TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Estágio Escolar Psicologia

Por:   •  21/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 10

                          UNIC RONDONÓPOLIS ARNALDO ESTEVÃO             [pic 1]

FAIESP - Faculdade Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto

Portaria de Recredenciamento nº 707 de 08/08/2013

DISCENTES: ELIENE PAULINA DA SILVA

LAIANE CAVALCANTE DA SILVA

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NIZA

MARIA DE LURDES PIO

NILZETE OLIVEIRA SPINELLI ORLATO

PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

OS EFEITOS QUE O BULLYING PROVOCA NA AUTO ESTIMA DA CRIANÇA.

RONDONÓPOLIS - MT

2016

                          UNIC RONDONÓPOLIS ARNALDO ESTEVÃO             [pic 2]

FAIESP - Faculdade Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto

Portaria de Recredenciamento nº 707 de 08/08/2013

PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

OS EFEITOS QUE O BULLYING PROVOCA NA AUTO ESTIMA DA CRIANÇA.

Projeto de Pesquisa  de Estágio Supervisionado, apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto, a Instituição de Ensino EMPG Alcides Pereira Santos.

Orientador (a): Neide Johann Kappel

RONDONÓPOLIS - MT

2016

1.  TEMA

Promoção de Saúde Mental na Escola: Os Efeitos que o Bullying provoca na auto - Estima da Criança.

2. JUSTIFICATIVA

A importância de um atendimento psicológico em escolas está voltado em poder ajudar as crianças e adolescentes, promovendo a disseminação de um processo educativo pautado no compromisso social no ciclo entre a infância e a vida adulta, onde ocorrem  várias mudanças biológicas, psicológicas, sociais e culturais, fase esta, em que podem ser adquiridos comportamentos e sentimentos influenciados pelo ambiente e pessoas do local onde convive, que neste caso é a escola, onde a criança vive a primeira fase de sua vida social vivenciando os seus primeiros conhecimentos e emoções podendo ser condicionado por reforços positivos ou negativos, que possam afetar em seu futuro, por isso o atendimento psicológico vem intervir aplicando os conhecimentos específicos da psicologia com os conhecimentos educativos.

Para que esse trabalho seja realizado é necessário conhecer os temas da educação e do funcionamento da escola, e a função de cada funcionário para que estes conhecimentos possam ser articulados, e o psicólogo possa contribuir nos trabalhos dos professores, para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto aos alunos, porque é neste convívio dos grupos de alunos que surgem situações em que as crianças e adolescentes por falta de auxílio e conhecimentos possa a vir sofrer por não saber como reagir em determinadas situações, como o BULLYING, que quando não há intervenção eficazes contra o Bullying, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os familiares poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola.

No entanto,  quando adultos podem apresentar sentimentos negativos, como baixa auto-estima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamentos, também apresentam um comportamento hostil.

3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA

O presente texto pretende discutir a saúde mental na interface entre as áreas educação e saúde a partir da consideração de que a saúde mental é um campo em que se trabalha intensiva e obrigatoriamente com a interdisciplinaridade e com a intersetorialidade, mas, sobretudo, trabalha-se com a intersubjetividade que precede toda e qualquer discussão no espaço relacional da escola.

São recorrentes as problematizações do espaço escolar a partir de um discurso concreto e polarizado abusa-se das elucubrações sobre o espaço escolar visto como um lugar de superação dos preconceitos, de respeito ao sofrimento psíquico, de relações vinculares saudáveis. Por outro lado, no entanto, ser um lugar de risco à saúde, um tablado de violências, de ausências de limites, de negação das emoções, de gritos silenciosos de dor e outros. É preciso superar essa visão dicotômica (bipolar) da escola para que se possa tomá-la como instituição inteira, sistêmica, capaz de expressar as diferenças humanas no palco da diversidade.

Compreender a dimensão humana, mediada pelo diálogo, a partir desse lócus institucional cujo objetivo ampliado é oportunizar o desenvolvimento humano saudável em todos os seus aspectos é o objetivo desse artigo.

O foco das ações de Saúde Mental no Programa Saúde na Escola está no âmbito da promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Dessa forma há uma preocupação em superar o entendimento que a saúde mental relaciona-se com diagnóstico e tratamento de doenças mentais e problemas de comportamento.

Assim torna-se imprescindível que a discussão das ações de saúde mental no Programa Saúde na Escola perpasse pelo encontro entre diferentes setores ligados às políticas públicas que estão preocupados com a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens como escolas, equipes de atenção básica em saúde, centro de referência de assistência social, conselho tutelar, equipes de saúde mental, entre outros. Espera-se como resultados da implementação dessas ações:  Impactar na prevenção de agravos de doenças mentais reduzindo

 encaminhamentos para a rede de saúde, qualificando a ação pedagógica e a atenção integral para aspectos singulares dos educando -os e suas famílias;  Valorizar e qualificar a função social do profissional de saúde e de

 educação;  Ampliar a garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens;

  Diminuir a evasão escolar;

  Fortalecer fatores de proteção e promoção da saúde;

  Contribuir para a produção de relações de cooperação, não violência e

 garantia de direitos no território compartilhado entre escolas e equipes de saúde;  Fortalecer os vínculos entre familiares e educando - os, entre os familiares e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com