TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Radio

Por:   •  14/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

Disciplina: Gestão das Organizações – 2015.1

Curso: Engenharia da Produção – 2º Semestre

Professora: Cecília Bezerra                       Data:

PLANEJAMENTO PROGRAMA DE RÁDIO – RÁDIO GESTÃO E ENGENHARIA

TEMA:

 

Escola do comportamento humano, teoria X e Y

EQUIPE:

Bianca Lima, Caroline Paixão, Martha Ribeiro, Taís Lam e Thayane Santos

REFERÊNCIAS:

http://consultapsicologo.com.br/2008/03/27/maslow-mcgregor-e-herzberg-teorias-motivacao/

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2000. 700p.

COMPLEMENTAR:

DAFT, Richard L. Administração. 4ª ed. Rio de Janeiro. LTC. 1999. 513p.

DRUCKER, P. F. Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1998. 714p.

ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo. Saraiva. 2002. 534p.

DRUCKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999. 286p.

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Altas, 1996. 421p.

 

        

PRINCIPAIS TEÓRICOS IDENTIFICADOS:

Maslow, McGregor e Herzberg. ( a completar)

PRINCIPAIS CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS:

Teoria X e Y ( a completar)

RESUMO:

     

        Esta teoria, também conhecida como Teoria Behaviorista, teve início em 1947 através do livro “O comportamento administrativo” de Hebert A. Simon.  Teoria que deu uma nova visão para a Teoria Administrativa com o intuito de analisar, entender e explicar o comportamento das pessoas dentro do âmbito organizacional, tendo como princípio a renúncia das teorias clássica, das relações humanas e seu comportamento reestruturando e criticando todo o princípio dessas teorias.

O comportamento de cada indivíduo com base na Teoria Comportamental relaciona-se o poder da motivação no que se refere a organização. Segundo os autores behavioristas a motivação é a pilastra que sustenta a qualidade de vida nas organizações e para isso o conhecimento das necessidades de cada ser humano é de extrema importância.

Maslow (1908-1970), um dos mais importantes especialistas nessa motivação relacionou as necessidades do homem em níveis crescentes de relevância, representada por uma pirâmide a qual a sua base (começando com a necessidade fisiológica) se tem como a menos importante. Importante salientar que o nível seguinte só pode ser considerado quando seu inferior estiver completamente satisfeito e que apesar de algumas das suas teorias não terem sido confirmadas elas continuam sendo úteis para a teoria da administração. Classificação de cada necessidade segundo Abraham H. Maslow são:

  1. Necessidades fisiológicas

Compõem o nível da base, nela estão necessidades como: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. Ou seja, necessidades que estão diretamente ligadas com a sobrevivência do indivíduo, quando todas as necessidades não são satisfeitas, a maior motivação será as necessidades fisiológicas, ele se comportará com o intuito de aliviar a pressão que essas necessidades produzem sobre seu corpo.

  1. Necessidade de segurança

É o segundo nível de baixo para cima da pirâmide. As necessidades de segurança são de suma importância no comportamento humano, pois todo empregado tem sempre relação de dependência com a empresa, em que ações administrativas impostas ou decisões sem coerência podem gerar insegurança no que se refere a estadia do funcionário na empresa. Exemplos: necessidades de segurança; estabilidade; busca por proteção contra ameaças e fuga do perigo.

  1. Necessidades sociais

Se evidenciam quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) encontram-se relativamente satisfeitas, está relacionado com as relações entre os indivíduos de uma organização. Por exemplo: necessidade de associação; de participação; de aceitação dos colegas; de troca de amizade; de amor. Quando este tipo de necessidade não é satisfeito, o individuo torna-se resistente, do contra, hostil, para com aqueles ao seu redor.

  1. Necessidades de estima

São necessidades que se relacionam com a maneira pela qual o indivíduo se avalia, o seu desenvolvimento, sua adaptação com o atual. Ex.: a auto apreciação; a autoconfiança; a necessidade de aprovação da sociedade e do respeito.

  1. Necessidades de auto realização

São as mais elevadas necessidades humanas. Estas ocupam o topo da pirâmide. Se relacionam com a realização do próprio potencial e o próprio desenvolvimento, na realização do que se almeja, com o poder de quebrar os obstáculos e descobrir o novo.

