TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pedagogio

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MIRIAM FONSECA ANDRADE                        RA: 129.910.70.72

JONATHAN RICARDO REAL DE OLIVEIRA          RA: 129.920.14.66

        

PROJETO INTEGRADOR

CAMPINAS / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

MIRIAM FONSECA ANDRADE                        RA: 129.910.70.72

JONATHAN RICARDO REAL DE OLIVEIRA          RA: 129.920.14.66

        

BRINCAR, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SEUS VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador I,

 do  Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera --

UNIDERP, apresentado como requisito parcial á obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância:

                                                         

CAMPINAS / SP

2015

RESUMO

O foco deste trabalho é a reflexão sobre os jogos e brincadeiras, que fazem parte do cotidiano das crianças e desempenha um papel importante em seu desenvolvimento. Neste momento, a criança pode expressar através de modo simbólico, o que está sentindo, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e o conhecimento que vai construindo a partir das experiências que vive. O brincar também tem como objetivo fazer o professor refletir sobre seu fazer pedagógico, buscando novas formas de ação junto à produção do conhecimento das crianças.

Ao brincar, a criança se abstrai, ela assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, o brincar cativa e desafia seu conhecimento, além de envolver também o próprio educador à medida que ele se dispõe a observar e intervir no jogo. Brincando a criança reflete, ordena, desorganiza, reconstrói o mundo a sua maneira, aprende a decidir, ter opinião própria, descobre seu papel e seus limites.

O brincar sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos, sendo de grande valia no desenvolvimento do ser humano, na sociedade e na vida da criança. A brincadeira pode estimular o desenvolvimento da criança onde as atividades desenvolvem a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os sentidos e aspectos para o processo da aprendizagem.

Na psicologia cognitiva, a criança constrói um conceito através de um processo lento e gradual, com isso, entra a necessidade de iniciar informalmente desde cedo, por meio de jogos, em atividade manipuláveis e de exploração espontâneas e intuitivas, pois quando a criança brinca livremente com materiais, constata-se suas diferenças e semelhanças, podendo assim, afirmar que a criança aprende muito quando brinca.

O brincar estimula, facilita a construção do conhecimento, tornando-se prazerosos e desejável para todos e com isso, a criança se sente segura em relação às outras e a ela mesma, sendo capaz de levar curiosidades sobre o meio.

PROBLEMATIZAÇÃO

Brincar segundo o dicionário significa: diverte-se infantilmente, entreter-se, folgar, foliar, ou seja, brincar é importante e presente nas nossas vidas.

O educador deve sempre estar preparado, estimulado e proporcionar diferentes maneiras de ensinar, pois somente assim acontecerá a assimilação entre a teoria e a prática, permitindo que a criança construa durante seu desenvolvimento sua aprendizagem. Nos dias de hoje, as escolas oferecem estudos sistematizados ao educando, muitas vezes cansativos, mais os educadores devem procurar alternativas para aumentar a motivação, porém muitos educadores ainda utilizam o lúdico somente para preencher espaços abertos do seu planejamento sem notarem que o brincar pode auxiliar de forma significativa no processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com