TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio indivual unopar 6º semestre pedagogia

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  2.527 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

5 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7


INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é mostrar a importância do planejamento na nossa vida e na vida dos professores principalmente, como este deve planejar no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos- EJA.

Portanto, ao planejar é preciso que se saiba onde se pretende chegar, buscar e compreender os principais objetivos a serem alcançados desde seu programa de trabalho ate eventuais e necessárias mudanças. Cabe ao professor também definir as metas a serem alcançadas, o conteúdo das matérias, as estratégias de ensino e de avaliação e agir de forma a obter um retorno ao seu aluno.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento deve está presente em todas as atividades escolares, improvisar às vezes acontece, mas não pode virar regra, pois o planejamento colabora muito na organização do professor e  do  tempo disponível de aula.

Sabemos que o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nele que as metas são articuladas, as estratégias e ambas são ajustadas a realidade onde a escola está inserida. Por isso que a idéia de planejar precisa fazer parte do processo de ensino, ou seja, do cotidiano escolar, buscando sempre novas idéias de ensino.

O plano de aula só pode ser bem desenvolvido se ao planejar, o professor teve conhecimento de suas etapas e a definição de cada  uma delas, não basta só querer, é preciso articular as atividades escolares, procurando saber quem  é nosso aluno, de onde vem, como é sua vida, para que o plano esteja direcionado aos seus interesses e necessidades.

De acordo com Libâneo (2001) Os planos de ensino devem apresentar algumas características como: ordem seqüencial, objetivos, coerências e flexibilidade, não basta só planejar, é necessário conhecer as tendências pedagógicas e poder assim rever nossas práticas, analisando suas contribuições, sendo importante ter clareza em nossa finalidade educativa.

Cada tendência pedagógica tem sua importância para o processo educativo, cabe ao professor buscar o que de melhor elas apresentam. No processo de avaliação, o professor ter a oportunidade de analisar se seu aluno acompanha os conteúdos, quais são suas dificuldades, assim poder trabalhar de forma flexível o seu planejamento.

A avaliação deve ser compreendida como um conjunto de ações organizadas com finalidade de obter do aluno informações da sua aprendizagem, portanto é preciso elaborar um conjunto de procedimento que possibilite o ajuste e a orientação.  Pensando nisto, lembro-me de uma experiência que vivenciei em sala de aula durante o período de estágio, em que a professora com muita dedicação e poucos recursos didáticos dava sua aula sobre “higiene”, aquilo me fez ver que para ser professor é preciso amor a sua profissão, pois a realidade é totalmente diferente, onde vemos escolas em que sua infra-estrutura não é pensada para a educação infantil, mesmo assim os professores criam com simplicidade momentos lúdicos e prazerosos que estas pequenas crianças guardarão em sua mente para sempre.

Saindo um pouco da educação infantil, agora vamos conhecer a educação de jovens e adultos e o EJA; é importante para nós futuras pedagogas conhecer o desenvolvimento do EJA na história da educação. Em 1947, quando o Governo Federal iniciou a campanha nacional de educação de jovens e adultos, buscando a erradicação do analfabetismo, a população ainda não se dava conta da importância da leitura e escrita, porém com o passar dos anos se vêem salas de aulas completas de alunos que sonham com o futuro melhor e sabem que só através da educação é que se obtêm conquistas.

Na LDB, Lei n° 9.394 de dezembro de 1996, diz que: VII - Oferta na educação escolar regular para jovens e adultos com características e modalidades adequadas as suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.

Penso que já demos um grande passo para a Erradicação do analfabetismo no nosso país, agora basta os nossos governos municipais abraçarem a causa, pois fico triste em vê que onde eu moro não tem o EJA ainda, mas tenho a convicção que o educador do EJA também precisa planejar suas aulas para desenvolver seu plano de aula com objetividade e clareza, para que seus alunos adquiram o conhecimento de acordo com sua realidade, buscando sempre o conhecimento necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com