TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Materiais Didáticos

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

                           MARIA PATRICIA PLAHINSCE DE MORAIS, 1184041

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

 

                                                                PIÊN

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

                           MARIA PATRICIA PLAHINSCE DE MORAIS, 1184041

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

Relatório de Pesquisa e Prática

Profissional - Materiais Didáticos

apresentado à UTA – Educação,

Ciência e Tecnologia no curso

de Licenciatura em Pedagogia

Tutora local: Meriane das Graças

Muziol Kuroviski

Centro associado:EDUCARE - Piên

                                             

                                                 

                                                   

                                                                PIÊN

2015


SUMÁRIO

1 Introdução        

2 Desenvolvimento        

2.1 Quadro comparativo:        

2.2 Ecobrinquedo        

2.3 Fotos do ecobrinquedo confeccionado – Jogo da Velha:        

3 Considerações finais        

4 Referências Bibliográficas:        


1 Introdução

A disciplina Pesquisa e Prática Profissional- Materiais Didáticos procura mostrar, a postura certa a ser adotada nas salas de aula e como o docente pode enriquecer suas aulas, através da pesquisa e utilizando variações de materiais didáticos que o auxiliam a obter conhecimentos concretos. Nesse trabalho será abordado a importância da pesquisa e uso dos materiais didáticos como um suporte a mais para que o professor possa fazer com que suas aulas sejam mais interessantes e dinâmicas.

A pesquisa é a necessidade do ser humano de buscar respostas, soluções para determinadas inquietações, perguntas ou dúvidas. Pesquisar é a ação que através de investigação e comparação acaba por criar novos conhecimentos.Quando o professor ou aluno faz o uso da pesquisa, aprofunda o seu conhecimento sobre determinado assunto trabalhado em sala de aula pois ao explorar os conteúdos entenderá melhor o assunto trabalhado, ainda mais com tantos meios de se pesquisar, com: internet, livros,jornais, revistas, etc. A pesquisa, além de ampliar o conhecimento, melhora a capacidade de estudar e aprender, proporcionando-nos uma oportunidade de conhecer melhor e aprender a dividir com os outros, dificuldades e benefícios. A pesquisa pode auxiliar o docente como sujeito do processo educativo, através da busca pela informação continuada. Isso pode promover o desenvolvimento e a inovação na competência do conhecimento adquirido. De acordo com Demo (2003, p. 16),

a pesquisa é o processo que deve aparecer em todo trajeto educativo, como princípio educativo que é na base de qualquer proposta emancipatória. Se educar é, sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte intrínseca. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se.                                        

A pesquisa tem papel importante na formação do professor, pois, possibilita ao mesmo conhecer melhor a sua própria prática. Proporciona ao professor encontrar e lidar com situações adversas que o mesmo acaba sendo submetido e ser produtor de conhecimento e não apenas mediador. Na formação inicial do professor faz com que ele seja um pesquisador entendendo e tendo maior facilidade de trabalhar com o contexto real.

Com o objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos  e interagir com os colegas, foi confeccionado um ecobrinquedo reutilizando materiais recicláveis e a elaboração de um relatório de pesquisa  onde foram buscadas informações bibliográficas contendo data de nascimento e morte, concepção de escola, concepção de aluno e teorias defendidas por alguns importantes teóricos.

Materiais didáticos são todos os recursos que o professor possa utilizar em sala de aula, como ferramenta de apoio para o processo de ensino-aprendizagem, desde os mais simples como um giz, uma lousa, os livros didáticos, textos impressos até os mais sofisticados e modernos.No contexto educacional, o material didático é a ligação entre a teoria e a prática pois torna concreto o que é estudado por meio de palavras e tem papel importante no trabalho docente de todas as disciplinas,porém, por si só não contempla o que é necessário para uma boa aula,é preciso que o professor saiba utilizá-lo de forma criativa para tornar suas aulas dinâmicas e interessantes.

Quando falamos em materiais didáticos, é necessário verificar sua definição e sua importância no contexto educacional.Podemos definir material didático, segundo Karling (1991), como recursos humanos e materiais para auxiliar e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. De acordo com o autor, esses recursos podem ser denominados de recurso de ensino, recursos didáticos, meio auxiliar, meio didático, materiais didáticos, recursos audiovisuais, multimeios.

O mesmo autor afirma, ainda, que tais recursos podem ser encontrados dentro ou fora do ambiente educacional. Os materiais didáticos podem incentivar a observação e a atenção do aluno sobre o que ocorre ao seu redor, motivando-o na busca por novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (171.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com