TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticasa de ensino

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno:

Meire Nilva Mendes de Avelar RA: 1132898

Pólo Acreúna /GO  

01/10/2012

TG Letras

Pergunta:

Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso;

Eles assumem diferentes funciones, conforme o enunciado onde são

Utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores

“Argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

 

 As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias

As palavras que exercem a função de operadores argumentativos são: os conectivos, os advérbios e outras palavras que, com base no contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.

Com o objetivo de entender melhor os operadores discursivos, traçaremos breves comentários sobre estes elementos na língua portuguesa e espanhola.

Tanto no português como no espanhol, na estrutura gramatical da frase, existem elementos cuja finalidade é orientar a sequência discursiva de um enunciado e indicar os argumentos que levam o interlocutor a uma conclusão – são denominados por Ducrot (1972, p.44) como Operadores Argumentativos.

Estes elementos são marcadores que denotam uma mudança no discurso e na informação apresentada, ou seja, além de colaborarem para que surjam os efeitos de sentido eles mostram em que se deverá prestar mais atenção no momento de interpretar, seja uma frase ou um enunciado.

A maneira que se permite estabelecer essas relações é denominada como marcadores do discurso, também chamados de conectores. Eles guiarão as inferências que se realizará nas relações entre as partes de um texto tornando–o mais fácil e compreensivo.

Entre os operadores argumentativos podemos destacar os advérbios, as conjunções, as locuções conjuntivas e os conectivos, pois eles orientam o interlocutor a inferir argumentos implícitos nos enunciados. Tais marcadores são responsáveis pela sinalização da argumentação.

Koch (2008, p.102) salienta que a gramática tradicional também deveria dar uma atenção as palavras que denotam inclusão, exclusão e retificação, uma vez que são operadores responsáveis pela força argumentativa dos enunciados.

Como exemplo da língua portuguesa pode citar operadores argumentativos que:

  1. Assinalam o argumento mais forte dentro de uma escala que direciona para determinada conclusão - mesmo, até, até mesmo, inclusive, nem, ao menos, pelo menos, no mínimo. Ex. Os jovens e até mesmo as crianças podem começar a fumar.

A expressão até mesmo demonstra a hierarquia dos substantivos jovens e crianças, demonstrando o argumento mais forte dentro da oração.

  1. Somam argumentos a favor de uma mesma conclusão - e, também, nem, tanto... Como, não só... Mas também, além de, além disso, etc. ex. não conseguiu, mas também não se esforçou.
  2. Introduzem conteúdos pressupostos: já, ainda, agora. Ex. É possível que você consiga chegar, ainda que atrasado

  1.  Servem para introduzir um argumento conclusivo, apresentado como um acréscimo: além de, aliás, além do mais, além de tudo, além disso, ademais, mas também; também, não só... Mas também, não só... mas ainda, etc. ex Os efeitos do cigarro são danosos não só aos fumantes, mas também para as pessoas que estão ao seu lado

Neste exemplo observamos que a expressão, mas também apresenta um acréscimo para primeira informação.

  1. Servem para introduzir uma relação de oposição: no entanto, embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, mas, porém, contudo, todavia, entretanto.

Ex Muitos fumantes sabem malefícios do cigarro e desejam parar de fumar, mas poucos conseguem.

O mas introduz um argumento que se contrapõem a outro visando a uma conclusão contrária.

  1. Introduz uma retificação, um esclarecimento: isto é, ou seja, quer dizer; ex. Duas, de cada 10 fumantes, ou seja, 20% conseguem largar o vicio.

A função destes operadores é introduzir ratificar, esclarecer um enunciado anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (360.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com