TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proibição de Uso de celulares nas escolas

Por:   •  23/6/2015  •  Resenha  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................

2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

2.1 ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.......................................................................

2.2. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.......................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................

REFERÊNCIAS.............................................................................


1. INTRODUÇÂO

O presente portfólio sobre a UTA de Ciência, Tecnologia e Educação pretende refletir e compreender sobre a utilização de aparelhos tecnológicos (celulares) nas salas de aula.

Esta pesquisa é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, a fim de que este seja um conhecedor das modalidades de gestão presentes dentro do ambiente escolar, visto que analisando a realidade das Instituições de Ensino, vemos o quanto ainda é preciso avançar e discutirmos a Educação existente em nossa sociedade, diante do atual contexto vivido.

Devido ao intenso avanço tecnológico nas últimas décadas é necessário o pensamento de mudança e adaptação à tecnologia em qualquer lugar.

Veremos como a relação professor -> aluno -> celular pode se dar visando extrair o máximo dessa ferramenta tecnológica, transformando-a em tecnologia educacional, não sendo o professor visto como um vilão perante a proibição, mas o intermediador, mostrando o porquê da visão negativa quanto à utilização do aparelho na sala de aula.

2. O uso do celular na sala de aula: proibir ou incentivar?

É compreensível que as tecnologias favorecem o processo de ensino aprendizagem, no entanto os professores têm encontrado muitas dificuldades para lidar com o uso do aparelho celular na sala de aula. Constantemente observam que seus alunos, além de utilizarem o celular para envio de mensagens, distraem-se trocando vídeos, jogando ou acessando as redes sociais enquanto o professor ministra a aula, o que provoca desânimo nos professores. Mas o que fazer frente à situação? Será que proibir o seu uso é a melhor saída para que situações assim sejam sanadas?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

2.2. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

A escola investigada, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus, foi fundada em 08 de fevereiro de 1961 pelo Sr. Martins Avelino Santini, prefeito da cidade na época, e é mantida pela Prefeitura. Localiza-se na cidade de Novo Hamburgo, e situa-se no bairro Santo Afonso, o segundo maior bairro da cidade. Conta com aproximadamente 587 alunos, quase que na sua totalidade de baixa renda e moradores dos arredores.

A escola oferta a Educação Infantil, faixa etária de 05 anos, até o 7° ano do Ensino Fundamental de nove anos, atendendo no período da manhã e da tarde. São em torno de 33 professores, sendo 21 professores de currículo, nove professores de área, um professor de Educação Infantil e dois professores de apoio, além de três estagiárias. A rotatividade dos professores é uma característica da escola, principalmente nas áreas, sendo que 21 estão em estágio probatório. Os professores são formados em Magistério, Letras, Pedagogia e Pós-Graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com