TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO: A GESTÃO DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

DANIELA CHAVES RODRIGUES MORAES

    8066234

PORTIFÓLIO: A GESTÃO DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pela Professor: Alexandre José Cruz.  

Batatais

2018

  1. GESTÃO DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O termo Gestão têm origem latina gerere, segundo Silva (2007), o termo significa governar, conduzir, dirigir. Na perspectiva de Andrade (2001, apud SILVA;2007), a palavra portuguesa, gestão, no seu sentido original, vem do termo latino “gestio”, e envolve a ação de dirigir, de administrar e de gerir a vida, os destinos, as capacidades das pessoas e as próprias coisas que lhes pertencem ou que delas fazem uso. Nesse sentido, para o autor uma parcela significativa da sociedade compreende gestão envolve meramente funções burocráticas, destituídas de uma visão humanística, como ação voltada à orientação do planejamento, da distribuição de bens e da produção desses bens.

O contexto escolar é marcado pela atividade pedagógica que visa a mediação dos recursos do conhecimento, a cultura, contexto da sala de aula, o educando que transforma e vai sendo transformando neste movimento de produção de conhecimento. A racionalização do trabalho permeia esse processo, pois é a utilização racional de tudo que exista em termos dos recursos materiais que envolvem o processo de produção pedagógica, o estudo do trabalho, sala de aula, os materiais didáticos, os recursos financeiros, a administração do pessoal que trabalha nessa área. A escola ou qualquer administração só é bem-sucedida quando atinge o seu fim. Atingir o fim, envolve a coordenação do esforço humano (PARO;2012).

Nesse sentido, administrar uma escola não é um trabalho fácil, são vários aspectos que precisam de atenção, dentre eles: pedagógico, financeiro, estrutural, questões relacionais entre professores, pais, alunos, dentre outros; e as constantes mudanças socioculturais não permitem mais uma administração centralizada, hoje é preciso dividir as responsabilidades e decidir coletivamente as ações e objetivos. Segundo Lucky (2000, apud Bus, p. 22), o “conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos”.

A gestão está ligada a outras demandas, tais como a exigência de uma educação de qualidade, a emergência da sociedade do conhecimento, as conquistas políticas educacionais contemporâneas, as pesquisas cientificas no campo da administração e gestão da educação escolar. Assim, o gestor deverá concentrar seu olhar em três direções: Gestão pedagógica, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Administrativa.

Gestão pedagógica é a ação mais importante, institui objetivos para o ensino-aprendizagem, propõe metas para a concretização das propostas pedagógicas e sua avaliação, o administrador é o gestor Escolar. Gestão de Recursos Humanos: Gestão de pessoas: alunos, professores, comunidade escolar em geral.

Gestão Administrativa: Zela pela parte física da escola, burocrática da instituição, direitos e deveres de todos os agentes da unidade e cumprimento do regimento interno escolar. No cenário educacional brasileiro, constitucionalmente, existe a possibilidade de atuarem diferentes concepções pedagógicas. Sendo assim existem concepções liberais e progressistas de educação que por sua vez influenciam na administração, organização e gestão escolar. Entretanto, as concepções liberais estão superadas pelas concepções progressistas e sócio críticas. Estas por sua vez requerem uma postura renovada do gestor escolar, caracterizada pelo abandono da centralização do poder, da burocracia, do conservadorismo e, adquirindo uma postura mais dialógica, de divisão das responsabilidades, do estabelecimento de uma administração que envolva todas as pessoas que compõem a estrutura, que direta ou indiretamente estão ligadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Na atualidade administrar uma instituição escolar é permitir a participação de todos, o aprendizado continuo da equipe e a divisão de papéis. O diretor é o líder principal. Contudo, isso não impede a existência de outras lideranças que ajudem a gerir áreas específicas da escolas, porém cabe a ele identificar competências e preferencias de seus auxiliares para melhor aproveitar a habilidades de cada um.

Para que isso aconteça, o gestor escolar precisa ser consciente de que o exercício de sua profissão esteja pautado no Projeto Político Pedagógico da escola, elaborado com a participação de toda a comunidade escolar, a sua elaboração significa autonomia e identidade da escola. Visando promover uma educação infantil potente que tome como eixos norteadores as interações e brincadeiras para assegurar o desenvolvimento pleno da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com