TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Estou Crescendo

Por:   •  7/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  2.507 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

CMEI VILA MONTECELLI

PROJETO:

ESTOU CRESCENDO

[pic 3][pic 4]

 Março a Junho de 2015.

Professoras: Lilian Jaqueline e Arlene

Agrupamento: “C”

Turno: Matutino.

Goiânia - 2015.

PROBLEMÁTICA

                Como desenvolver metodologias educacionais com as crianças do agrupamento “C” através do envolvimento com a pergunta norteadora: “Estou crescendo, será que sou neném ou sou criança?”

JUSTIFICATIVA

        

                Durante as atividades no mês de fevereiro percebemos que as crianças do agrupamento “C” ainda se consideram, na sua maioria, bebês, o que dificulta e muito o relacionamento com o agrupamento “B” que esse ano tem um número maior de crianças que ainda não andam.

                As crianças da nossa turma esperam que os menores dêem os brinquedos para eles, que não fiquem na frente para eles passarem ou que andem rápido quando estão por perto. Podemos observar essa atitude com Davi Silva, brincando com a motoca queria passar por cima da perna de uma criança do agrupamento “B” que estava no pátio. Não é apenas a impaciência de alguns, outro comportamento observado foi com Alicia, Sofia, Gabriella e Guilherme demonstraram ciúmes ao ver professoras que pegavam no colo anteriormente e agora não o fazem mais.

                Essas situações provocam rodinhas de conversas nas quais o assunto era o cuidado com os bebês do agrupamento “B”, e nesses momentos percebemos que as crianças pensavam que ainda são nenéns, por isso não diferenciam as crianças menores do outro agrupamento. Perguntados se eles ainda eram nenéns, alguns responderam que sim outros não.

                Como a indecisão persiste, foi resolvido responder a questão por meio de um projeto que na primeira semana de execução chamou-se: Estou crescendo, será que sou neném? No entanto, no primeiro dia da segunda semana, a mãe do Davi Santos nos contou, que em casa ele não queria mais ser chamado de neném, foi relatado a ela sobre o projeto que havíamos começado a realizar. Neste mesmo dia, quando realizado a atividade de procura de imagens de nenéns em revistas, o próprio Davi Santos, falou que queria foto de criança, com essa atitude, foi repensado a pergunta problema para a diferença entre os nenês e as crianças.

                Foi refeita a pergunta para turma, se são nenéns ou crianças? E a turma continuou dividida, cada um com sua resposta, com isso, foi modificado a pergunta norteadora para: Estou crescendo: será que sou neném ou sou criança?  

        

OBJETIVO GERAL

                Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Diferenciar as fases da vida do ser humano;
  • Diferenciar as atitudes de um neném e de uma criança;
  • Responder a pergunta: Será que sou neném ou criança?
  • Conhecer o que o neném e a criança faz;
  • Perceber se existem diferenças na alimentação dos nenéns e das crianças;
  • Desenvolver a autonomia para realizar tarefas simples, como tomar banho e tirar e colocar a roupa sozinha;
  • Desenvolver na criança o interesse em participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
  • Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
  • Estimular a fantasia, imaginação e a afetividade;
  • Socializar as informações que as crianças possuem sobre o tema;

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1° Momento:

QUADRO COGNITIVO

                Depois de diagnosticado a problemática do projeto, chega o momento de desenvolvê-lo, para começar foi realizada a confecção de um cartaz com as certezas provisórias e dúvidas temporárias, neste cartaz estão o que cada criança sabe, o que cada criança gostaria de saber, como vamos saber e o que aprendemos depois do que foi investigado. É nele que se encontra a problemática do projeto, pois é através das inquietações que buscamos maior discernimento.

[pic 5]

2° Momento:

FASES DA VIDA DO SER HUMANO

                Depois de realizado atividades de reconhecimento do que sabe com o que quero aprender, é chegado à hora de começar a estudar sobre as fases da vida do ser humano.

                A primeira atividade foi à música; “Eu era assim” de Bia Bedran, a música fala sobre as diversas fases do ser humano desde que eram nenéns até virar uma caveira. Na medida em que as crianças iam cantando algumas já iam se identificando com a placa com imagem de crianças.

                Para facilitar a compreensão das crianças quanto a essas fases foram feitas placas com imagens de nenéns, menina, mocinha, casada, mamãe, vovó, caduca e caveira, elas pintaram com giz de cera e depois de ensaiar por alguns dias, apresentaram para os outros agrupamentos as placas com a música.

                                [pic 6]

3° Momento:

DIFERENCIAR AS ATITUDES DE UM NENÉM E DE UMA CRIANÇA

                Para realizar as atividades sobre as diferenças dos nenês e das crianças realizamos uma roda de conversa com imagens, cada criança falou o que achava que os nenéns faziam e outros disseram o que as crianças faziam, neste momento ainda estavam bastante confusos sobre o que era bebê e o que era uma criança, os resultados desta atividade foram registrados no cartaz coletivo realizado por eles e anexado sua imagem abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (511.5 Kb)   docx (353.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com