TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino em Gestao

Por:   •  11/9/2019  •  Dissertação  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE REFLEXIVA

Nome: Priscila da Conceição Silva de Oliveira

RGM: 21079439

Unidade I

Prática de Ensino em Gestão Educacional

No meu ponto de vista são metas muito difíceis de serem atingidas com qualidade até 2024, pois já fazem 5 anos desde sua aprovação e apenas uma meta foi alcançada no País, que é de titulação de professores de Educação Superior.

Uma das metas que julgo mais importante no PNE é o financiamento da Educação, sem recurso suficiente as metas anteriores não saem do papel, é importante o investimento de forma igual a todos os municípios do País, porém se for necessário liberar um valor maior a municípios mais carentes, com maior defasagem no ensino, de início seria interessante pois desse modo a qualidade da educação seria igual para todos os alunos, depois que todos municípios atingissem o mesmo patamar a verba seria liberada igualmente para todos municípios.

No primeiro semestre deste ano houve os cortes orçamentários do governo, sendo assim atingir os 10% do PIB na área até 2024, fica inviável, e ainda uma emenda constitucional 95 que congela gastos durante 20 anos, impossibilitando ainda mais a realização das metas, podendo chegar mais da metade das metas descumpridas.

Outra meta de extrema importância a ser cumprida é a valorização do professor, o docente necessita de condições adequadas para serem realizadas suas atividades e garantir necessidades básicas. Aspectos impactam diretamente o professor como turmas muito cheias, falta de infraestrutura, ausência de plano de carreira, necessidade de trabalhar em mais de uma escola, salário baixo. Questão salarial equipara em nível nacional diferente de outras profissões, o professor precisa estar em constante atualizações, é uma formação continuada, um professor que se formou a 15 anos e vai lecionar para uma turma que nasceu na era digital não tem a mínima condição de acompanha lós se não estiver se atualizando.

É preciso um reconhecimento nacional desse profissional, valorizarmos o quanto ele é importante para nossa sociedade, porque o professor não está pronto quando se forma, ele deverá e continuará se dedicando aos estudos, pesquisas, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos sua vida inteira.

As metas estabelecidas pelo PNE são grandiosas e trariam mudanças significativas ao nosso país, a educação é a base de um pais desenvolvido culturalmente e economicamente, mas por outro lado vemos que os políticos não têm o mínimo de interesse que elas saiam do papel, pois cidadãos bem instruídos sabem se posicionar e expor suas opiniões  e isso é uma ameaça a políticos que não aceitam que a educação e o conhecimento chegue a toda população de modo que possa acabar com desigualdades sociais.

REFERENCIAS:

http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em agosto de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com