TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Mala Viajante

Por:   •  16/5/2018  •  Ensaio  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 3

EMEIF “JOÃO LEÃO DE CARVALHO”[pic 1][pic 2]

2018

Introdução

A leitura é uma etapa essencial para a construção do conhecimento constituindo-se em um importante instrumento de compreensão do mundo. Esta prática estimula a criatividade do aluno e a imaginação, favorece o aprendizado, melhora a capacidade mental, amplia o vocabulário e o repertório linguístico da criança. O hábito de ler ainda tem o poder de incentivar a reflexão e a imaginação das crianças levando-as ao posicionamento crítico culminando na socialização com o grupo. As escolas recebem alunos oriundos de diversos contextos e segmentos familiares com diferentes concepções culturais e muitos sem a prática do ato de ler. Assim, este trabalho visa analisar a efetivação do Projeto de Leitura “Mala Viajante”, objetivando identificar estratégias utilizadas pelos professores objetivando o desenvolvimento do gosto pela leitura. Para isso recorreremos a um breve histórico das políticas públicas brasileira para o incentivo à leitura e formação de leitores, discutiremos como se dá a formação do leitor; analisaremos fatores que interferem no processo de aprendizagem e gosto pela leitura; e apresentaremos o Projeto “Mala Viajante” na Escola Municipal João Leão de Carvalho. A abordagem metodológica utilizada para esta investigação foi à abordagem qualitativa de natureza descritiva, envolvendo observação, aplicação de questionário e registro documental existente, que nos possibilitou compreender o Projeto “Mala Viajante” através do contexto escolar, da prática pedagógica e através dos sujeitos envolvidos no processo sejam as professoras e alunos do Ensino Fundamental I e familiares.

Objetivo Geral

O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levará livros na "MALA VIAJANTE" para serem lido por ela e o adulto da sua casa. Despertando no aluno o interesse pela leitura de histórias clássicas, contos, fábulas, revistas, gibis e interação entre a família.

Objetivo específico

· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
· Desenvolver habilidades sociais;
· Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
· Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.

Desenvolvimento

Poderá ser qualquer adulto da família, que na maioria das vezes, a própria criança escolhe. Depois a criança terá que fazer o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhará o livro dentro da mala. Um aluno levará a "MALA" numa segunda-feira para casa e trará na quinta-feira o professor irá conferir o material e enviará novamente na sexta-feira para outro aluno retornando na segunda-feira. O fundamental será incentivar o hábito da leitura principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é um pouco menor. O conteúdo da mala será bem diversificado, podendo conter revista, livro, gibi, jogos e filme propiciando assim um contato maior com diferentes tipos de imagens e textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (466.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com