Para Frederick Herzberg, psicólogo e professor de administração, existem dois fatores que influenciam no comportamento das pessoas e que são fatores totalmente independentes:

  • Fatores higiênicos

Ou fatores extrínsecos fator principal para a motivação do trabalho, são todos os fatores que lhe dar diretamente com o trabalho ocorrente onde desempenham sua função, sem depender da sua atuação, mas sim da gestão da organização. Exemplos deste tipo de fator: salário; benefícios sociais; tipos de chefia; ou condições físicas e ambientais de trabalho.

  • Fatores motivacionais

Ou fatores intrínsecos, está relacionado diretamente com o trabalhador, depende do indivíduo ou seja, o prazer de fazer aquilo que gosta, o prazer no desempenho de cada atividade, a realização dos seus gostos. Ex.: auto realização e sentimentos de crescimento individual.

Diante desses fatores houve a percepção da relação das teorias de Maslow e Herzberg onde os fatores higiênicos estão relacionados com as necessidade fisiológicas, de segurança e sociais, e os motivacionais estão diretamente ligados com as necessidades de estima e auto realização.

            Teoria X e teoria Y

Mc Gregor, um dos mais importantes contribuintes no estudo da Teoria Comportamental, faz comparações entre duas formas opostas em administrar: uma seria baseada na teoria tradicional, onde o empregado faz as mesma atividades sempre sem nenhuma alteração no seu cotidiano (Teoria X), e a outra baseada no conceitos do comportamento do indivíduo (Teoria Y).

Teoria X

É a concepção tradicional de administrar, baseando-se em convicções incorretas sobre o comportamento humano. Concepção em que as pessoas admitem o modelo de ser mandado, de ser submisso as regras gerais da organização, de não assumir responsabilidades maiores. Se preocupam apenas com o que lhe foi determinado mantendo o foco apenas no salário não buscando assim melhorias no seu conhecimento. Elas possuem grandes barreiras no que se diz respeito a mudanças em seu cotidiano, em suas tarefas trabalhistas.

             Teoria Y

É a concepção de administração sob uma ótica moderna de acordo com a Teoria Comportamental. A Teoria Y tem concepções atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana. As pessoas possuem o prazer no seu trabalho, no seu crescimento profissional conquistado pelos seus esforços e desempenho sendo o foco, são flexíveis as novas mudanças e colaboram para que as metas sejam alcançadas da maneira mais criativa, dinâmica colaborando com a gestão da organização em que é empregado.

Toda opção considerada como um fator estimulante para um melhor desempenho no trabalho vem sendo associada com a teoria do desenvolvimento Organizacional (DO) estudada pelo grupo de cientistas sociais e consultores de empresas. Seus principais objetivos é estabelecer uma relação empregado e empregador buscando o comprometimento diante da motivação organizacional, tendo uma maior relação interpessoal entre os indivíduos de uma organização facilitando dessa forma a adaptação à mudanças no meio.

Esse movimento surgiu a partir de 1962 focado no aprofundamento de como se daria o crescimento das organizações, tendo como base toda teoria no que se diz respeito ao homem e seu ambiente de convívio estudado o seu nível de adaptação diante a mudanças.

O novo conceito de cultura organizacional estabelecida pelos autores diz que: essa teoria refere-se ao modelo tradicional empregado e empregador. Onde são estabelecidos tarefas a cada empregado, e as diferenças existentes entre estes que irão ser o conjunto das forças aliadas para a contribuição da organização, não esquecendo de que a adaptação do empregado estará intrinsicamente ligada as condições estabelecidas pela empresa. No geral a cultura organizacional nada mais é do que como se dá a gestão de uma empresa tendo seu empregado como o principal colaborador para o seu crescimento. Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos.

Aspectos Formais e Abertos

Aspectos Informais e Ocultos

 Estrutura Organizacional.

 Títulos e descrições de cargos.

 Objetivos e estratégias.

 Tecnologia e práticas operacionais.

 Políticas e diretrizes de pessoal.

 Métodos e procedimentos.

 Medidas de produtividade física e financeira.

 Padrões de influência e de poder.

 Percepções e atitudes das pessoas.

 Sentimentos e normas de grupos.

 Crenças, valores e expectativas.

 Padrões de integração informais.

 Normas grupais.

 Relações afetivas.

Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.

Componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (223.1 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com