TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscoligia do desenvolvimento

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINESE

CURSO DE PEDAGOGIA -2ªFASE – TURMA 01

Disciplina:

Psicologia do Desenvolvimento

Professora:

Cibele da Silva Lucion

Acadêmica:

Ingrid Hipólito Barbosa

 

capítulo 11[a] 

  1. qual a definição transição no desenvolvimento da adolescência?
    R=Uma mudança física importante é o inicio da puberdade, o processo que leva á maturidade sexual, o fertilidade- a capacidade de reproduzir. tradicionalmente, acreditava-se que a adolescência e a puberdade começassem ao mesmo tempo, em torno dos 13 anos de idade.
  2. quando é definido  estagio na adolescência da crianças?
    R= foi apenas no século xx que a adolescência foi definida como um estagio de vida separado no mundo ocidental. hoje , a adolenscência tornou-se  um fenômeno global. embora ela possa assumir formas diferentes em culturas diferentes. na maior parte do mundo a entrada na vida adulta leva mais tempo e é menos definida do que no passado
  3. Quais a época de oportunidade e ricos para os adolescência?
    R=  A adolescência oferece oportunidade para o crescimento não só em termos de dimensões físicas, mas também em competência cognitivo e social, autonomi, autoestima e intimidade. os jovens que tem relação de apoio com os pais, a escola e a comunidade tendem a desenvolver-se de forma possível e saudável. entretanto, os adolescentes enfrentam hoje riscos ao seu bem-estar física e mental, que incluem altas taxas de mortalidade por acidentes, homicídio e suicídio. como veremos, os comportamentos de risco podem refletir imaturidade  do cérebro adolescente.
  4. explique quando começa  a puberdade na adolescência Alteração Hormonais? R= a puberdade resulta da produção de vários hormônios. um aumento no hormônio liberador de gonadotrópica . no hipotálamo leva a uma elevação em dois hormônios reprodutivos fundamentais.o hormônio luteinizante e o hormônio estimulador dos folículos. nas meninas , os níveis aumentados de fsh levam ao inicio da menstruação.
  5. Quais caracteres sexuais primários e secundário na adolescência ?
    R= os caracteres sexuais primários são os órgãos  necessários para a reprodução . nas mulheres , os órgãos sexuais incluem os ovários , as tubas uterinas, o útero, o clitoris e vagina. nos homens, eles incluem os testiculos, o penis, o saco escrotal, as vesticulas seminais e a prostata. durante a puberdade, esses orgaos aumentam de tamaanho e amadurecem
  6. Quais os primeiros sinal de maturidade sexual: produção de esperma e menstruação na adolescência?
    R=  O amadurecimento dos orgãos reprodutores traz o inicio da mestruação nas meninas e a produção de esperma nos meninos. o primeriro sinal de maturidade sexual nos meninos é a produção de esperma .a primeira ejaculação, ou espermarca, ocorre em media aos 13 anos. A primeriro sinal de maturidade sexual das meninas é a mestruação, uma eliminação mensal do revestimento uterino. a primeira mestruação , denominada merarca, ocorre relativamente tarde na sequencia do desevolvimento feminino; seu tempo normal de ocorrência pode variar dos 10 aos 16 anos e meio.
  7. Explique o celebro dos adolescentes?
    R= Há não muito tempo a maioria dos cientistas acreditava que o cérebro estava totalmente maduro na época a puberdade. agora , estudos de imageamento revelam que o cérebro do adolescente ainda é uma obra em andamento. mudanças dramáticas nas estruturas cerebrais envolvidas nas emoções, no julgamento, organização do comportamentos  e autocontrole ocorrem entre a puberdade  e o inicio da vida adulta.
  8. saúde fiscia e mental dos adolescentes ?
    R= Nove em cada 10 adolescentes de 11a 15 anos em pais ndustrializados ocidentais se consideram saudaveis, segundo um levantamento conduzido pela organizaão mundial de saude.contudo muitos adolescentes, especialmente as meninas relatam frequente problemas de saude como dores de cabeça, dores nas costas, nervosismo e cansaço, solidão ou desanimo. lisses relatos sao especialmente comuns no estados unidos  e em israel, onde a vida tende a ter um ritmo acelerado e estressante.
  9. Explique as necessidades e distúrbios do sono nos adolescentes?
    R= a privação de sono entre adolescente tem sido chamada de epidemia. uma media de 40% de adolescente( em sua maioria meninos) em um estudo de 28 paises industrializados relataram sonolencia matinal pelo menos uma vez por semana, e 22% disseram que se sentem sonolentos quase todos os dias . geralmente as crianças vão  dormir mais tarde e dormem menos nos dias de escola á medida que ficam mais velhas. o adolescente medio que dormia de 10 horas á noite aos 9 anos de idade dorme menos de 8 horas aos 16 anos. na realidade, os adolescente necessitam tanto ou mai sono do que quanto eram menores. dormir mais nos fins de semana nao compesa a parda de sono nas noites de escola.
  10. quais os transfornos da nutrição e alimentação na adolescentes?
