TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo e a educação

Por:   •  22/9/2016  •  Artigo  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

“A concepção profissionalista dos cursos universitários é o principal entrave a existência de uma verdadeira formação universitária, que tem a função de desenvolver a versatilidade intelectual da pessoa, de criar homens de mentalidade e sensíveis as necessidades dos outros homens de seu tempo”. (Pavianni, 1991)

“No período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), no 1°grau, o ensino de história foi substituído pela disciplina de Estudos Sociais e foi introduzida a disciplina Educação Moral e Cívica.

Esse processo leva ‘há uma desvalorização da historiografia e das reflexões sobre a realidade própria do ensino de história, surge uma História factual voltada a ideais nacionalistas e a figura de heróis.” (Baraglio, 2011).

Faça uma reflexão analisando a influência do positivismo na educação a partir das afirmações acima.

Disserte no mínimo 10 linhas e no máximo 20.

Além das mudanças econômicas e sociais a forma em que se encontrava a filosofia e a ciência também influenciaram diretamente o pensamento no século XIX. Dente as diversas linhas filosóficas que refletiam o pensamento Kantiano tínhamos o Positivismo.

Comprova-se através da história que mesmo antes de Conte ser considerado o precursor da corrente positivista, seus ideais já estavam enraizados na sociedade.

Entretanto o positivismo na educação vem para gerar profissionais acríticos de forma a não entender o mundo a sua volta. Assim acreditam e aceitam o que lhes for imposto de acordo com os interesses de terceiros.

Um exemplo claro deste fato foi a extinção da disciplina de história na época da ditadura militar, que foi excluída justamente por estudar a realidade como ela realmente é, com todas suas características positivas e negativas, visando o entendimento coeso dos fatos. Enquanto o Estudo Social traz como base os pensamentos que conduzem a sociedade com profissionais não pensantes, aceitando toda e qualquer alteração dos fatos historicamente reais, ou seja, novamente de acordo com interesses de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com