TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Educação Infantil

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Cruzeiro do Sul

Nome do Polo/Campus: Polo Ever

Nome do Curso: Pedagogia

RGM do Aluno: 16385926

Disciplina: Projeto de Intervenção

Nome da Atividade: Educação Infantil

Nome do Tutor: Adriana Bento

        A Importância do Brincar no Processo de Aprendizagem da Criança.        

Nos tempos atuais, a criança é vista como uma cidadã com direitos; entre eles o direito ao brinquedo e a brincadeira.

A criança não nasce sabendo brincar, ela aprende conforme a cultura em que vive. Embora pareça só diversão, distração e prazer; brincar faz parte da infância; é o momento em que a criança está se desenvolvendo.

As brincadeiras são importantes para o total desenvolvimento da criança; no desenvolvimento físico, intelectual, social, moral e afetivo.

Brincar é um processo de interação das crianças, tanto com adultos, quanto com outras crianças. Quanto mais relações e oportunidades de experiências tiverem, mais rica será a sua cultura e o seu brincar.

O brincar favorece o aprender, o fazer, a convivência em grupo. Favorece a descoberta, a concentração, a observação, percepção e análise.

Mas é preciso deixar o brinquedo a disposição da criança para que ela possa manipular e explorar. Assim vai aprender a tomar decisões, a se movimentar, a se organizar.

A criança precisa ter liberdade para brincar, ter a livre escolha de decidir com o que, quando e com quem ela quer brincar. Assim poderá exercitar sua autonomia.

Tanto as escolas de educação infantil quanto os pais devem entender essa importância que o brincar tem na vida das crianças. Oferecendo oportunidades diversas para as crianças. Criando espaços, materiais e brinquedos adequados para que esse desenvolvimento possa acontecer.

A criança precisa de estímulos, de mediações para brincar. Precisa garantir o acesso, assegurando esse direito a criança.

Brincar com a criança aumenta seu nível de interesse e reforça os laços afetivos. Elas são capazes de brincar sozinhas, mas precisamos estar sempre observando; disponíveis para o que ela precisar e atentos para proteger a criança quando precisar.

Todo conhecimento e desenvolvimento que a criança for adquirindo estarão ligados aos estímulos proporcionados em seu ambiente cultural e social.

As escolas de Educação Infantil devem promover espaços, estruturas, materiais, brinquedos e profissionais adequados para a criança. Pois é onde as crianças passam a maior parte do seu dia. Embora algumas não cumpram com o proposto.

Infelizmente alguns pais não disponibilizam de tempo para os filhos e não conseguem suprir as necessidades que seus filhos tem em brincar.

Também faltam espaços públicos apropriados para as crianças poderem brincar, se expressarem. Isso faz com que elas fiquem muito tempo dentro de casa e não convivam com outras crianças.

E temos também as novas tecnologias que acabam afetando o modo de brincar da criança.

Sendo assim, as escolas de Educação Infantil devem ser um local privilegiado para propiciar o pleno desenvolvimento infantil. Atividades lúdicas devem ser valorizadas e devem estar presentes sempre na educação infantil para a criança aprender e se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com