TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Educação Infantil

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Intervenção -  Educação Infantil

Reflexão a respeito da importância do brincar no processo de aprendizagem da criança:

O Ministério da Educação e outros órgãos estabeleceram algumas referências, parâmetros e diretrizes como base para a educação infantil, porém as instituições, diretores, especialistas, analistas, supervisores pedagógicos, professores, monitores, entre outros funcionários da educação, não devem tomar como base apenas estas regras e direções, pois devem ter como preocupação primária o desenvolvimento intelectual, motor, prazer e satisfação das crianças promovendo projetos bem elaborados com objetivos e metas de educação, escolarização e aprendizado.

Nas creches e pré-escolas tem-se notado a dificuldade da oferta de brinquedos para as crianças, além da pouca importância dada à atividade lúdica para o desenvolvimento da criança.

O brinquedo é a essência da infância e sua principal atividade, mas nem sempre as instituições desenvolvem práticas que tornam este raciocínio lógico como orientador da organização de suas rotinas.

As instituições escolares cada vez mais tem se preocupado com a antecipação de oferta de conteúdos formais do ensino e dado ênfase à alfabetização precoce das crianças.

A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas.

Práticas e rotinas não devem servir para adestrar, mas para educar, criar, aprender, divertir e socializar, envolvendo a escolarização consciente, agradável e prazerosa, pois neste contexto do brincar para aprender e aprender brincando, leva as crianças a uma rotina leve, impactante e estimulante no interesse pelo conhecimento, pelo ambiente escolar como extensão de suas casas e pelo convívio coletivo, tornando o aprendizado mais fácil, divertido, agradável, abrangente e com resultados satisfatórios em todas as áreas do conhecimento, natureza, sociedade, ciência, etc.

Por isso a necessidade da intervenção pedagógica de ação lúdica que muitas vezes é ignorado, mas tão importante quanto os conteúdos teóricos, pois desenvolvendo o lúdico no contexto educacional com brincadeiras pedagógicas se traduz em melhor interação interpessoal, socialização, compreensão, aprendizado, interesse, participação, crítica, reflexão, criatividade, imaginação, construção, flexibilidade, psicomotricidade, raciocínio lógico, domínio espacial, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento humano e intelectual, deixando de ser um ato mecânico, mas natural nas relações humanas.

O brincar é importante em todos os momentos como: acolhida, hora das refeições, higienização, atividades em sala, entre outros momentos, utilizando-se de jogos, músicas, danças, rodas de conversas, cantigas de roda, brinquedos pedagógicos, etc.

O brincar ajuda as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social.

O brincar cria as relações com o mundo, favorece a socialização e o aprender.

O papel do professor é proporcionar situações de brincar livre e dirigido no espaço educativo de modo a atender às necessidades de aprendizagem e autonomia das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com