TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual Educação e Trabalho

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3

DESENVOLVIMENTO................................................................................................ 4

CONCLUSÃO............................................................................................................. 9

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 10



INTRODUÇÃO

A educação é muito importante para a sociedade e não é diferente com o nosso trabalho, pois se temos uma boa educação seremos capazes de trabalhar em qualquer empresa e com salários mais altos e tudo isso exige uma responsabilidade muito maior e com certeza estaremos aptos a qualquer cargo.

Educação e trabalho ambos são muito importante, pois acredito que para se ter uma é necessário o auxilio da outra, o que aprendemos na escola é tudo que vamos precisar para sermos bons profissionais, e a educação nos ajuda a avançar nesta etapa devido aos avanços da tecnologia cada vez mais o mercado de trabalho está mais exigente e um profissional qualificado está apto a lutar por qualquer vaga no mercado de trabalho.

Sendo assim podemos dizer que educação e trabalho devem andar lado a lado, pois para se ter bons profissionais é necessário uma boa educação.


DESENVOLVIMENTO

2.1 - Pode - se dizer que nos dias de hoje as pessoas deixam de lado sua formação, pois estão mais interessados nos altos salários do que em sua próprio caráter onde antigamente a escola tinha como principio a formação de caráter e preparar o individuo para a vida sendo capaz de tomar suas próprias decisões valorizando seus valores que normalmente são passados de pai para filho e isso não se aprende na escola.

Mas o que vem acontecendo cada vez mais e a desvalorização da cultura de cada ser humano onde a parte financeira fala mais alto e suas tradições acabam sendo deixadas de lado, na escola aprendemos a lidar com as pessoas e diferenciar muitas culturas e valores e onde cada um é responsável pelo seu próprio ser e naturalmente vai agir de acordo com sua própria natureza de acordo com a filosofia grega sua maior vontade era conhecer a natureza de cada ser humano e a capacidade de direcionar seus conhecimentos.

A filosofia nasce como educação onde eles sentem a necessidade de compartilhar seus conhecimentos chamada de Paidéia que é uma transmissão de conhecimento ao longo da vida, segundo Sócrates todo individuo traz dentro de si todo seu conhecimento e de acordo que vai sendo interrogado pelo educador ele vai encontrando as explicações.

Na era moderna as novas ideias que iam surgindo não eram encorajadas a serem desenvolvidas eram tratadas como meras fantasias, sem direito a opiniões próprias, principalmente quando essas opiniões não iam de acordo com a sociedade predominante, diferente dos dias atuais onde o individuo tem suas próprias ideias.

O papel da pedagogia é de educar e formar cidadãos com capacidade de formar suas próprias ideias, valorizando suas crenças, seus valores que vão sendo adquiridos ao longo dos anos, diante de todo relato podemos dizer que é através da educação que formamos trabalhadores, pois sem escola e educação não temos trabalho qualificado e com certeza profissionais despreparados mentalmente e fisicamente, pode- se ver que desde a Grécia antiga a educação era algo valorizado onde era trabalhado o ser de cada individuo que carregava dentro de si todo o seu conhecimento.

2.2 - Posso dizer que gostei muito de como as coisas mudaram e acredito que mudaram para melhor, onde todo ser humano é livre para pensar e expor suas ideias, pois antigamente tudo girava em torno da classe prevalecedora se um determinado pensamento não ia de acordo com a opinião desejada era excluído como aconteceu com Sócrates.

Mas gostei muito do vídeo conteúdo interessante para futuros pedagogos onde se retratava a origem da pedagogia e as mudanças ocorridas ao longo do tempo, acredito que todo profissional nos mais altos cargos existentes passaram pelas mãos de um professor e esses profissionais são pessoas de bem, mediadores de bom caráter donos de suas próprias ideias.

A educação ela visa à formação do individuo preparando-o para o mercado de trabalho, pois quanto melhor for sua qualificação melhor será seu desempenho e com certeza ele será capaz de exercer qualquer função designada a ele, por isso acredito que bom desempenho escolar gera bons profissionais.

2.3 – A construção do conhecimento reflete sobre o chamado construtivismo e sobre o papel das instituições de ensino, é considerado como ensino não só a transmissão do que já é conhecido mais sim um processo que leva o individuo a capacidade de reflexão e critica, o bom ensino não é aquele que nos leva a armazenar informações mais aquele com desenvolvimento da capacidade de avaliação.

A chamada construção do conhecimento não é totalmente livre ela deve corresponder a uma unidade de pensamento, a uma concordância, a um consenso universal, não se pode cada um construir seu próprio conhecimento de forma pessoal e independente sem vinculo com a comunidade e com o saber universal.

Sócrates inventou o método pedagógico do dialogo, onde a educação atendia aos interesses do estado com sua educação voltada apenas para o sucesso individual, Sócrates foi o pioneiro em reconhecer o valor da personalidade humana não a individual mas a de caráter universal e com o surgimento do cristianismo mudam a cultura ocidental e as ideias sobre o processo educacional e era uma educação sem escola e aos poucos vão surgindo os primeiros educadores cristãos , no inicio eram os padres que ministravam as aulas chamada de patrísticas e dentre eles merecedor de destaque Santo Agostinho que foi um dos maiores pensadores da igreja .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com