TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Ciências e Matemática

Por:   •  5/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

desafio profissional

DEISE FABIANA DE ARAUJO BATISTA – RA 28.56.83.01.89

DYÉSSICA CHRISTINE LIMA – RA 28.54.18.18.09

JULIANA GABRIELA DE MEDEIROS – RA 28.10.81.03.51

PAULA FERNANDES MAIA – RA 17.15.25.79.58

PROJETO DE INTERVENÇÃO INTERDISICPLINAR

 CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

[pic 3]

DEISE FABIANA DE ARAUJO BATISTA – RA 28.56.83.01.89

DYÉSSICA CHRISTINE LIMA – RA 28.54.18.18.09

JULIANA GABRIELA DE MEDEIROS – RA 28.10.81.03.51

PAULA FERNANDES MAIA – RA 17.15.25.79.58

PROJETO DE INTERVENÇÃO INTERDISICPLINAR

 CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Desafio profissional apresentado à Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas da 7ª série do Curso de Pedagogia.

Tutor a Distância:

BARRETOS

2018



SumÁrio

        

INTRODUÇÃO        3

MAPEAMENTO DA TURMA E SUAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM................4

 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA 5º ANO.................................................... 6

PROJETO DE INTERVENÇÃO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA......................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS.        12

REFERÊNCAIS BIBLIOGRÁFICA        14


INTRODUÇÃO

 Esse desafio faz referências às disciplinas de Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes não escolares, Educação em Ambientes Não Escolares; Projeto de Extensão à Comunidade; Fundamentos Filosóficos da Educação; Psicologia da Educação.

Conforme cita Amado (2018) tem os objetivos de auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, de promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão e também de direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual, entre outros.

Quando os alunos membros do grupo concluírem as etapas propostas neste desafio, terão que ter desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que podemos destacar como a utilização, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, a reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem a partir da inclusão de alunos que necessitam de um atendimento mais diferenciado., entre tantas outras competências e habilidades.

No final do desafio a produção acadêmica proposta é a construção de um projeto de intervenção pedagógica que priorize o trabalho interdisciplinar e considere as diferenças nos processos de aprendizagem dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo específico de reconhecer a importância da interdisciplinaridade e da diversidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem para a melhoria do ensino e do desenvolvimento coletivo e individual dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta, com o tema Ciências e Matemática, apresenta estratégias pedagógicas diferenciadas para inclusão do aluno com deficiência visual que faz parte da turma.  

Por meio do desafio os membros do grupo promovem individualmente a reflexão crítica sobre os temas relacionados as disciplinas pertinentes a esse desafio. Esse desafio é um trabalho de pesquisa e que permite verificar a realidade vivenciada na prática pedagógica. Além disso, é uma ótima oportunidade para se colocar em prática as habilidades como escritores, por meio dos registros.

MAPEAMENTO DA TURMA E SUAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM

Coordenadores do projeto:  Professora Ana e Professora Auxiliar Alessandra

Descrição do perfil a aprendizagem dos alunos:

           Segundo relato da professora que se aposentou, no início do ano as crianças não gostavam não aceitavam ser repreendidas e desobedeciam às normas para uma boa convivência em grupo principalmente nos momentos de desenvolver trabalhos em grupos, falavam alto demais, não esperavam a sua vez de falar etc. A maioria das crianças preferiam brincar em grupo. Na realização das atividades dirigidas, percebe-se que o que alguns primeiramente observam os colegas realizarem para depois fazer também foi a partir daí que a professora descobriu que esses alunos apresentavam uma certa dificuldade em desenvolver algumas atividades sozinhas, outro decidem fazer de imediato e mais vezes. Na realização das atividades propostas em sala de aulas são bastante participativos, realizam o que é proposto com atenção e capricho, demonstram desinteresse em algumas atividades e interesse em outras.

         Os conteúdos que mais apresentam dificuldades são na matemática, em especial na divisão e na multiplicação e em ciências. No entanto tem grandes habilidades para trabalharem com produção textual. Tem ainda os alunos de baixa visão que estão em defasagem de alunos em relação conteúdos de Matemática e de Ciências.

Número de Alunos: 29

Meninos: 14

Meninas:15

Descrição do perfil da turma em relação às características sociais e econômica:

            Os alunos da Escola que está situada no centro do município são oriundos de diversos bairros da cidade. Sabe-se que a situação socioeconômica destes alunos é equilibrada. A maior parte dos alunos da escola moram em torno da escola. A escola, está situada próxima a uma Unidade Básica de Saúde (USB), uma Escola Estadual, e alguns comércios como bares, supermercados, farmácias, quadra esportiva coberta, posto de conveniência, lojas de confecções, mercearias e padarias e muitas residências, além do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), entre outros.

          A renda média dos familiares, isto é, dos pais ou responsáveis pelos alunos dessa turma é de dois a três salários mínimos. A maior parte das famílias possuem pais ou responsáveis que trabalham e as crianças não colaboram com a renda familiar.

Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem dos alunos:

       A participação da comunidade nas atividades escolares apresenta um número reduzido. Geralmente os pais e a comunidade participam de atividades quando são chamados nas reuniões de pais ou alguma festividade.

Observa-se também que, pais ou responsáveis tem interesse em receber notícias sobre a situação escolar de seus filhos nas reuniões de pais e mestres, entrega de boletins, etc.  Os pais acreditam que estes estão sendo bem cuidados dentro da instituição escolar, são pouquíssimas às vezes em que colegas brigam na escola, pois o modelo de educação da escola é bastante diferenciado devido ao espaço escolar e os funcionários os conhecem bem, observando-se um atendimento personalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com