TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio Anos Iniciais

Por:   •  7/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

JULIE ANE DE ALMEIDA CARDOZO

ESTÁGIO SUPERVISONADO II: ANOS INICIAS (FLC3956PED)

TUTOR EXTERNO: Shirllene Ferreira Simplício Oliveira

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SANTANA - AP

2022/1


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        3

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        5

2.1 METODOLOGIA        5

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        6

APÊNDICES        7 a 13

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Metodologias de ensino

Programa de Extensão: Metodologia e estratégia de ensino e de aprendizagem

Projeto de Extensão: Práticas pedagógicas na educação básica em tempos de ensino à distância.

Produto Virtual: Trilha pedagógica

Tema: A Música Como Instrumento De Aprendizagem Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

O objetivo deste projeto de estágio é definir como se dará o estágio obrigatório II. Para tal foi escolhido como área de concentração metodologias de ensino visto que será abordado um processo de ensino aprendizagem e as metodologias de ensino têm um papel fundamental nesse processo.

O tema escolhido para ser abordado durante o estágio é A Música Como Instrumento De Aprendizagem Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, pois a música pode se transformar num instrumento muito importante no aprendizado das crianças. É uma forma de expressão dos seres humanos, dentro das escolas a música está perdendo o espaço, sendo necessário que refletimos sobre nossas práticas para conseguir trazer a música de volta no cotidiano das escolas.

Os professores precisam estudar sobre como a música pode ser trabalhada dentro de sala de aula com as crianças, tomando sempre o cuidado de experimentar e vivenciar a música. As crianças adoram trabalhar com músicas, sendo muito importante para o seu desenvolvimento como um todo, aprendem muita facilidade, podendo com a música demonstrar sentimentos e vontades, além de trabalhar também a sociabilidade das mesmas, a música trabalha com o raciocínio lógico, e isso faz toda uma diferença no desenvolvimento das crianças.

1.2 OBJETIVOS

  • Evidenciar os efeitos da música no processo de ensino aprendizagem;
  • Entender como a música pode ser usada nesse processo;
  • Observar o papel do educador na mediação dos mesmos.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os recursos usados para as aulas de música são de natureza lúdica e por meio dos jogos e brincadeiras, do nível sensorial, trabalhando o corpo de maneira natural, atingindo o nível da sensibilidade, responsável pelo aprimoramento do trabalho, chegando-se ao nível mental, momento em que as experiências vividas serão compreendidas e teorizadas. Para as crianças o trabalho com música traz diferentes sensações, melhorando no seu aprendizado, fazendo com que a sala de aula se torne um ambiente prazeroso, aumentando o interesse das crianças em participar das aulas como um todo.

[pic 3]

Com esse trabalho será mostrado formas de como se trabalhar com música pensando na melhor formação do professor, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental.

Fazendo com que os educadores desenvolvam uma prática educacional voltada para seus alunos, tornando-os pessoas atuantes e críticos. Devemos ter consciência que só com o estudo sobre determinados assuntos, teremos poder de mudar algumas atitudes que ao passar do tempo foi se enraizando nas escolas como um todo. [pic 4]

A escola precisa ser um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção das crianças no cotidiano das questões sociais marcantes e em um universo cultural muito maior do que estão acostumados em casa. A formação escolar deve possibilitar o desenvolvimento de capacidades, de modo a possibilitar a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar que as crianças possam usufruir das manifestações culturais nacionais e universais.

Além de auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades auxiliam na aprendizagem dos alunos, lembrando sempre que qualquer atividade deve ser planejada. Trabalhar com a música não é simplesmente ligar o som e dizer que a escola oferece a disciplina de arte musical é preciso ter consciência dos objetivos que deseja alcançar através da música.

Na ótica de Fonterrada (2008, p.10):

[pic 5]

E assim a música é utilizada também como instrumento de inclusão social onde a cada letra estudada vários temas podem ser abordados e assim, a cada música apresentada em sala de aula, maiores cidadãos críticos poderão surgir.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO                

2.1 METODOLOGIA

A partir deste projeto de estágio ficam definidas as condições para a realização do estágio obrigatório II - anos iniciais, a qual será produzido em modelo pandemia oferecido pela instituição de ensino superior Leonardo da Vinci, como requisito avaliativo do curso de pedagogia. O mesmo ocorrerá através de pesquisa bibliográfica de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos e materiais disponibilizado na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (467.4 Kb)   docx (774.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com