TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto bullyng

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

BULLYING: QUANDO A BRINCADEIRA PERDE A GRAÇA!

MARIA DE LURDES DOS SANTOS SILVA  RA:1407356

POLO PAULÍNIA

2015

MARIA DE LURDES DOS SANTOS SILVA  RA: 1407356

BULLYING: QUANDO A BRINCADEIRA PERDE A GRAÇA!

     

Trabalho apresentado na disciplina

 Projetos e Práticas de Ação Pedagógica

Ministrada pela professora: Cleópatra Barbosa

Paulínia

2015

SUMÁRIO

  1. TEMA........................................................................................................1
  2. JUSTIFICATIVA........................................................................................2
  3. SITUAÇÃO PROBLEMA...........................................................................3
  4. PUBLICO ALVO........................................................................................4
  5. OBJETIVOS..............................................................................................5
  6. EMBASAMENTO TEÓRICO.....................................................................6
  7. RECURSOS METODOLÓGICOS.............................................................8
  8. RECURSOS..............................................................................................9
  9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.........................................................10
  10. AVALIAÇÃO............................................................................................11
  11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................12

TEMA

Bullying: Quando a brincadeira perde a graça!

 ...termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.( Orson Camargo, colaborador da Brasil Escola)

JUSTIFICATIVA

Quem nunca ouviu falar em Bullying e suas consequências dentro das escolas?

A escolha desse tema foi a partir de observações da realidade enfrentada de convivência no ambiente escolar. A violência surge e acontece nos diversos ambientes e segmentos de sociedade, isso significa que a escola não é poupada, um problema que vem afetando o dia a dia de professores, alunos e demais membros da equipe pedagógica da escola.

O bullying, em certas situações, pode fazer com que o aluno vitimado tenha queda no seu rendimento escolar, desencadeando doenças psicossomáticas ou, até em casos extremos, fazendo com que deixe de frequentar a escola, prejudicando todo o seu desenvolvimento. Em alguns casos, pode até leva-lo a cometer suicídio, como foi o caso de Amanda Todd, a adolescente que cometeu suicídio em outubro de 2012, por sofrer bullying de colegas da escola.

Portanto é necessário que toda comunidade escolar, professores, pais, direção e orientação, sob olhar do supervisor e orientador, busquem soluções para esse mal que atinge não só a comunidade escolar, mas sim toda sociedade.

SITUAÇÃO PROBLEMA

A prática de bullying, atos de intolerância e discriminação é algo que infelizmente existe em ambientes escolares e preocupa educadores, alunos e família. Sendo a escola um ambiente de aprendizagem não só de disciplinas como também de cidadania e práticas para o bom convívio em sociedade, cabe a ela educar esse aluno para o respeito á diversidade, resolução de conflitos de forma inteligente e integradora e reconhecimento da importância do próximo; apresentando ao aluno ações afirmativas e que fixam a valorização de todos independente de suas diferenças.


PUBLICO ALVO

Toda comunidade escolar, o projeto envolve todos da escola de Ensino Fundamental Anibal de Freitas. Sendo que as atividades se diferenciam adequando se ao grupo que será aplicado.

OBJETIVOS

O projeto tem como principal objetivo o reconhecimento e valorização de cada aluno focando na individualidade para construção do respeito coletivo e aproximando a escola da realidade de cada um. A proposta é que o aluno tenha sua auto estima trabalhada e dessa maneira contribua positivamente com sua cultura, família, amigos e sociedade em geral, bem como a formação dos profissionais da escola para que sejam capazes de agir de forma positiva e consciente, e a participação integradora da comunidade para que o sucesso seja eficaz e permanente.

EMBASAMENTO TEÓRICO

"(...)o que atualmente tem sido denominado bullying é um fenômeno há muito conhecido pela humanidade, mas que ganhou nova nomeação pela ciência pragmática que se ilude ao tentar controlá-lo via classificação e aconselhamentos. Somando-se a isso, sua assimilação torna-se imediata numa sociedade que se pretende cinicamente cosmopolita (sem sê-lo de fato), pois o que assusta e fere a moral burguesa, hegemônica em nosso tempo, é a forma como tem se manifestado no ambiente escolar e as conseqüências que têm trazido, e que tem como exemplos mais extremos os suicídios e os ataques armados à comunidade que resultam em pessoas feridas e mortas." (Antunes e Zuin, 2008, p.36/37)

O termo bullying surgiu na década de 1970 na Noruega. Designa comportamentos agressivos, físicos e ou psicológicos, entre colegas de escola, trabalho, prisão, condomínio ou quaisquer outros ambientes de convívio, onde um indivíduo, um grupo de indivíduos, agride outros, que geralmente não tem muitos meios de defesa. O fato é que, como não poderia deixar de ser, as minorias são as vítimas preferenciais dos ataques.

Em 1982 ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos, motivadas pela situação de maus tratos a que eram submetidos pelos seus companheiros da escola. Este fato teve grande repercusão nos meios de comunicação, mobilizando o governo Norueguês que fizeram uma campanha nacional contra o bullying no ano seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com