    R= a boa nutrição é importante para sustentar o crecimento rapido da adolescencia e para estabelecer habitos alimentares saudaveis que vão persistir até a idade adulta. infelizmente, os adolescentes norte-americanos comem menos frutas e vegetais e consomem mais alimentos com alto de colesterol, gordura e caloria e o baixo teor de nutrientes que os adolescentes em outros paises industrializados.
  11. jovens e adolescente usam e abusam de drogas?
    R=  embora a grande maioria dos adolecentes não  abuse de drogas, uma minoria significativa o faz. o aduso de substancias quimicas é o uso prejudicial de alcool ou outras drogas. o abuso pode levar á dependência quimica, ou adicção, que pode ser fisiologia , piscologia ou ambas, e que provavelmente continurá até a idade adulta. as drogas que causam dependência são especialmente perigosas porque estimulam partes do cérebro que ainda estão se desenvolvendo na adolescência.
  12. Explique a depressao na adolescencia?
    R= A depressão em pessoas jovens não se manifesta necessariamente com tristeza, mas com irritabilidade, tedio ou incapacidade para exprerimentar prazer. uma das razões por que a depressão precisa ser levada a serio é o perigo do suicidio.
  13. Explique a morte na adolescencia por acidente de automovel e armas do fogo?
    R= colisões envolvendo veiculos motores são a principal causa entreadolescentes norte-americanos, responsaveis por aproximadamente um terço de todas as mortes na adolescencia ,  isso acontece entre 16 e 19 anos do que em qualquer outro faixa etaria e especialmente para jovens que começaram a dirigir recentemente. A s mortes  de jovens entre 15 a 19 anos(incluindo homicidio, suicidio e morte acidentais), relacionadas a armas de fogo, são bem mais comum nos estados unidos do que em outros paises industrializado.
  14. Defina o estagio operatorio-formal de piaget na adolescenia?
    R= Os adolescente entram no que piaget chamou de o nivel mais alto de desenvolvimento cognitivo- o operatorio-forma- quando desenvolvem a capacidade de pensar em termos abstratos. esse desenvolvimento, que geralmente ocorre por volta dos onze anos, lhes proporciona uma maneira mais flexivel de manipular informação.
  15. Mudanças no processamento de informação do adolescente?
    R= as mudanças na forma como os adolescente processam a informação reflete o amadurecimento dos lobos frontas do cérebro e podem ajudar a explicar os avanços cognitivos que piaget descreveu.
  16. explique desenvolvimento da linguagem do adolescente?
    R= o vocabulario continua a crescer á medida que o conteudo de leitura torna-se mais adulto. entre os 16 e 18 anos, jovem medio conhece aproximadamente 80mil palavras. com o advento do pensamento abstrato, os adolescentes podem definir e discutir abstrações como amor, justiça e liberdade. passam a usar com mais  frenquencia termos como entretanto, caso contrario, de qualquer maneira, portanto, na verdade e provavelmente para expressar relacionamente lógicos.
  17. O que é raciocinio moral: teoria de kohlberg?
    R= á medida que as crinças alcançam nivel cognitivo mais altos, elas tornam-se capazes de raciocinlos mais complexos sobre questões morias. A tendencia delas ao altruismo e á empatia tambem aumenta.
  18. Qual a ética do cuidado:a teoria de gilligan?
    R= com base na pesquisa sobre mulheres,carol gilligan(1982/1993)afirmou que a teoria de kohlberg, é orientada para valores mais importantes para os homens do que para as mulheres.
  19. comprotamento pró-social e atividade voluntaria?
    R= O raciocino moral pró-social é o raciocinio sobre dilemas morais nos quais as necessidades ou desejos de uma pessoa estão em conflito com aqueles de outras pessoas em situações em que as regras ou normas sociais não são claras ou são inexistentes.
  20. preparação para a educação superior ou as vocações dos adolescente?
    R= como os jovens desevolvem metas em relação á carreira que querem seguir ? como decidem se vão para a faculdade e, caso contrario , como entrar no mercado de trabalho?muitos fatores influenciam, incluindo a capacidade individual e a peronalidade, a educação,os ambientes econômico e ético, o conselho de orientadores educacionais, as experiencias de vida  e os vaores social.
  21. motivação e autoeficácia do estudante na adolescenca?
    R= Nos paises ocidentais, paraticularmente nos estados unidos, as praticas educativas são baseadas na suposição de que os estudantes são, ou podem ser, motivados a  apender.
  22. Abandono da escola e muito frenquete na adolescencia porque?
    R= por que adolescentes podres e de grupos minoritarios são mais propensos ao estudos? uma razões pode ser o ensino ineficiente. baixas expectatias por parte dos professores ou tratamento diferento diferencial desses estudantes:menos apoio dos professores do que no ensino fundamental ; e a percepção de irrelevância  do curriculo para grupos culturalmente pouco  respresentados.

capítulo 12

[b]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com