TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Centro de Ciências do Homem

Por:   •  18/2/2021  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

Centro de Ciências do Homem (CCH)

Licenciatura em Pedagogia – EAD/CEDERJ

Atividade equivalente à Avaliação Presencial 2 – AP2

Equipe da disciplina: Gustavo Smiderle e Bianca Monteiro de Castro

Nome: Raphaella Ribeiro Gomes Matricula: 16111080155

Questão 1

É fundamental refletir sobre até que ponto a ideologia pode ser crítica, neutra atrelada a conceitos conhecimento,ideias e princípios.

* As questões ideologia podem incorporar diferentes significado a depender do seu contexto construído historicamente

* Corrente do pensamento neutro

* Falsa consciência da realidade dominada por classes sociais dominantes , um conceito para entender as desigualdades.

* Faz parte de dominação de todas as sociedades com regras,costumes valores.

Questão 2

A ideologia é um conceito contemporâneo importante construído historicamente.

O jornalismo exclusivamente como aparelho ideológico de classe; e a possibilidade de dominação e doutrinação falsa consciência da realidade sistematizada. As classes dominantes exercem poder de dominação, os burgueses-capitalista ,’os vilões’ e o proletariado possuem ideologias diferentes resultando na luta entre classes.

O jornalismo feito para uma ideologia do proletariado , trazendo a luta dos ideias em defesa do trabalhador , ‘os mocinhos ’que faz parte do sistema de domínio e e exploração do capitalismo.

O jornalismo como a ideologia da objetividade sendo criticado por sua representação que difere-se da realidade. A critica é pela neutralidade de conceitos. Entretanto o conhecimento não é neutro seja a favor do proletariado ou capitalismo ou qualquer outro assunto haverá um posicionamento seja ele implícito ou explicito cabe os cidadãos refletir e questionar tal realidade ou informação.

Questão 3

A.(R) Seria irrazoável se o professor indica-se diretamente um candidato, sem despertar o senso crítico de seus alunos.O professor deva aproveitar o acontecimento, a eleição, para fomentar reflexões e debates quanto aos posicionamentos e ideais de politicas dos envolvidos, e o como esse posicionamentos podem afetar a sociedade.

B.(R) Como cidadã, defenderia ativamente o fim do trabalho escravo, e como professora trabalharia sem cessar para levar meus alunos a perceber o cúmulo das atrocidades que aquele sistema social e econômico promovia.

C.(I) Na situação descrita, como em todas as outras, o professor omitir o assunto a sala de aula, mas sim promover o debate e a reflexão. Não cabe a ele ditar sua opinião particular como verdade absoluta, mas sendo a sala de aula um ambiente de construção de conhecimento, é de grande importância que o professor use de assuntos atuais e extremamente relevantes a todos na sociedade em suas aulas.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com