TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Gestão Unopar

Por:   •  13/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  2.956 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................6

2        PEDAGOGIA ORIGEM E AREAS DE ATUAÇÕES ...................................        7

3 FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL..........................................................9

9        REGIMENTO ESCOLAR        12

10        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA         13

11        PLANO DE AÇÃO         14

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        15

13        PLANO DE AÇÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Nesse artigo apresentaremos a atuação do pedagogo em espaços não formares e atuação do pedagogo na gestão escolar, como é a atuação da equipe diretiva, sobre o regimento escolar e apresentaremos um plano de ação escolar, que tem como objetivo trabalhar com a evasão escolar de alunos do 6º ao 9ºano.

O plano de ação escolar tem como objetivo de diminuir a evasão, onde trabalharemos em conjunto da escola e da família, através de reuniões, campanhas, oficinas etc.

Apresentaremos o documento “Parecer CNE/CP 5/2005 (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2006)” que é um documento normativo, sobre as atribuições do pedagogo. No documento está presente o seguinte trecho “ O pedagogo poderá assumir papéis que vão desde a atuação na educação infantil, educação nos anos iniciais, cursos de nível médio, educação profissional em âmbito de serviços e apoio escolar e formação docente até áreas não escolares, como pedagogo hospitalar, pedagogo empresarial, entre outros.”

E é através desse documento que aprofundaremos as áreas de atuação do pedagogo, expondo uma descrição das diversas possibilidades do exercício da sua prática educativa. Tendo como motivação as ideias do autor Libâneo (2006), onde ele enfatiza a Pedagogia e formas de atuação do pedagogo.

                   

PEDAGOGIA ORIGEM E AREAS DE ATUAÇÕES

A Grécia é considerada o berço da pedagogia, pois lá que surgiu os primeiros registros acerca da atuação pedagogia. A palavra Pedagogia, significa paidós (criança) e agogos (condutor). Ou seja, o pedagogo era o condutor de crianças, conduzindo ao saber. Surgiu no século XVII, e teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius criou a Didática Moderna e foi um dos maiores educadores do século XVII. Seus propósitos pedagógicos enfatizavam a o trabalho da interdisciplinaridade, da afetividade do educador, interações educacionais entre família e escola, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico e a constituição do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral. Seus propósitos continuam sendo trabalhados ate hoje.  

A pedagogia busca uma melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização, produção de conhecimentos e trabalhar a teoria na pratica.  Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade.

O pedagogo, que é o profissional que  assegura uma aprendizagem significativa e transmite o conhecimento, não se limita apenas as atividades escolares, suas atuações são amplas, é  possível que esse profissional atue em outros ambientes que também tenha como foco educativo, tais como: hospitais, museus, empresas, turismo, presídios, meios de comunicação etc.

Embora são amplas as áreas de atuação, a área da pedagogia escolar é a que apresenta o maior campo de estudo e de trabalho.

Libâneo (2006) observa que a Pedagogia é um campo do conhecimento que estuda sistematicamente o ato educativo concreto que se realiza na sociedade como item básico para a configuração da atividade humana.

Segundo Libâneo (2001), os vastos campos de atuação do pedagogo vão desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais entre outros. Em todos os ambientes o pedagogo atua para além de técnicas escolares ensinadas na graduação. Com base em seus conhecimentos teóricos e práticos, o pedagogo deve agregar suas experiências à de outros profissionais, para que, então, em seu desempenho na gestão de pessoas e coordenação de equipe propicie o desenvolvimento e a superação.

Em relação as possibilidades de atuação do pedagogo, Libâneo (2010, p. 58-59) explora as atividades que o pedagogo desempenhará dentro de cada ambiente citado. No ambiente escolar as atividades serão a de professor do ensino público e privado de todos os níveis de ensino que a formação permite e dos que exercem atividades relacionadas fora da escola convencional. Também poderá se tornar especialista da ação educativa escolar operando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educacionais etc.). Poderá ainda ser especialista em atividades pedagógicas atuando em órgãos públicos, privados e públicos não estatais, envolvendo associações populares, educação de adultos, clínicas de orientação pedagógica/psicológica, entidades de recuperação de pessoas com deficiência, etc. Poderá exercer a função de instrutor, técnico, animador, consultor, orientador, psicopedagogo e outras.

LIBÂNEO (2010) Afirma que, “O pedagogo escolar desempenha o papel de supervisor e orientador dentro do ambiente escolar, nos diversos níveis de ensino. O coordenador pedagógico tem o difícil trabalho de articular o conhecimento entre equipe pedagógica, pais e alunos, proporcionando a harmonia e a transformação do meio escolar. Além disso, por meio de conteúdo, métodos, técnicas e formas de organização da classe, ajuda o desempenho dos professores em sala de aula.”

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL

No Brasil, o documento normativo que dispunham sobre a organização e o funcionamento do curso de Pedagogia é o Parecer CNE/CP 5/2005 (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2006), segundo o documento  “O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (362.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com