TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Politico Pedagogico

Por:   •  28/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Foram analisadas questões referentes à elaboração do projeto político-pedagógico para buscar compreender o seu significado, sua importância para a escola e, ao mesmo tempo, refletir sobre pressupostos que devem orientar uma proposta pedagógica; são eles: os princípios filosóficos que contém no Projeto Político Pedagógico; concepção de aluno e do professor; concepção de ensinar e aprender presentes no Projeto Político Pedagógico; organização do Planejamento Docente; tipos de avaliação utilizados pela escola e como é trabalhada a questão da diversidade no contexto escolar. Também foi realizada uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar Marineide Josefa da silva a fim de conhecer a função do Projeto Político Pedagógico; em que situação os professores utilizam o Projeto Político Pedagógico da escola e quem são as pessoas responsáveis pela organização e realimentação do Projeto Político Pedagógico da escola.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FILOSOFIA DA ESCOLA

A educação é um direito de todos no qual deve permitir ao nome de maneira democrática a lutar por objetivos que posso conduzir escolha seu destino preparando para o trabalho, para o exercício consciente da cidadania. O sistema tem conduzido os educadores repensarem numa maneira adequada de como desenvolver teorias que faça com que o educando venha a se valorizar e assumir responsabilidades, entendendo pro sesso nos quais educadores educandos estão construindo a fim de se decidir que pretende ser para sociedade que se tem. A instituição escolar, como órgão do qual o homem que se espera ser social, garanto-lhe o direito de participar do processo educativo encaminhando mesmo a encontrar espaços que lhe faça sentir útil na construção de uma sociedade onde a Justiça e dignidade é para todos, visando a preservação dos valores e direitos de cada ser, buscando uma formação política, capaz de termos futuramente uma sociedade politizada, consciente de seu papel onde seremos mais igualitárias. Portanto, nos aspectos de integração social, no que tange o relacionamento entre o ser e a sociedade, a escola, como instituição, o portuguesa seus elementos que atua diretamente ou indiretamente no processo educativo, visando a compreensão, a valorização de cada componente, assim como, o interesse, crescimento participação conjunta onde todos se sintam valorizados e respeitados.

2.2 CONCEPÇÃO ALUNO PROFESSOR

A relação professor-aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento. Esta não deve se uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem. O professor deve ter a concepção de detentor do conhecimento e deve estreitar ao máximo o relacionamento entre o aluno e o conhecimento. Nas relações com os alunos prevaleça atitude de respeito às diferenças individuais, ou uso adequado da linguagem e a delicadeza no tratamento; Com base nesse princípio, o professor transforma-se em orientador ou facilitador, colaborando com a promoção da autonomia do aluno, preparando para tomar decisões livres e responsáveis.

2.3 CONCEPÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

2.3.1 Educação: a comunidade escolar deseja que apesar de suas dificuldades seja capaz de lidar com sua realidade de modo oferecer um ensino de qualidade com foco no aluno, incentivando a permanência promoção do ano, que os pais sejam parceiro no processo ensino-aprendizagem, participando da vida escolar dos filhos e do projeto político pedagógico da escola.

2.3.2 Sociedade: desejamos que essa cidade esteja inserida ativamente no processo ensino aprendizagem compartilhando responsabilidades, principalmente os pais e não agindo apenas comer os espectadores do processo sua contribuição é de muita importância para a melhor melhoria do cotidiano escolar, bem como, os projetos e eventos culturais realizados pela escola.

2.3.3 Currículo: que o currículo seja adequado à realidade sócio econômica e cultural da escola, priorizando o aluno em relação as disciplinas e carga horária para contribuir com a formação intelectual, crítica e construtiva dos educandos.

2.3.4 Gestão: uma gestão democrática interagindo e dividindo responsabilidades dos grupos inseridos na comunidade escolar.

2.3.5 Aprendizagem: na aprendizagem que garanta o domínio dos crescimentos sistematizados articulando teoria prática bem como, contribuir com a formação da cidadania.

2.3.6 Relação professor aluno: que as normas estava descias pela escola em seu Regimento escolar, sejam assegurados e cumpridos como regras de convívio social em uma comunidade de características diversificadas.

2.4 PLANEJAMENTO DOCENTE

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para propagar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há 3 modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

2.5 AVALIAÇÃO

A avaliação é sem dúvida um dos aspectos mais complexos da prática pedagógica no ensino fundamental de nove anos e fundamental (EJA) supletivo seriado semestral, embora esteja presente em todos os aspectos da escola. "E preciso atentar para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com