TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Violência Centro Universitário de Batatais

Por:   •  27/10/2021  •  Abstract  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

VIVIANE SANTOS LIMA TEIXEIRA - 8110555

Licenciatura em Pedagogia

PORTFÓLIO

Orientadora: Lilian Paula Degobbi Bergamo

CLARETIANO – Centro Universitário de Batatais

BATATAIS

2021

Nos estudos ao longo das unidades de ensino estudamos sobre o modelo Ecossistêmico e Transacional que consiste em um modelo criado para entendimento sobre os maus tratos, esse modelo parte do pressuposto das variáveis de diferentes níveis ecológicos que acabam implicando na ocorrência de maus tratos. O modelo também nos fala sobre a suma importância de um olhar mais cauteloso sobre a história de vida das crianças e dos pais, analisando possíveis histórias de maus tratos vividas pelos pais.

O modelo transacional nos mostra os fatores de riscos de maus tratos, os fatores que aumentam a ocorrência dos maus tratos e os fatores de proteção para diminuir esses acontecimentos.

O abuso físico é um dos tipos de maus tratos, ele ocorre quando é utilizado força física contra a criança ou adolescente de maneira intencional, praticado pelos pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas, tendo o objetivo de ferir ou danificar, deixando ou não marcas evidentes. Nesse caso as agressões mais frequentes são: tapas, beliscões, chineladas, chutes, murros, cintadas, queimaduras com água quente, entre outras. Os principais fatores que levam essa agressão os transtornos de personalidade tanto do abusador quando do abusado, sendo elas impulsividade, agressividade, transtornos de humor, doenças mentais, entre outras.

A negligência está presente quando ocorre omissão dos pais ou responsáveis em fornecer as necessidades básicas para o desenvolvimento da criança ou do adolescente, bem como privar de medicamentos, cuidados a saúde, higiene e condições para frequentar a escola. O abandono por sua vez pode ser caracterizado como uma forma grave de negligência, evidenciando a ausência de um vínculo dos pais ou responsáveis com a criança ou adolescente. Os principais fatores das famílias que possuem esse tipo de maus tratos presente são: consumo elevado de álcool, drogas, famílias desestruturas e baixa renda.

O abuso sexual é o ato sexual onde o abusador está com o desenvolvimento psicossexual mais adiantado de que a criança ou adolescente. Os principais pontos que levam ao abuso sexual são famílias com padrasto, uso de álcool, drogas, desemprego, mãe passiva ou ausente, pais desocupados e cuidando dos filhos por longos períodos de tempo, dificuldades econômicas, violência doméstica e violência física conjugal, de maior predominância nesses casos.

Os casos de maus tratos estão presentes em nosso dia a dia e é de suma importância os estudos dos indícios e dos principais fatores familiares para nos ajudar e nortear, para assim amenizar essa situação, ajudando muitas crianças e adolescentes vulneráveis.    

     

 

   

Referências

BAZON, M. R.; AVILA DE MELLO, I. L. M.; BERGAMO, L. P. D.; FALEIROS, J. M. Negligência infantil: estudo comparativo do nível socioecônomico, estresse parental e apoio social. Temas em Psicologia - 2010, v. 18, n. 1, 71 – 84

BÉRGAMO, L. P. D.; BAZON, M. R. Abuso Físico infantil: avaliando fatores de risco psicológicos em cuidadores notificados. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (2), 256- 264.

BORGES, J. L.; DELL’ AGLIO, D. D. Abuso Sexual Infantil: Indicadores de Risco e Consequências no Desenvolvimento de Crianças. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology - v. 42, Num. 3 pp. 528-536, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com