TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED2290) Estágio Curricular Obrigatório II –Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  30/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autoras: Claudiane Vanderlei Correia

Claudjane Vanderlei Correia[1]

Tutora externa: Gisele Teles da Silva[2] 

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED2290) Estágio Curricular Obrigatório II –Anos Iniciais do Ensino Fundamental

11/12/20

RESUMO: Neste trabalho podemos ver um pouco ver um pouco sobre a linguagem e escrita, compreendendo a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, uma etapa muito importante para as crianças dos anos iniciais da sua vida reinventando o hábito da leitura como uma forma de interagir, da oralidade, da produção textual e fundamental que as crianças busquem ler tipos de textos diferenciados sempre buscando respeitar o que cada um interpretar e o que foi lido. O letramento vem sendo apropriados nas práticas pedagógicas, na prática de alfabetização e no ensino da linguagem. A reprovação de alunos pode ser medida em porcentagens ou seja, o ensino está desigual, os alunos no 3º ano do Ensino Fundamental são reprovados muitas vezes pela falta de leitura que acarreta vários outros problemas nas áreas da interpretação textual, oralidade, rodas de conversas, debates entre outros, o que justifica esta falta também de estímulos, fica claro que é o modo de ensino na entrada do ensino fundamental. Vemos o fracasso na leitura e na escrita nos primeiros anos do fundamental.

PALAVRAS CHAVE: Aluno; Escrita; Leitura; Linguagem.

1 INTRODUÇÃO

A alfabetização é uma forma de ensinar a ler e escrever de maneira correta, já o letramento é uma forma de fazer o uso da leitura e escrita de forma certa, não só na escola, mas na sua vida no seu dia a dia.

        Nessa nova realidade o professor deve buscar novas formas para ensinar, pois com essa realidade a internet virou um grande amigo e aliado do professor.

Diante de um contexto mundial onde a educação parou de funcionar em instituições de ensino, cabe dar lugar a educação remota ou a distância, pois mesmo em tempos em que a pandemia se alastrou por todo o mundo a educação não pode parar e é neste âmbito virtual que o ensino vai se desenvolvendo e dando forma a educação.

Os temas alfabetização e letramento é palco de várias discursões no meio educacional, pois através de estudos de grandes autores podemos perceber que esses dois processos são diferentes, porém são inseparáveis um complementa o outro para o desenvolvimento pleno da criança.

O referido trabalho é de fundamental importância para que o professor alfabetizador possa intervir no processo de aprendizagem de seus alunos de maneira ativa e melhor embasada no que diz respeito ao processo de leitura e da escrita.

Diante do exposto foram delimitados objetivos que orientaram toda a pesquisa até seu resultado final, tem-se por objetivo geral: Compreender a importância da alfabetização e do letramento nas aulas online do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. E específicos: Analisar o processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Apesentar os métodos de alfabetização utilizados em sala de aula e Refletir sobre as dificuldades da leitura e da escrita encontradas em sala de aula.

O Paper está estrutura da seguinte forma: Introdução, fundamentação, objetivos, considerações final e anexo que contém os planos de aulas dos estágios realizados na Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros.

2 A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A alfabetização e o letramento são muito importantes e um apoia o outro e não deve ser separados. Sendo uma forma de ensinar a ler e escrever. O letramento é o processo de leitura e escrita. Esses dias dois processos devem andar juntos, pois um apoia o outro e não devem ser ensinados separados. É necessário a união dos processos de caminhar juntos Soares (2003) disserta sobre a importância desses processos.

Dissociar alfabetização e letramento é um equivoco no quadro das atuais concepções linguística, psicológicas e psicolinguísticos de leitura e escrita a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por estes dois processos, pela aquisição do sistema convencional de escrita a alfabetização e pelo desenvolvimento de habilidades de uso deste sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas que envolvem a língua, escrita, o letramento (Soares, 2003, p.12).

O letramento e a alfabetização são processos distintos, mas que são dissociáveis, pois a partir do desenvolvimento de um o outro é intercalado para o desenvolvimento pleno do ser.

2.1 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

O processo de alfabetização e letramento são procedimentos distintos que andam um ao lado do outro. Uma pessoa alfabetizada pode não ser uma pessoa letrada, a alfabetização diz respeito ao saber ler e escrever, enquanto o letramento remete-se ao saber ler e escrever e que correspondem as demandas sociais da leitura e escrita.

Lagoa (1990) apresenta que “o alfabetizado é uma pessoa capaz de ler e escrever tendo uma compreensão, uma breve e simples exposição de fatos a vida cotidiana”.

Houve um tempo que era possível passar os rudimentos da língua para outra pessoa aquele que conhecia esses códigos era considerado alfabetizado. Hoje podemos dizer que o individuo que possui o domínio do código e realiza a tarefa de codificar/decodificar e considerado como alfabetizado (LAGOA, 1990, p. 30 apud, OLIVEIRA, 2014).

De acordo com o autor ouve um tempo que a pessoa bastava passar os rudimentos da língua e que conhecia os códigos já eram considerados alfabetizados, hoje em dia a pessoa passar para ser considerado alfabetizado tem que possuir o domínio do código e realizar as tarefas que são codificar e decodificar.

Diante do surgimento de novas situações e exigências apareceu uma nova concepção de alfabetização onde a qual não basta que o aluno tenha o domínio do código, mais têm que aprender a escrever textos eficientes, pois abrange muito mais conhecimentos e habilidades do que unicamente codificar e decodificar palavras ou escrever frases tem que desenvolver textos apropriados a determinadas situações, pois em virtude de mudanças sociais, a alfabetização adquiriu proporções mais vastas e passou a ser abarcada como um processo de compreensão do sistema de escrita, que envolvem a aprendizagem da linguagem escrita e de seus usos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com