TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio entrevista segundo semestre pedagogia

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Claudete de Sousa Lopes

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO NA VISÃO DO PROFESSOR

Planaltina - DF,

2015.

Claudete de Sousa Lopes

DESENVOLVIMENTO E APREDIZAGEM NA VISÃO DO PROFESSOR

O presente trabalho tem por objetivo a aquisição da nota parcial na disciplina Psicologia da educação:desenvolvimento e Aprendizagem do curso de Pedagogia sobre a supervisão e orientação dos professores : Regina Célia Adamuz; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição;Mari Clair Moro Nascimento;Luciene Bianchini; Fabiane Thais Muzardo. Tutora: Marta Merces Cardoso.

Planaltina - DF,

2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------3

DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------------4

CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------------------------------7

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------8

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho consiste em indentificar a perspectiva de um professor quanto à abordagem teórica que ele se utiliza em sala de aula . A pesquisa busca entender do ponto de vista, qual é o melhor método para se ensinar, qual seria então a abordagemdo professor entrevistado para fazer-se entender e desenvolver um bom trabalho a frente de seus alunos,saber se os espaços são adequados a realizar atividades lúdicas e desenvolver o aprendizado na educação infântil,ensino fundamental ou até mesmo no nível superior, dentro da sala de aula, bem como um espaço de amizade, respeito e convivência onde as crianças e os jovens possam se sentir confiantes e seguros.

A proposta do trabalho é apresentar atravéns de pesquisa entrevista,além de observação da organização do espaço e do atendimento às crianças e adolecentes numa escola, as relações estabelecidas entre educando e educador,procurando entender como se dá a relação de desenvolvimento e a aprendizagem desses jovens dentrodessa unidade de ensino.

DESENVOLVIMENTO

No dia 05 de outubro de 2015, estive na Escola Municipal Coronel João Vieira na cidade de São Sebastião da Vargem Alegre com a finalidade de realizar uma entrevista, também com o intuito de observar o espaço educativo, o seu desempenho e como se desenvolve o trabalho dos educadores nesse ambiente. A escola é bem estruturada. O espaço físico é composto por quinze salas de aula, sala dos professores, de videoteca e informática (juntas), secretária e diretoria (juntas), pátio, cozinha, banheiros para alunos e servidores, horta escolar, sala para atender o projeto Mais Educação. Esta escola atende diariamente 456 alunos nos períodos matutino e vespertino divididos entre Educação infantil e Ensino fundamental. Sabemos que para termos uma educação de qualidade devemos contar com um espaço físico também de qualidade.

Com base no conteúdo estudado até o presente momento chegamos à conclusão que a psicologia anda lado a lado com a educação e podemos dizer mais: a psicologia é a base para pedagogia para uma educação de qualidade. É importante estudar psicologia para nos familiarizar com cada fase da criança e é fundamental conhecer características especificas de cada fase para poder trabalhar levando em consideração o percurso acadêmicodo professor e o desenvolvimento de cada criança, com base em tudo podemos começar a nossa entrevista.

Tive a oportunidade de contar com profissionais de alto nivél e de extrema competência, e não foi difícil descobrir porque a escolha da pedagogia. Profissionais dedicados que olham para o que fazem com muito amor e disposição. Conto com a colaboração de alguns professores de diversas formações e também com a gestora da escola Municipal Coronel João Vieira. Todos os presentes foram entrevistados , mas só uma entrevista está sendo apresentada. 

A entrevistada então a professora Fermanda Viana,34 anos trabalha com educação infantil, ensino fundamental e nível superior. Tem curso de Orientação e Supervisão Escolar e sua formação é na áreia de Letras, Português, Espanhol e Pedagogia, atua há doze anos como professora e a dois como gestora trabalha quarenta horas semanais. Para a entrevistada ensinar é a troca de conhecimento não só em conteúdo, mas também para a vida toda, seu método é trazer o conteúdo para a realidade do aluno, motivando e incentivando novos conhecimentos, entender e assimilar algo para utilização ao longo da vida, quando o aluno é avaliado percebe se o grau de dificuldade encontrado em determinado conteúdo, buscando novos métodos para sanar essas dificuldades e como isso descobrir se o método que estou utilizando está chegando ao entendimento do aluno, todos dias os alunos são avaliados em seu comportamento social, assimilando os conteúdos atribuindo feedback aos alunos de forma ampla em pesquisas, cartazes, corrigindo atividades voltando nas dúvidas como o intuito de apresentar o melhor em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com