TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

                                      NÁDIA RUBIA P. DOS SANTOS

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: Importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

[pic 3]

Anápolis

2015

                               

Introdução

                      Devemos compreender a literatura como recurso lúdico para o processo de ensino-aprendizado.Etambém a sua contribuição no estímulo do interesse nos alunos pela leitura.Devemos estar atentos que pelo lúdico não se encontra somente no ato de brincar , mas também no ato de se ler.

                       A criança deve fazer da leitura uma forma de descobrimento e compreensão do mundo.Onde a criança vivencia cebnários até então desconhecidos, pór meio de sua capacidade imaginativa.

                         É preciso resgatar gosto pela leitura , através da literatura infantil.Onde essas obras contribuem para o desenvovimento da linguagem oral e escrita.Portanto quanto mais cedo introduzirmos essa prática , mais cedo as crianças se envolverão e aprenderão a gostar da leitura.

                       Enfim o pedagogo deve utilizar vários recursos a fim de despertar o interesse das crianças pela leitura.

.

Desenvolvimento

             

                       O livro infantil escolhido, foi : A Hora de Dormir , cuja autora é Anna Claldia Ramos e Marília Pirilo , é um livro que pertence a uma coleção de quatro outros livros da editora Paulinas e teve sua 1° edição publicada em 2013.Dedicado ao pequeno leitor que está se alfabetizando. O livro traz textos curtos e muitas imagens.

                        Este é um livro com leitura fácil, palavras simples e muitas gravura , com cores viva  , que despertam o interesse das crianças e também a curiosidade

                         Estimula o interesse das crianças pelas letras e pelas palavras, é uma história curta, com muitas aventuras. É um ótimo livro para se trabalhar a alfabetização com as crianças desde pequenas.

                          Hoje percebemos que a alfabetização vem trazendo à leitura a concepção de ação social através da contextualização com outros e com suas diversas experiências.

                           A ideia de Aquino e Pimenta (2010) o ato de ler se configura num processo amplo, considerando-se que interpretar a realidade que cerca o leitor não se restringe somente com a escrita e a leitura , mas é possível seu desvendamento por meio de uma variedade de linguagens. Portanto se faz num processo em que se é possível ao  ler um determinado texto  além do leitor aprender o seu significado, ele pode ter o prazer para sua experiência e visão de mundo como o leitor de forma a colocar sua experiência de frente com questões que cada autor traz em seus trabalhos.

                          É importante ressaltar que a construção da linguagem constitui-se uma preocupação também das políticas públicas de educação, conforme se expressa no texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

                       Segundo  Solé (2010,p.22),ler é fazer o leitor participar ativamente com o texto considerando-se que “leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; neste processo , tenta-se satisfazer obter uma informação pertinente para os objetivos que guiam sua leitura” Dentro destes aspectos , observamos a importância da leitura para a criança , tendo como base que ela consegue compreender a mensagem de vários textos à partir de sua leitura , sem necessariamente conhecer as normas da linguagem escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com