TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual A Base Nacional Comum Curricular e as Práticas Pedagógicas

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

Ensino a Distância [pic 1]

Curso de Licenciatura em Pedagogia

        

SAIARA RAFAIANE GOMES DA SILVA

Produção Textual Individual – PTI

A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

ARARIPINA-PE

2021

SAIARA RAFAIANE GOMES DA SILVA

Produção Textual Individual – PTI

A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual relativa ao 1º Semestre, Portfólio 1 para as Disciplinas de:

  • Didática
  • Ed - Projeto de Vida
  • Educação a Distância
  • Filosofia da Educação
  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
  • Pensamento Científico
  • Práticas Educativas em Espaços não Escolares
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem

ARARIPINA-PE

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS...................................................................................5

3 POSTURAS E PROPOSTAS QUE CAMINHAM EM DIREÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC...........................9

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

A educação é um dos pilares para a melhora da sociedade. Isso demonstra a relevância do cuidado e investimento em um ensino e melhor qualidade, hoje em dia existem ferramentas que facilitam bastante o trabalho do professor para proporcionar melhora na educação e tornar a aula como um todo mais dinâmica. Valorizando o pensamento critico e criativo, tanto quanto a cultura digital, o uso de apps em sala de aula podem favorecer diversas ações pedagogicas. É um tema atual bastante importante de se discutir, o uso da tecnologia em sala de aula veio para reformular os métodos tradicionais de ensino e tirar os professores da zona de conforto e buscando gerar um maior engajamento dos alunos. Assim, ferramentas que antes eram vistas com certa resistência por parte dos educadores, como celulares, tablets e notebooks.

Dessa forma, essa obra pode servir como uma importante fonte de discussão para professores e outros profissionais da educação, como coordenadores e diretores de instituições de ensino, ao ponto em que traz a tona informações a respeito de desses temas relevantes para o mundo escolar já que o processo de desenvolvimento tecnológico ver-se a necessidade cada vez mais urgente de fontes que possibilite a melhoria do trabalho docente.

Esse trabalho traz consigo algumas importantes reflexões acerca de uma importante ferramenta que norteia a prática de ensino e pode contribuir em muito para o desenvolvimento da educação brasileira, a conhecida Base Nacional Comum Curricular ou simplesmente BNCC, fazendo um paralelo ou uma relação com as chamadas Tendências Pedagógicas, que são concepções relevantes acerca do processo educacional em diferentes contextos históricos.

2  DESENVOLVIMENTO

        

Vivemos hoje na era da tecnologia, onde quem não se atualiza acaba ficando para trás. A realidade hoje é marcada por rápidas e profundas transformações em vários setores da humanidade, principalmente no que se refere à economia, cultural e também no processo educacional, o desenvolvimento feroz das tecnologias de informação e comunicação é alarmante, o que exige uma maior capacitação ou qualificação para que esses artifícios ou ferramentas do mundo moderno, o uso destes na recursos educação não é diferente, o professor tem um papel fundamental nas propostas pedagógicas trazidas para o âmbito educacional, por isso a habilidades das tecnologias precisam ser inevitáveis em suas práticas e operadas como meio positivos para o aprendizado.

No dia a dia notamos a presença forte das ferramentas tecnológicas em nosso meio, e coincidentemente manejado pelos alunos que passam a serem considerados “nativos digitais “pela intimidade com essa nova tecnologia”“. Ao mesmo passo que a sociedade evolui os alunos seguem indiscutivelmente o mesmo compasso, daí a necessidade de os professores embasa em seus planejamentos e praticas em sala de aula o uso dessas ferramentas para que proporcione aprendizado e sejam vistas como viés positivo, o uso da tecnologia em sala de aula veio para reformular os métodos tradicionais de ensino, tirando os professores da zona de conforto e buscando gerar um maior engajamento dos alunos. Assim, ferramentas que antes eram vistas com certa resistência por parte dos educadores, como celulares, tablets e notebooks, se tornaram grandes aliadas para o processo de educação.

Na Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular propõe a inserção da tecnologia nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Entre os saberes culturais, uma das modalidades que devem ser exploradas é a tecnologia. Isso é orientado em um dos itens da seção de Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil da BNCC:

“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.”

(Base Nacional Comum Curricular)

Aplicativos móveis (apps) podem ser bons recursos didáticos, favorecendo ações pedagógicas diversas. No entanto, é importante que a seleção de um app para uso educacional seja criteriosa, avaliando aspectos que possam influenciar os propósitos pretendidos.

A escola não pode ficar alheia às transformações relacionadas ao uso das tecnologias digitais, tendo o professor um papel fundamental nesse contexto pelo fato de poder auxiliar a mudança de atitude dos alunos. Como defendido por Quim, Tomanin e Sousa (2017, p. 12), “[…] seria benéfico que a escola buscasse propiciar aos alunos uma utilização mais competente dessas tecnologias”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com