TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto adaptação escolar para adaptação na educação inclusiva

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

        

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 

 

 

 

 

 

 

 

CARLA CAROLINA ARAUJO RODRIGUES 180121311

 

 

 

CÁCERES

2020

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em PEDAGOGIA da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Prof.ª SILVIA HOBUS

 

 

CARLA CAROLINA ARAUJO RODRIGUES 180121311

 

 

CÁCERES

2020

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir experiências desenvolvidas nas atividades do estágio supervisionado III, que seria o Plano de ação na gestão escolar. Por conta do período de pandemia que estamos passando as aulas presenciais foram suspensas, e por esta razão necessitei adaptar o plano de ação em um vídeo aula. O plano de ação adaptado foi com o tema “A importância do incentivo do hábito da leitura na educação infantil” para publico alvo professores e pais/ responsáveis dos alunos dos anos iniciais, e pensando neste período onde a maioria das crianças está afastada das atividades presenciais, incentivar em casa qualquer tipo de atividade educacional é essencial. Com a leitura estaremos trabalhando habilidades fundamentais para o desenvolvimento da criança, como: a atenção, concentração, o vocabulário, a memoria, o raciocínio, a curiosidade, a criatividade e com a família junto fortalecendo os laços afetivos. Para a realização do plano de ação, na escola os professores organizariam uma biblioteca de livros com vários temas, os responsáveis teriam que estar indo na escola para buscar e semanalmente estar trocando os livros, e se por algum motivo ou até preferir os professores  poderia estar indicando alguns sites que disponibilize livros, vários sites disponibilizam gratuitamente livros em pdf para baixar.  Em casa organizaria um horário para estar lendo juntamente com a criança. Para a apresentação do plano de ação seria necessário estar fazendo uma reunião com os pais a ferramenta utilizada seria o whatsapp, onde os professores de cada turma criaria um grupo com pais e responsáveis e assim explicar o plano de ação, através desse grupo poderiam estar se comunicando e relatando qualquer duvida ou alguma dificuldade que poderia acontecer. Está sendo um grande desafio tanto para estudantes como para o corpo docente que precisam facilitar a atuação dos professores no processo de ensino aprendizagem e no direcionamento dos estudos dos alunos, além de buscar por soluções para dar continuidade ao ano letivo. Ainda é visto muitas dificuldades na apresentação das aulas digitais, não são todos que tem acesso a internet ou até uma ferramenta digital, visto que nos dias atuais é essencial.

        

 (link do vídeo)

2. PRÉ-PROJETO

A ADAPTAÇÃO DA ESCOLA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

2.1 TEMA

A Educação inclusiva diz respeito a atender às necessidades especiais que todos os alunos possam ter em algum momento de sua vida escolar, transformando a escola em um espaço para todos. Alunos com alguma deficiência seja ela intelectual, mental, física, auditiva, visual e múltipla devem ter acesso a recursos diferenciados identificados como necessidades educacionais especiais. Mas qualquer adaptação ou adequação não pode ser caracterizada como um plano paralelo ao currículo escolar aplicado a todos os alunos. O ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, no caso da deficiência visual e auditiva, adaptações do material e do ambiente físico, no caso da deficiência física, e estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do comportamento, no caso do transtorno global, são alguns exemplos de meios para garantir os direitos desses estudantes nas escolas. Garantir que o processo de inclusão possa fluir da melhor maneira é responsabilidade da equipe diretiva formada pelo diretor, coordenador pedagógico, orientador e vice-diretor, e para isso é importante que tenham conhecimento e condições para aplicá-lo no dia a dia da escola.

 

2.2 PROBLEMA

É de extrema importância à escola adaptar-se, visando possibilitar a inclusão de todos e garantir a qualidade de ensino para os educandos. Como acontece essa adaptação?

2.3 OBJETIVO

Geral: O objetivo geral deste trabalho é dar ênfase ao estudo de como acontece à adaptação da escola em todo para a inclusão de crianças com deficiência física ou mental.

Específicos: Dando sequencia ao objetivo geral, destacam-se os objetivos especifico da pesquisa que são relatar e conceituar:

  • Características e desafios da inclusão.
  • Como acontece o processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência.
  • Legislação e passos importantes para que aconteça a inclusão.

 2.4 JUSTIFICATIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com