TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cultura Regional

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Nome da Escola: E.E. Professor Albertino Custódio.

Nome das professoras: Juliana, Ana e Maristela.

Turmas envolvidas: 4º anos do Ensino Fundamental A, B e C.

Proposta: Feira Cultural Regional da Cidade de Campinas.

Objetivos: Proporcionar reflexões sobre a importância do trabalho interdisciplinar.

Disciplinas envolvidas: História e Geografia.

Conteúdos: Feira de Arte, Artesanato, Antiguidades, Quitutes e Esotéricos.

Metodologia: Os métodos e conteúdos de ensino referente a cultura terá objetos, roupas e acessórios, mostrando como são feitos através de vídeos, fotos e amostras. A Feira Cultural Regional será dividida em duas partes: na primeira semana serão disponibilizados conhecimentos sobre a Feira de Arte e Artesanato e na segunda semana será sobre Antiguidades, Quitutes e Esotéricos.

Pessoas envolvidas e respectivas responsabilidades: Professoras (Juliana, Ana e Maristela); Coordenadora (Cláudia), a comunidade, alunos, mães de alunos e pessoas da própria cultura hippie.

Produções pedagógicas para a Feira: Os alunos aprenderam quais os lugares de origens de cada tema como a cidade; qual a matéria –prima de cada objeto de estudo e como foram feitas, e as diferenças culturais interligadas dentro da própria feira cultural regional da cidade.

Cronograma de cada ação: A Feira Cultural Regional será dividida em duas partes: na primeira semana serão disponibilizados conhecimentos sobre a Feira de Arte e Artesanato e na segunda semana será sobre Antiguidades, Quitutes e Esotéricos.

Recursos didáticos: Fotos antigas, objetos antigos, mapas da cidade, roupas da cultura hippie, acessórios antigos e atuais, comidas típicas e vídeos.

Avaliação: Os alunos aprenderam sobre a diversidade e a interdisciplinaridade da cultura ministrada, como viviam e como vivem “hoje”, e o respeito que temos que ter sobre suas origens sem nenhum preconceito.

2 DESENVOLVIMENTO

Primeira Semana do dia 17/04/2017 à 21/04/2017.

Conteúdos Objetivos Encaminhamentos

Metodológicos Recursos Avaliação Cronograma

das atividades

Feira de Arte Conhecer onde se iniciou o movimento da feira de arte e as pessoas que iniciaram o movimento. Mostrar as crianças com o auxílio dos materiais como se iniciou a feira de arte, citando suas referências, como começou, quem iniciou o movimento e os lugares por onde passou.

Vídeos, fotos antigas e atuais, pinturas e mapas.

Qual a importância de saber da onde surgiu o movimento.

17/04/2017

Feira de Arte Conhecer quem foram os principais percursores da feira de arte na cidade de Campinas. Através de vídeos e filmes mostrar as crianças em qual época a feira de arte se iniciou na cidade de Campinas, mostrando suas dificuldades e os preconceitos que sofreram.

Vídeos e fotos. No que essa cultura influenciou na cidade de Campinas. 18/04/2017

Feira de Arte Quais foram as primeiras pinturas e objetos que foram criados e disponibilizados para o público. Mostrar através dos materiais que produziam as suas origens, a vivência dos povos Hippies, e o que criavam para o seu sustento. Pinturas, fotos, roupas e objetos.

O que diferencia a Feira de Arte de antes e dos dias atuais. 19/04/2017

Artesanato No que a cultura hippie trouxe de benefícios para a sociedade. Fazer uma exposição de vários materiais feitos pelos hippies, que ajudaram a influenciar, o modo como muitas pessoas se vestem nos dias atuais. Pinturas, roupas, acessórios, vídeos e fotos.

Houveram mudanças na economia da cidade de Campinas. 20/04/2017

Artesanato Ver como são feitos os artesanatos e os materiais que são utilizados.

Explicar o passo-a-passo de como são criadas e feitas as roupas, como são criados e feitos os acessórios, e no que se inspiram. Matéria-prima, vídeos e fotos. O que os avanços dessas atividades trouxeram de benefícios para os dias atuais. 21/04/2017

Segunda Semana do dia 24/04/2017 à 28/04/2017.

Conteúdos Objetivos Encaminhamentos

Metodológicos Recursos Avaliação Cronograma

das atividades

Antiguidades Conhecer seus objetos e características de sua religião..

Fazer amostras de acessórios através de objetos, fotos, do que usavam pra cultuar seus deuses, e os seus significados.

Acessórios, vídeos, fotos e objetos. Quais as principais característi- cas de um hippie. 24/04/2017

Antiguidades Como produzem seus objetos e o que cada um significa. Fazer uma explicação detalhada de como os objetos que utilizam para sua religião ou para decoração são feitos. Vídeos, roupas, fotos e objetos. Qual a importância de respeitarmos sua religião e o jeito de vestirem.

25/04/2017

Esotéricos No que se baseia a religião dos hippies, mostrando símbolos esotéricos.

Mostrar através de vídeos como foi a transformação dos hippies referente a cultura de sua religião e se utilizam roupas ou adornos especiais para essa ocasião.

Objetos, vídeos e fotos. Qual a importância das diferenças de cada cultura. 26/04/2017

Quitutes

Quais são as comidas típicas dos hippies e como fazem. Mostrar através de vídeos como são feitas as comidas. E depois de prontas disponibilizar para a degustação. Vídeos e comidas típicas. Quais alimentos os hippies plantam e colhem para se alimentarem. 27/04/2017

Feira de Arte, Artesanato e Quitutes

Conhecer de modo geral e simplificado a sociedade hippie. Em uma exposição final mostrar as principais características de cada tema que foi exposto em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com