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Projeto Volta às Aulas

Por:   •  21/10/2019  •  Seminário  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

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ESCOLA

Justificativa:

Na literatura encontramos o termo “atividade lúdica”  como sinônimo de “brincar”. Atividade lúdica esta relacionada com o ato de brincar, com a recreação e com a “brincadeira de criança”. Essa expressão é usada para denominar uma tarefa tão simples que não requer esforço. A palavra brincar só existe na nossa língua.

A contribuição que o brincar tem no desenvolvimento neuro psicomotor da criança, mostra a importância de sua utilização como um instrumento de aprendizagem.

A criança tem a necessidade de explorar, agir sobre o seu ambiente e demonstrar sua competência em diversas atividades.

O brincar é uma modalidade de desenvolvimento que permite avanços significativos nas funções motoras, sensoriais, cognitivas, e sociais das crianças.

O que está intrínseco na brincadeira:

  •  A Liberdade: Envolve a livre escolha, a possibilidade de escolher está implícita na ação, é isso que a torna interessante.
  • O prazer: O prazer é um componente essencial do brincar, sem o prazer o brincar não existe.
  • A descoberta: No brincar, os objetos desvendam suas particularidades, a experiência ensina a criança a utilização e funcionamento, permite demonstrar seus sentimentos e vivencias.
  • O domínio da realidade: A criança pode decidir derrubar a torre de cubos, ninar a boneca, entre outras brincadeiras onde a escolha do tema de seu comportamento lúdico e a orientação do desenvolvimento da brincadeira seja de sua escolha, decidindo o começo e o fim da brincadeira. O que faz com que o brincar seja um processo e não um resultado.
  • A criatividade: É somente brincando que a criança é capaz de exercitar a criatividade e usar a sua personalidade. A criatividade é, de qualquer modo, sua imaginação em ação.

Piaget afirma que o jogo proporciona à criança vivenciar momentos de colaboração, competição e também de oposição. Ensina a conhecer regras, respeitar os colegas e aumentar o contato social. Permite ainda que ela crie e monte seus próprios jogos , motivando a criança a ultrapassar seus limites.

Referencial teórico do Projeto:

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Objetivo geral:

Desenvolveremos uma proposta pedagógica, utilizando as atividades lúdicas como propulsores do desenvolvimento psicomotor. Encorajando a interação, o criar e a expressão de emoções. Proporcionando situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade,  buscando solucionar suas situações problemas.

Objetivos específicos:

  • Estabelecer vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização infantil.

  • Estimular para que a criança utilize as linguagens, seja ela corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustando as diferentes intenções e situações de comunicação. Buscando compreender e ser compreendida, expressando suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos avançando no seu processo de construção de significados e enriquecendo cada vez sua capacidade expressiva.

  • Levar a criança a conhecer diferentes manifestações culturais, considerando as atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, bem como de valorização da diversidade.
  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
  • Proporcionar o prazer e o interesse da aprendizagem através das atividades lúdicas.
  • Oferecer um ambiente desafiador e diversificado que incentive a produção de aprendizado significativo para as crianças.
  • Estimular a criatividade e a imaginação como linguagem de ação.
  • Estimular o gosto pela leitura através de jogos e brincadeiras.
  • Desenvolver os conteúdos curriculares de forma significativa e prazerosa, utilizando brincadeiras e jogos como a principal ferramenta.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e matemático com diversos materiais.
  • Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo de desenvolvimento.
  • Exercitar a criatividade, ampliando o repertório do aluno.
  • Compreender as regras e rotina da turma.
  • Reconhecer e identificar as pessoas com quais convive.
  • Explorar diferentes recursos e materiais.
  • Desenvolver a psicomotricidade, o ato- reflexo e a agilidade das crianças.
  • Resgatar brincadeiras.

Conteúdos:

  • Matemática
  • Linguagem oral e escrita
  • Natureza e sociedade
  • Música / dança
  • Contação de histórias
  • Artes plásticas/ cênicas
  • Inglês
  • Movimento/ Lateralidade
  • motricidade fina e ampla/ desenvolvimento psicomotor
  • Organização e orientação espacial

Metas:

Construir avanços no que se refere ao desenvolvimento das crianças. Na área cognitiva, afetiva, social, física e na área da linguagem, reagindo aos estímulos proporcionados.

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