TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Comunicação alternativa tátil: comunicação por meio de conexões táteis.

Por:   •  14/10/2021  •  Resenha  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

O artigo escrito pela Flavia Daniela dos Santos Moreira, tem como objetivo apresentar os benefícios do PACT (Programa de Comunicação Alternativa Tátil), para as crianças com deficiência múltipla sensorial visual, também com sua escrita pretende divulgar este programa para outros docentes.

Na introdução do texto, são utilizadas diversas citações de autores para mostrar como as crianças com deficiência múltipla sensorial são caracterizadas, divididas e classificadas, um desses autores é Carvalho (2000) que declara que essas crianças fazem parte de um grupo bastante distinto, quanto a gravidade de cada situação e pelas diferentes combinações de deficiências que podem ocorrer. Elas geralmente são colocadas em uma categoria separada, que é representada pelas combinações de deficiências que elas possuem, e da forma que as mesmas podem afetar a intensidade de sua funcionalidade ou de suas habilidades de interação social. Desta forma, os conceitos para a deficiência múltipla divergem bastante entre si, assim como explicado no artigo.

Por essa razão, as definições a respeito da deficiência múltipla costumam ser bastante inconsistentes e divergentes. Não há um consenso entre os pesquisadores dessa área e, consequentemente, não há uma definição única. Alguns a consideram oriunda de uma única deficiência, cuja gravidade acarreta comprometimentos em outras áreas do desenvolvimento. Outros, por sua vez, a classificam como a combinação de duas ou mais necessidades educacionais, cuja gravidade resulta em atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Há também aqueles que questionam sobre a ocorrência da deficiência intelectual como fator preponderante da deficiência múltipla (OREROVE; SOBSEY, 1996; CARVALHO, 2000; ROCHA; PLETSCH, 2018)

No artigo Moreira nos introduz as ações comunicativas, através do parafraseamento do filósofo Habermas (1985), essas ações têm a finalidade de comunicar algo a alguém, elas são um substituto para o ato de vocalizar e para a substituição das palavras, também são parte do repertório comunicativo das crianças com deficiência múltipla sensorial visual, “A repetição desses atos e ações, faz com que familiares e pessoas significativas interpretem esses sinais e respondam de acordo.” (MOREIRA, 2021, p. 311). Por exemplo, quando uma criança chora os adultos podem interpretar como fome, entretanto, nem todos têm a facilidade de compreensão dessas ações. Por essa razão, a autora nos informa da importância da utilização dos recursos alternativos, que podem ajudar na comunicação das crianças com deficiência múltipla sensorial.

Após a explicação destes recursos, tem-se a esclarecimento do que é o PACT, ele consiste em um programa que é baseado “[..] na associação de gestos, objetos e símbolos táteis, cujo objetivo geral consistiu em avaliar seus benefícios e efeitos mediante a manifestação de ações comunicativas e atos comunicativos por crianças com deficiência múltipla sensorial visual.” (MOREIRA, 2021, p. 311). Por meio do objetivo geral do PACT, surgiram mais dois objetivos, nos quais consistiram em primeiro, avaliar se as crianças se apoderaram do vocabulário, havendo assim uma compreensão dos significados das combinações dos símbolos e objetos, e em segundo, analisar se as crianças utilizam estas combinações para fazerem pedidos de maneira autônoma.

A autora esclarece que emprega o termo Comunicação Alternativa Tátil com o objetivo de se referir a um conjunto de recursos que são capazes de oferecer informações através do tato, estes recursos são utilizados para pessoas que possuem funcionamento visual bem prejudicado, e como isto, são impossibilitadas de interpretar imagens, palavras escritas com tinta e às vezes até mesmo o braille. Após esse esclarecimento, Moreira nos descreve os três principais recursos que são utilizados para oferecerem informações através do tato, são eles os símbolos táteis, símbolos texturizados e símbolos tangíveis.

Utilizando imagens, a autora nos apresenta aos símbolos táteis e diz que “[...] são representações concretas, tridimensionais e servem para os mesmos propósitos que as imagens.” (MOREIRA, 2021, p. 311). A primeira imagem mostra símbolos que foram desenvolvidos pela Texas School for the Blind and Visually Impairment (TSBVI), localizada em Austin no estado do Texas, com o objetivo de atender alunos cego e surdocegos. As principais características dos símbolos compreendem em apresentar uma cor, textura e formatos que representam diferentes significados.

Moreira depois fala sobre os símbolos texturizados “[...] são representações tatilmente salientes, tridimensionais e artificiais [...]” (MOREIRA, 2021, p. 313), eles têm como finalidade a representação de pessoas, objetos, atividades ou alimentos, atendendo ao propósito da comunicação expressiva e receptiva e precisam ser especificados para cada uma das crianças. A autora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com