TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Educação Infantil

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO......................................................................................4,5,6,7

4.SEQUÊNCIA DIDATICA...............................................................................8,9,10,11,12,13,14,15,16

3. CONCLUSÃO ........................................................................................................17

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

          O presente trabalho acadêmico tem como objeto de estudo a importância da ludicidade na educação infantil, o ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Por meio da utilização do lúdico em sala de aula, o professor obtém informações importantes sobre seus alunos e ainda estimulá-os na criatividade, autonomia, interação, elaboração do raciocínio lógico-matemático, representações de mundo e de suas emoções ,pois, a criança é vista como um indivíduo que questiona, exige e detém seu espaço na sociedade, diferentemente de tempos passados, tendo em vista que o  lúdico está cada vez mais presente no cotidiano escolar. Ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão.

            Reforçar a importância do lúdico em sala de aula como sendo um instrumento que contribui para o aprendizado da criança de forma significativa, já que este é indispensável à saúde física, emocional e intelectual desta e ressaltar também que o lúdico além de facilitador do processo de aprendizagem tornou- se um instrumento do trabalho docente, ainda se tratando de lúdico é necessário estabelecer sua relação como facilitador da aprendizagem , pois este se apresenta como ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo, das habilidades motoras, afetivas e sociais. De acordo com os dados coletados, constatou-se ainda que 100 % dos pesquisados utilizam o lúdico com a intenção de melhorar a aprendizagem da criança, porém um número mínimo de docentes o utiliza de forma diária para complementar seu trabalho. Assim, observa-se a necessidade de uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do lúdico como mero passatempo para que este se torne um efetivo objeto no processo ensino aprendizagem.

               Assim se o lúdico através dos jogos e das brincadeiras forem mediados pelo professor, são ferramentas que proporcionam a aprendizagem para os alunos da educação infantil.


  1. DESENVOLVIMENTO

        O lúdico na educação infantil é de fundamental importância, porque proporciona uma aprendizagem interativa e prazerosa, pois através do mesmo a criança aprende brincando.

Soares (2010, p. 18) esclarece que as atividades lúdicas estão presentes em todas as classes sociais, crianças de várias idades brincam, se divertem através da ludicidade.

     O lúdico promove a aprendizagem e favorece o desenvolvimento físico intelectual e social da criança, ou seja, possibilita um desenvolvimento real, completo e prazeroso.

A atividade lúdica é muito viva e caracteriza-se sempre pelas transformações, e não pela preservação, de objetos, papéis ou ações do passado das sociedades [...]. Como uma atividade dinâmica, o brincar modifica-se de um contexto para outro, de um grupo para outro. Por isso, a sua riqueza. Essa qualidade de transformação dos contextos das brincadeiras não pode ser ignorada. (FRIEDMANN, 2006, p. 43).

Como cita a autora acima as atividades lúdicas são extremamente dinâmicas, pois o brincar as crianças interagem entre si e com isso aprendem de maneira significativa.

Segundo Santos (2002, p. 12) o lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento.

          Pelo exposto acima se entende que as atividades lúdicas divertem e proporcionam descobertas através de estímulos propostos pelo professor que institui regras e posicionamentos para desenvolver os jogos e brincadeiras de forma criativa e divertida.

As atividades lúdicas são muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos e, sim, momentos de descoberta, construção e compreensão de si; estímulos à autonomia, à criatividade, à expressão pessoal. Dessa forma, possibilitam a aquisição e o desenvolvimento de aspectos importantes para a construção da aprendizagem. Possibilitam, ainda, que educadores e educando se descubram, se integrem e encontrem novas formas de viver a educação (PEREIRA, 2005, p. 20).

No século XX começa a surgir um novo sentimento em relação à infância, havendo um crescimento significativo quanto ao conhecimento da criança. No Brasil de acordo com a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB – (BRASIL,1996), a Educação Infantil passa a ser parte da Educação Básica, sua primeira etapa. Ela é oferecida em creches e pré-escolas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. A creche atende crianças de zero a três anos e a pré- escola atende crianças de quatro a cinco anos. Já, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil- RCNEI (BRASIL, 1998), mostram uma preocupação em sensibilizar os educadores para a importância do brincar tanto em situações formais quanto em informais. Neles, brincadeira é definida como a linguagem infantil que vincula o simbólico e a realidade imediata da criança. No Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA (BRASIL, 1990) é explicitado o direto ao lazer, a diversão e a serviços que respeitem a condição peculiar próprio da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. Sendo assim, os documentos que norteiam a Educação Infantil e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil incluem a ludicidade e a criatividade em seus conteúdos. Portanto, a Educação Infantil tem como finalidade principal o desenvolvimento absoluto da criança até os cinco anos de idade e é nela que as crianças descobrem novos valores, sentimentos, costumes e desenvolvem a autonomia, identidade e a interação com outras pessoas. A infância é a fase em que ocorrem interações entre o mundo e o meio em que a criança vive, ocorrendo uma aprendizagem significativa. Esta etapa da infância é conhecida como a etapa das brincadeiras, do lúdico e logo se pensa no brincar, pois a criança aprende brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com