TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................7

3 PROPOSTA DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES...........................................9

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................13

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho por objetivo fazer analogia entre os textos "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e o livro "As Tranças de Bintou”, por meio de uma síntese reflexiva, abordando aspectos como qual a relação entre os dois textos, e também verificar o que a leitura dos textos proporcionam em relação as áreas do conhecimento que podem ser usado no trabalho com as crianças.

Na análise dos textos também se pode fazer uma relação entre as teorias estudadas no semestre, com a prática que será vivenciada após a formação pelos acadêmicos, pois permite que desde já se pense em certas adversidades que serão enfrentadas nas escolas.

O trabalho propõe também a elaboração de atividades voltadas para educação infantil baseada nos eixos das disciplinas estudadas, proporem atividades interdisciplinares também com base no livro "As Tranças de Bintou”.


  1. DESENVOLVIMENTO

O livro “As tranças de Bintou” conta a historia de Bintou uma menininha que demonstra o seu insaciável desejo de ter tranças em seus cabelos, mais tem seu desejo frustrado, pois a tradição contada por sua avó é que meninas de sua idade tinham que usar birotes pelo fato de no passado as meninas que usavam tranças só se preocupavam com a vaidade e não faziam amigos, então elas foram proibidas de usar tranças enquanto pequenas.

Ao longo do texto podemos perceber que Bintou tem sua auto estima abalada por não poder ter tranças, e tudo que a menina vê durante o dia é observar os cabelos das pessoas, mais sua auto estima é renovada quando seu pedido é parcialmente tendido pela sua vó que coloca em suas birotes fitas coloridas enfeitando seus cabelos a partir dai a menina passa a se valorizar e a esperar feliz o dia em que terá suas tão sonhadas tranças.

Em paralelo com o texto Abordagem na aprendizagem podemos nos remeter a parte que o autor cita:

 “Crianças com talentos intelectuais diferentes pode encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias. Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos, funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. (Harlan, 2000).

A partir da historia de Bintou também podemos observar a grande presença do regionalismo, mostrado através da diversidade cultural e da historia dos afros descendentes, contando seus costumes, origens e como devem ser tratados sem preconceito.

Olhando para essa historia com olhar crítico e de professor podemos nos enxergar muitas vezes em práticas erronias que temos cometidos como por exemplo como explicamos para nossas crianças o porque das matérias e conteúdos que elas precisam obrigatoriamente estudar. Com certeza não é como a avó de Bintou com amor e carinho e com a primordial paciência só assim ela terá um significado para essas crianças.

Quando olhamos para os dois textos percebemos que os dois estão caminho sempre lado a lado, pois percebemos que a formação da criança esta ligada a família, ao cognitivo e as relações sócias estabelecidas pelas mesmas. A aprendizagem ela precisa ser construída pelas crianças e para que elas se apropriem desse conhecimento existe algo que não pode ser deixado de lado, a formação do seu caráter como foi o de Bintou existem diversidades culturais e sociais que precisam ser ensinadas para que nossas crianças consigam se relacionar sem preconceito.

Com a leitura do livro podemos observar que existem elementos que podem ser trabalhado com as crianças e de maneiras interdisciplinar como incentivar

o respeito das diferenças culturais e de etnias, colaboração entre as pessoas, o autoconhecimento, o respeito à natureza e aos animais, promover a captação de regras e normas existentes na sociedade tudo isso pode ser trabalhado com diálogos com as crianças onde se propõem que as mesmas expressem o que pensam a respeito.

        A partir desses conteúdos podemos então trabalhar atividades diferentes que proporcionem que as crianças entendam que não existe só uma cor de pele, um tipo de cabelo, uma religião ou que ninguém é melhor do que ninguém por isso partindo para que todas as diferenças sejam vista com respeito.

3 PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES.

PLANO DE AULA 01:

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Série: Educação Infantil/ 4anos

Tema: Família

Objetivos:

 

  • Aprender sobre a importância de respeitar o mais velho.
  • Compreender a importância da família.
  • Reconhecer os membros da família.

.

Procedimentos Metodológicos:

Contar para as crianças a historia do livro “As tranças de Bintou” através de figuras animadas em slide, fazer uma roda de conversa onde faremos uma observação e destacaremos a família da Bintou, com questionamentos como: Quem faz parte da família da Bintou? Quem é o mais velho? A partir dai iniciar um conversa com as crianças, sobre as suas famílias. Depois as crianças realizaram uma atividade onde deverão fazer um desenho da sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com