TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de alfabetização e letramento nas primeiras séries do ensino fundamental

Por:   •  11/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 8
  1. [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

RACHEL LILIAN DA SILVA

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

JANDIRA

2019

RACHEL LILIAN DA SILVA

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Pré-Projeto apresentado como exigência da disciplina PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO – PRÉ PROJETO (CEL 1338).

Orientadora: MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES

  1. JANDIRA
  2. 2019

TEMA: PRÁTICAS EDUCATIVAS: Alfabetização, Leitura e Escrita

TÍTULO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. INTRODUÇÃO   

A alfabetização e o letramento são de uma importância crucial na educação, considerando principalmente que se trata de uma das etapas iniciais da escolarização formal dos educandos. Procuro neste trabalho compreender melhor esta etapa do ensino com o auxílio de diversos textos e autores, além da minha experiência como estagiária em uma escola pública, além de compreender por que a educação brasileira possui resultados abaixo da média em avaliações como o PISA.

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA

Segundo dados do PISA, edição 2015, o Brasil ocupa a 60° posição em um ranking com 70 países. Na América latina, apenas o Peru possui resultados piores que o Brasil. Apesar do PISA avaliar estudantes com 15 anos, podemos considerar que parte dos baixos índices de aprendizagem observados não só no PISA com em outras avaliações, como ENEM e Prova Brasil, podem ter início na fase inicial da escolarização. São muitas as notícias que tratam da precariedade da alfabetização no Brasil, com destaque para o analfabetismo funcional, ou seja, pessoas que já passaram pela escolarização, sabem ler, porém não compreendem o que leem. Como estagiária na rede pública de ensino lido com esta realidade diariamente, observando as muitas dificuldades dos alunos nesta etapa tão importante da escolarização. Desta forma acredito que é fundamental compreender o que é a alfabetização e a diferença desta para o letramento, de forma a melhor desempenhar estas atividades em sala de aula e sem esquecer da relação destas com o meio externo à sala de aula. Através deste texto mostro o resultado da pesquisa bibliográfica na qual diferencio o processo de alfabetização do processo de letramento, a importância e especificidade de cada um e a forma como ambos devem ser conciliados de modo a obter melhores resultados no desenvolvimento das práticas de leitura dos educandos. Conforme a pesquisa, a alfabetização refere-se a um processo de aprendizagem inicial, onde o aluno aprende a ler e escrever de acordo com as regras, códigos e símbolos do idioma no qual está sendo alfabetizado e passa a utilizar a leitura e a escrita como forma de comunicação em seu meio, aperfeiçoando esta ferramenta conforme avança no processo de escolarização. Assim, é a alfabetização que permite ao aluno avançar nos estudos, servindo de base para todos os conhecimentos que que virão posteriormente. Já o letramento refere-se ao uso que é feito da linguagem, e trata da necessidade de formar leitores competentes, aptos a leitura, compreensão e análise crítica de diversos tipos de conteúdo. Letrar significar colocar a criança dentro do universo letrado, trabalhando os diversos usos da linguagem e da escrita na sociedade. É um processo que pode se iniciar antes da alfabetização e prossegue durante toda a vida. Apesar de serem processos distintos, precisam um do outro para que ambos sejam desenvolvidos de forma significativa e alcancem o mais alto grau de desenvolvimento, permitindo que os alunos sejam capazes de se utilizar da linguagem e escrita para melhor se inserir e interagir em sociedade. Segundo Diogo e Gorette (2011, pág. 5), “deve-se cuidar para não privilegiar um ou outro processo (alfabetização/letramento) e entender que eles são processos diferentes, mas, indissociáveis e simultâneos”. Sendo assim, como realizar um processo de alfabetização associado a um processo de letramento, com qualidade, no ambiente escolar?

2. LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA

Quando pensamos em alfabetização, logo associamos este processo ao ingresso dos educandos em escolas, já na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, entretanto, hoje sabemos que tanto o processo de alfabetização como o de letramento se iniciam antes da entrada na escola.

Assim que as crianças são inseridas no meio em que vivem, começam a receber estímulos de todos os lados, e mesmo que não saibam o que significam ou como reagir a eles, começam a se apropriar das formar de comunicação, portanto podemos considerar que a alfabetização e letramento “passa a ser entendida como um longo processo que começa bem antes do ano escolar em que se espera que a criança seja alfabetizada e consiga ler e escrever pequenos textos” (BRANDÃO; ROSA, 2010 p.20, apud DIOGO; GORETTE, 2011, pág. 6).

Sendo um processo contínuo, a alfabetização e o letramento possuem um estímulo anterior, que vem da oralidade. A oralidade está presente desde que o sujeito se encontra no ventre, e desde já sendo inserido na cultura em que vive, desenvolvendo a interação com outros sujeitos do mesmo ambiente cultural e desenvolvendo a si mesmo. Esses estímulos favorecem o desenvolvimento da fala e posterior capacidade de expressar suas necessidades através desta interação através da fala com outros indivíduos.

 

Este processo precede a alfabetização e o letramento e vai servir como a primeira base para o desenvolvimento destes, contribuindo para o processo de alfabetização e letramento como um processo de leitura e inserção no mundo.

Conforme a criança vai crescendo e se desenvolvendo, vai entrando em contato com maior quantidade de estímulos, saindo dos estímulos orais para os visuais, notadamente imagens, em seguida os textos, seguido da ampliação dos significados de tudo o que está ao nosso redor, ampliando cada vez mais a interpretação do espaço em que está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com