TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Formação continuada - orientação e supervisão

Por:   •  18/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - EAD

Formação Continuada de Professores da Educação Infantil

Aluno:

Andrea Bernardes de Freitas                                 RA.: 1527455

POLO INTERLAGOS

2015

[pic 1]

Autor

Andrea Bernardes de Freitas – RA: 1527455

Formação Continuada de Professores da Educação Infantil

Trabalho apresentado como requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas em Orientação e Supervisão Escolar, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação da Professora Mestra Wanderli Cunha de Lima

POLO INTERLAGOS

2015

SUMÁRIO

1. TEMA..........................................................................................                04

2. JUSTIFICATIVA........................................................................                 04

3. SITUAÇÃO PROBLEMA...........................................................                 05        

4. PÚBLICO ALVO........................................................................                 05

5. OBJETIVOS..............................................................................                 05

6. EMBASAMENTO TEÓRICO......................................................                 05

7. PERCURSO METODOLÓGICO................................................                06

8. RECURSOS.........................................................................                 07

9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.........................................                 08

10. AVALIAÇÃO.............................................................................        .        08

11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................        .         09

  1. Tema

Esse Projeto Pedagógico foi desenvolvido para contribuir na formação dos estudantes da disciplina Projetos e Práticas de Ações Pedagógicas. Baseada na metodologia propicia aos futuros docentes a produção de um trabalho que exige ação e reflexão.

O Projeto exige organização e planejamento. Promove o trabalho cooperativo que envolve todos os que compõem a comunidade escolar. Propicia aprendizagens significativas, torna os alunos sujeitos ativos e autônomos na construção de seus conhecimentos, oferece aprendizagem em diferentes áreas: emocional, social, afetiva, motor e cognitivo.

O presente Projeto propõe uma proposta de formação continuada dos professores da educação infantil.

2.         Justificativa

A aprendizagem é elemento fundamental a qualquer escola que pretende desenvolver a educação com competência e responsabilidade.

Educar exige dar sentido à ação educativa e as habilidades do pensar crítico,reflexivo, criativo e autônomo e a metodologia que possibilita um novo caminho com o trabalho com a realidade.

As idéias, desafios, conflitos, erros, acertos e esperanças são permanentes no processo de desenvolvimento da aprendizagem.

É necessária formação pedagógica continuada em educação infantil para que sejam analisadas maiores necessidades educacionais atuais e para que sejam oferecidos elementos para um (re) pensar sobre este processo na Educação Infantil.

Os estudos que tratam de conceitos da formação continuada e desenvolvimento profissional dos  professores fornecem  uma reflexão como componente do processo.

A formação continuada dos professores que atuam nessa etapa educacional, merece destaque especial pois é um trabalho realizado com a criança que possui especificidades e necessidades próprias da idade.

Enquanto ação coletiva, a educação se compromete em formar cidadãos autônomos, responsáveis e comprometidos.

3. Situação Problema

Por meio de debate sobre casos reais é possível perceber o sistema de ideias e o método de ensino que está por trás da ação do professor. O estudo de caso reais aproxima o professor do trabalho formativo e é uma ótima estratégia de reflexão sobre a prática.

Faz-se necessário que o grupo possua um referencial teórico que sirva de modelo para a análise da situação. Assim, o debate não se perde no senso comum e nos mitos sobre a prática. O coordenador pedagógico que apresenta estudos do caso, pode usar nos primeiros encontros do trabalho coletivo, situações em terceira pessoa para que os docentes em formação não se sintam intimidados ou obrigados a relatar casos pessoais. Após terem estabelecido uma confiança os professores já podem falar da prática pessoal e fazer dela objeto de estudo.

4. Publico Alvo

Professores e Gestores de Educação Infantil da rede particular.

5. Objetivos 

Objetivos Geral: oportunizar aos docentes de Educação Infantil, da rede particular de ensino, formação pedagógica continuada, visando o aprimoramento para o exercício de sua função.

Objetivos Específicos: aprofundar conhecimentos acerca das teorias e metodologias da Educação Infantil e também dinamizar encontros pedagógicos e oficinas didáticas para elaboração de materiais concretos (brinquedos, livros);

6. Embasamento teórico

Para Marcelo García (1999) a formação de professores é uma área de conhecimento e investigação. O objetivo é desenvolver competência profissional dos processos pelos quais os professores aprendem. Segundo o autor, esta área

(...) estuda os processos através dos quais os professores – em formação ou em exercício – se implicam individualmente ou em equipe, em experiências de aprendizagem através das quais adquirem ou melhoram os seus conhecimentos, competências ou disposições, e que lhes permite intervir profissionalmente no desenvolvimento do seu ensino, do currículo e da escola, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação que os alunos recebem (MARCELO GARCÍA, 1999, p. 26).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com