TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  20/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.258 Palavras (18 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

Disciplina: EJA

                                                            ATPS

NOME

RA

ATPS EJA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

2015

Disciplina: EJA

ATPS desenvolvido na disciplina de EJA, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do PROFº Herminio Belinato.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

1.Introdução.....................................................................................4

2.Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos...............5

3.Características do educando da(EJA)............................................14

4. Método teórico  Paulo Freire sobre o EJA....................................15

5.Plano de aula.................................................................................17

6.Considerações finais......................................................................19

7.Referencias bibliográficas.............................................................20

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho tem como objetivo  mostrar  as características  torno Educação de Jovens e Adultos (EJA),a educação de adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos na prática. A EJA objetiva atender os educandos trabalhadores que não tiveram acesso ou continuidade da escolarização na idade própria. A educação dos diferentes grupos sociais de trabalhadores objetivou habilitá-los técnica, social e ideologicamente para o trabalho, Esta modalidade de ensino tem também como objetivo fornecer subsídios para que os educandos tornem-se ativos, críticos, criativos e democráticos.

A educação tem o papel de formar os educandos-trabalhadores de modo que possam aprender permanentemente; refletir criticamente; agir com responsabilidade individual e coletiva; participar do trabalho e da vida coletiva; comportar-se de forma solidária; acompanhar a dinamicidade das mudanças sociais; enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir da utilização de metodologias adequadas. É característica desta modalidade de ensino a diversidade do perfil dos educandos, com relação à idade, nível de escolarização em que se encontram, à situação socioeconômica e cultural, às ocupações e a motivação pela qual procuram a escola. Tendo em vista a diversidade desses educandos, com situação socialmente diferenciada, é necessário que a educação de jovens e adultos proporcione seu atendimento aproveitando outras formas de socialização como expressão de cultura própria.

[pic 2]

ETAPA 1 – PASSO 2

Elencar, em tópicos, os conteúdos da Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos e os seus objetivos, utilizando como apoio as leituras propostas no Passo 1 (PLT).

Dar o prazer de um novo recomeço. ’A educação baseia-se conhecer métodos e práticas educativas, mais adequadas a realidade cultural e objetivo.

No Parecer nº11100 CEB/CNE ao enfatiza que a educação de jovens e adultos tem o objetivo criar situações d e ensino-aprendizagem adequado as necessidades .A metodologia de ensino ,educação de jovem e adultos, organização tempo e espaço (escolar).O maior desafio é incluir todos em ambiente letrado e escrita , expandido sua habilidade de aprender cada vez mais.

A escola contribui para a formação do cidadão ,valorizar culturas e opiniões e conhecimento geral para isso, a escola promove um dialogo entre os saberes da vida e conhecimento construído no processo educativo.

Dominar instrumentos básico da cultura letrada, para melhor compreender e atuas no ambiente que vive.

Ter acesso a outros graus. modalidades de ensino ,e profissionalizante, ter melhores condições no mundo do trabalho condições e desempenho distribuída de riqueza

OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÍNTESE DOS OBJETIVOS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

            Que o educando seja capaz de: • Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.

• Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade de falantes da Língua Portuguesa.

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada em diferentes situações comunicativas, preocupando-se com a correção ortográfica e gramatical.

• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.

SÍNTESE DOS OBJETIVOS DA ÁREA DE MATEMÁTICA.

Que o educando seja capaz de: • Valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.

• Apreciar o caráter de jogo intelectual da Matemática, reconhecendo-o como estímulo à resolução de problemas.

• Reconhecer sua própria capacidade de raciocínio matemático, desenvolver o interesse e o respeito pelos conhecimentos desenvolvidos pelos companheiros.

• Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos.

• Intervir em situações diversas relacionadas à vida cotidiana, aplicando noções matemáticas e procedimentos de resolução de problemas, individual e coletivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (181.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com