TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Educação Infantil

Por:   •  13/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

A educação infantil brasileira é destinada para crianças de zero a cinco anos de idade e é dividida em cinco grupos, estabelecidos por faixa etária: Berçário I (0 a um ano), Berçário II (1 a 2 anos), Maternal I (2 a 3 anos), Maternal II (3 a 4 anos) e Pré-escola (4 a 5 anos)1. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e é o momento inicial em que os educandos começam a construir suas identidades a partir das experiências diversas, dos novos relacionamentos e dos aprendizados relativos tanto ao autoconhecimento como à descoberta do mundo que os cerca2.

O Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo e em relação à educação o cenário não é diferente. Portanto, é essencial conhecer a situação atual desta esfera, bem como saber quais caminhos trilhar para melhorar a qualidade do ensino no país e garantir formação de qualidade para toda a população2.

A partir da nova BNCC, que deverá ser colocada em prática por todas as escolas do país a partir de 2020, esse nível educacional passa a ser dividido em três estágios, de acordo com a faixa etária dos educandos: crianças de 0 a 1 ano e 6 meses; crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. A mudança para esses três estágios é uma forma de trabalhar mais favoravelmente com as novas questões que integram a educação infantil2.

Diante da importância da educação infantil na formação dos cidadãos, é fundamental que as políticas públicas priorizem a educação básica e construam projetos passíveis de serem efetivados2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com