TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO: Psicologia Escolar e Psicologia da Saúde

Por:   •  5/4/2020  •  Seminário  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Rudinei Appel Brum , Natanael Zappas e Luan Depoi.

Projeto de Intervenção

Psicologia Escolar e Psicologia da Saúde.

Santa Maria, RS, Brasil.

2019

  1. INTRODUÇÃO

Após a entrevista realizada e uma analise detalhada do ambiente escolar, buscamos ter mais acesso aos professores, para entender melhor oque esta acontecendo com estes profissionais, que no nosso contexto atual estão muito adoecidos e sobre carregados.

Para a aplicação de uma forma prática de se relacionar a teoria desenvolvida no estudo acadêmico com as praticas realizadas no âmbito da realidade comunitária, foi proposto um trabalho que proporciona um contato direto com a prática do convívio e experiência escolar.

.A escolha da escola se fez através da facilidade de acesso ao contato de um dos acadêmicos entrevistadores, ao qual tem a escola escolhida, como integrante de sua comunidade. Identificado como Colégio Estadual Tancredo Neves, é uma escola pública estadual do município de Santa Maria, localizado no bairro Tancredo Neves, região Oeste da cidade.

Os modelos educacionais e sua intervenção na formação do individuo, necessitam da presença de um profissional que possa lidar com situações diversas, possibilitando uma melhora no clima na escola, o que refletiria sobremaneira na formação de uma dos indivíduos no âmbito escolar, o que por sua vez refletirá nos indivíduos da sociedade.

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivos Gerais:

- Colaborar com o processo educacional, utilizando-se do saber da Psicologia no contexto escolar.

2.2 Objetivos Específicos: 

- Propiciar com que os professores estabeleçam uma boa relação com o aluno que o atende;

- Elaborar formas de intervir no ambiente escolar

3. REFERENCAIL TEÓRICO

        O memento em que os alunos estão vivenciando a formação escolar engloba também a formação da subjetividade que é continua, e o ambiente escolar é um fator relevante a esta construção.

Conforme Prata “ebiente essa noção vem sempre precedida das palavras “formas”, “modos”, “processos”, que apontam que a subjetivação nunca está acabada, mas se constitui como um processo contínuo” (2005, p.108.apud, PRATA,

2001).        

Compreendemos a necessidade de um amparo especializado para a demanda apresentada pela entrevistada, porém é perceptível em sua proposta, um entendimento do fazer psicológico do modelo tradicional e clinico o qual não deverá ser a realidade do trabalho apresentado, pois segundo Martinez:

As contribuições da Psicologia no campo educativo não se reduzem ao trabalho do psicólogo na instituição escolar, pois é sabido que os processos educacionais acontecem em diferentes âmbitos e níveis, fazendo com que a articulação Psicologia e Educação assumam diferentes e variadas formas. No entanto, é indiscutível que, no delineamento atual da sociedade, a escola tem um lugar privilegiado como locus dos principais processos educativos intencionais que, juntamente com outros, integram a educação como prática social.(2010, p.41).

A psicologia escolar, não deverá estar atrelada única e exclusivamente ao modelo clinico tradicional, embora a aplicabilidade não seja descartada uma serie de possibilidades poderiam ser abordadas pelo profissional neste ambiente.( MARTINEZ, 2010).

Conforme o Plano de Saúde das Escolas esta é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com