TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Ricardo Luis Patroni R.A.: 11101508

Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

Profª Drª Vivili Maria da Silva Gomes

Resenha - A Formação Inicial do Professor de Matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente.

Na nossa natureza estamos cercados de objetos com diversas formas e conteúdos. Tais formas são obtidas desde o cruzamento de oceanos, até na observação do cair da neve ou a teia de uma aranha com sua perfeição de formas.

Para alguns estudiosos a Matemática estaria relacionada a arquitetura do Universo relacionada a níveis criativos e cognitivos e a interpretação e extração de elementos importantes para a “realidade Matemática”.

Mesmo havendo algumas discussões relacionadas à beleza da matemática, todos concordam em grau e gênero sobre sua importância no dia-a-dia e na realidade das pessoas. Porém algumas perguntas começam a surgir em relação ao aprendizado da matemática, a como ela deve ser ensinada, o por que do ensino dessa disciplina e sua verdadeira finalidade.

A presente análise buscava conhecer como estava sendo ensinada a área de Geometria na época entre 2001-2002 em escolas do ensino fundamental. O foco da investigação baseou-se nos professores e profissionais da escola em questão. Estes foram entrevistados com o intuito de obtenção de dados e informações relevantes para o objeto em estudo.

O autor menciona que de acordo com alguns autores, a Matemática vem sido esquecida ao longo dos anos e deixada em segundo plano no ensino de Matemática, talvez pelo fato dos professores não terem treinamento, formação e experiência necessárias para o ensino dessa área e não por não considerarem tão importantes como a aritmética por exemplo.

O autor cita com muita ênfase a questão da criatividade na busca de profissionais em diversas áreas do saber, citando autores que corroboram e buscam realizar um estudo em que a matemática e a criatividade devem caminhar juntas tanto na atuação docente, como no aprendizado dos alunos.

O saber docente, indispensável para um bom ensino da matemática seria a experiência desse professor ao longo de sua vida, não apenas da sua carreira profissional, mas desde antes de sua formação. Relaciona-se com a sua experiência de vida e aprendizado em diversas áreas do conhecimento.

Os resultados do estudo demonstraram que em relação à Geometria, a maioria dos professores entrevistados declararam não ter tido uma formação sólida e apropriada.

Em suma, os docentes devem ter uma formação ampla, interdisciplinar, com foco no aluno, em suas peculiaridades sócio-culturais e particularidades e nas necessidades especiais relacionadas a cada área do saber da Matemática. Uma formação embasada apenas em conhecimentos teóricos da disciplina passam a ser inviáveis e defasados, sem proporcionar um ensino de fato de uma área tão prática e que envolve tudo em nossa volta como a Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com