Projeto Volta às Aulas
Por: lizadefreitas • 21/10/2019 • Seminário • 878 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
ESCOLA
Justificativa:
Na literatura encontramos o termo “atividade lúdica” como sinônimo de “brincar”. Atividade lúdica esta relacionada com o ato de brincar, com a recreação e com a “brincadeira de criança”. Essa expressão é usada para denominar uma tarefa tão simples que não requer esforço. A palavra brincar só existe na nossa língua.
A contribuição que o brincar tem no desenvolvimento neuro psicomotor da criança, mostra a importância de sua utilização como um instrumento de aprendizagem.
A criança tem a necessidade de explorar, agir sobre o seu ambiente e demonstrar sua competência em diversas atividades.
O brincar é uma modalidade de desenvolvimento que permite avanços significativos nas funções motoras, sensoriais, cognitivas, e sociais das crianças.
O que está intrínseco na brincadeira:
- A Liberdade: Envolve a livre escolha, a possibilidade de escolher está implícita na ação, é isso que a torna interessante.
 - O prazer: O prazer é um componente essencial do brincar, sem o prazer o brincar não existe.
 - A descoberta: No brincar, os objetos desvendam suas particularidades, a experiência ensina a criança a utilização e funcionamento, permite demonstrar seus sentimentos e vivencias.
 - O domínio da realidade: A criança pode decidir derrubar a torre de cubos, ninar a boneca, entre outras brincadeiras onde a escolha do tema de seu comportamento lúdico e a orientação do desenvolvimento da brincadeira seja de sua escolha, decidindo o começo e o fim da brincadeira. O que faz com que o brincar seja um processo e não um resultado.
 - A criatividade: É somente brincando que a criança é capaz de exercitar a criatividade e usar a sua personalidade. A criatividade é, de qualquer modo, sua imaginação em ação.
 
Piaget afirma que o jogo proporciona à criança vivenciar momentos de colaboração, competição e também de oposição. Ensina a conhecer regras, respeitar os colegas e aumentar o contato social. Permite ainda que ela crie e monte seus próprios jogos , motivando a criança a ultrapassar seus limites.
Referencial teórico do Projeto:
[pic 1]
Objetivo geral:
Desenvolveremos uma proposta pedagógica, utilizando as atividades lúdicas como propulsores do desenvolvimento psicomotor. Encorajando a interação, o criar e a expressão de emoções. Proporcionando situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade, buscando solucionar suas situações problemas.
Objetivos específicos:
- Estabelecer vínculos afetivos, ampliando as possibilidades de comunicação e socialização infantil.
 
- Estimular para que a criança utilize as linguagens, seja ela corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustando as diferentes intenções e situações de comunicação. Buscando compreender e ser compreendida, expressando suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos avançando no seu processo de construção de significados e enriquecendo cada vez sua capacidade expressiva.
 
- Levar a criança a conhecer diferentes manifestações culturais, considerando as atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, bem como de valorização da diversidade.
 
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
 
- Proporcionar o prazer e o interesse da aprendizagem através das atividades lúdicas.
 
- Oferecer um ambiente desafiador e diversificado que incentive a produção de aprendizado significativo para as crianças.
 
- Estimular a criatividade e a imaginação como linguagem de ação.
 
- Estimular o gosto pela leitura através de jogos e brincadeiras.
 
- Desenvolver os conteúdos curriculares de forma significativa e prazerosa, utilizando brincadeiras e jogos como a principal ferramenta.
 
- Desenvolver o raciocínio lógico e matemático com diversos materiais.
 
- Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo de desenvolvimento.
 
- Exercitar a criatividade, ampliando o repertório do aluno.
 
- Compreender as regras e rotina da turma.
 
- Reconhecer e identificar as pessoas com quais convive.
 
- Explorar diferentes recursos e materiais.
 
- Desenvolver a psicomotricidade, o ato- reflexo e a agilidade das crianças.
 
- Resgatar brincadeiras.
 
Conteúdos:
- Matemática
 - Linguagem oral e escrita
 - Natureza e sociedade
 - Música / dança
 - Contação de histórias
 - Artes plásticas/ cênicas
 - Inglês
 - Movimento/ Lateralidade
 - motricidade fina e ampla/ desenvolvimento psicomotor
 - Organização e orientação espacial
 
Metas:
Construir avanços no que se refere ao desenvolvimento das crianças. Na área cognitiva, afetiva, social, física e na área da linguagem, reagindo aos estímulos proporcionados.
...