetos e formas que estão a sua volta, e assim, um maior conhecimento de sua própria cultura, bem como buscar novas formas que lhe propiciem melhores condições dentro do meio em que vive.

A arte contribui para o fortalecimento do conceito de grupo como socializador e criador de um universo imaginário, atualizando referências e desenvolvendo sua própria história. A arte torna presente o grupo para si mesmo, por meio de suas representações imaginárias. O aspecto lúdico dessa atividade é fundamental.

Ao brincar, a criança desenvolve atividade rítmica, melódica, inventa histórias, fantasia-se de adulto, dança. No entanto, o lugar da atividade lúdica no início da infância está sendo substituído, na escola, por situações que privilegiam a reprodução mecânica de valores impostos pela cultura de massas em detrimento da experiência imaginativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com