TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissão Coordenador

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

        

[pic 4]       

 

A

 coordenação em seu contexto brasileiro, apresenta-se como uma prática recente. Voltando aos anos 70, historicamente surgiu no cenário sociopolítico econômico, tendo como função o "controle". (Silva 1998,p.48). O processo de modificação que ocorreu a partir da década de 90 no panorama do ensino superior mudou significativamente a forme de trabalho das Instituições de Ensino Superior  e com isso aumentou as responsabilidades para coordenar um curso.

Hoje como resultado da autonomia e capacitação do professor e da escola, o coordenador passou a ser visto não só como "controlador, supervisor" e sim como parte inteligente do coletivo escolar.

Segundo Rangel, a supervisão caracteriza-se por um trabalho assistencial junto com o professor, através do "planejamento, coordenação, acompanhamento, controle, avaliação e atualização" do processo ensino aprendizagem. (1998,pp.13-14). [pic 5]

Entretanto quais são as reais atribuições, quais as dificuldades encontradas e de que forma o coordenador pode contribuir com o sistema escolar, qual seu objetivo tendo em vista sua área de atuação?

Com intenção de elucidar tais questionamentos,conversamos com a Ma em Enfermagem, Flávia Biscaia, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Cotia, onde exerce a função desde 2009, segundo ela as principais tarefas atribuídas a sua função são: o planejamento acadêmico, articular e oferecer condições para os professores trabalharem coletivamente as propostas curriculares, como formadora oferecer subsídios aos  docentes para que eles aprofundem-se  em sua área de atividade, aferir o aprendizado dos alunos através do controle e lançamento de notas e frequências, aplicação de avaliações junto com os professores, para que através dos resultados obtidos e acompanhado durante o curso, eles possam trabalhar de maneira eficaz, intervindo quando necessário, afim de que seus alunos avancem em seu processo de aprendizagem.

A mesma ainda afirma  que a principal dificuldade em sua função é a distribuição de campos de estágios com qualidade para os alunos do curso de enfermagem, pois os hospitais particulares onde a infraestrutura e organização permitiria ao aluno a assimilação do conteúdo teórico ministrado na sala de aula com a prática diária na rotina hospitalar, cobram valores

[pic 6]

5 de outubro de 2015

muitas vezes exorbitantes para que o estágio seja realizado e isso dificulta  a oferta de bons estágios.

Ela acredita que através do ensino teórico, o aluno durante as aulas práticas em laboratórios  e no campo de estágio, firma ainda mais o seu aprendizado, e como coordenadora  cabe a ela providenciar uma estrutura favorável  para melhor aprendizado. Sua proposta de mudança  é que  as formas de negociação  de estágios não sejam mais pautadas no aspecto financeiro e sim no acadêmico, com foco total nos futuros profissionais da área da saúde. Como todo profissional, ela tem objetivos em sua função, tais como, melhorar a cada dia, oferecer mais formas de aprendizado aos seus alunos, formar alunos ativos e críticos frente as situações a que serão apresentados,captar mais alunos para o curso, visto que como coordenadora de um curso superior é também uma de suas funções, pois a  atividade de coordenação de um curso deixou de ser meramente burocrática, passando a ser uma atividade de gestão que envolve desde a captação de alunos no mercado até a viabilidade financeira do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (307.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com