TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas da Educação sob o olhar da Psicologia

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

CHACKUR, C.R de S.L (Org) Problemas da Educação sob o olhar da Psicologia. São Paulo: Cultural Acadêmica, 2001 (Temas da Educação Escolar).

Problemas da Educação sob o olhar da Psicologia aborda dificuldades da educação sob o olhar da psicologia e procura desse modo, espelhar-se na tendência mais recente de composição ou integração dos dois campos: psicológico e educacional.

A autora evidência que o professor vem sofrendo um processo de desprofissionalização, o que causa implicações em sua identidade e em sua atuação nas escolas, por esse prisma, constata-se que não param de crescer as demandas sociais burocráticas que transformam-se em novas atribuições que o docente deve cumprir deligentemente a medida que a sua formação continua a mesma por anos. No entanto, a situação se agrava quando boa parte dos conteúdos novos é exigidos em pacotes curriculares, juntamente com diretrizes para sua abordagem, a cada troca de governo.

Sendo assim de acirra a necessidade de atualização periódica dos educadores, que receiam serem superados pelos conhecimentos que os alunos dispõem, aprendidos na Tv ou na Internet.

Podemos considerar alguns traços e atitudes da profissionalidade do professor que podem ser percebidos clara e nitidamente na prática dos mesmos. São eles:

  • Competência em habilidades técnico pedagógicas
  • Competência em habilidades psicopedagógicas
  • Responsabilidade social
  • Comprometimento político
  • Engajamento na rotina institucional
  • Investimento na própria formação

No entanto, esses traços/atitudes não está presente de modo intenso e simultâneo na habilidade de todos ou alguns docentes, nem todos esses traços/atitudes são instruídos por via direta ou institucional, além disso alguns deles precisam de disposições íntimas e pessoais.

É útil observar que é grande a lista de falhas imputadas pela literatura educacional á formação básica de educadores, por exemplo as graduações geralmente situam-se no plano ideal, ficando assim distantes da realidade escolar.

De acordo com Chackur a Psicologia passou a apossar-se de um espaço de grande prestígio no campo educacional brasileiro, provocando alterações no modelo de escola primária, e mais tarde, participando como disciplina obrigatória dos cursos de formação pedagógica nas faculdades de filosofia, ciências e letras e faculdades de educação, contudo a psicologia da educação perdeu seu espaço e papel como disciplina-chave da formação docente.

Com esteio nas ideias de Celine, a conclusão remete á necessidade de se repensar a importância da Psicologia da Educação como contexto das exigências de reprofissionalização do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com