TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia crianca

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução:

Este trabalho é um estudo de revisão literária qualitativo de cunho descritivo, tem como tema as fases do desenvolvimento da criança .Com objetivo de verificar como se desenvolve as crianças em sua faixa-etária. Abordando o aspecto cognitivo, físico e motor desde a sua fase embrionária, nascimento até a sua infância. Nessa visão, os objetivos foram identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada, em cada fase de desenvolvimento da criança.

ETAPA 1

BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO, DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL EM BEBES.

Desenvolver é crescer. O desenvolvimento humano se dá ao longo de sua vida, o individuo ao ser concebido já inicia este processo e estes primeiros momentos de vida são marcantes, no contato, dentro do útero, com a mãe inicia seu desenvolvimento físico,energético e emocional, que ocorre através do cordão umbilical. Segundo REICH 1987 o nível de energia do embrião é determinado pelo nível de energia da mãe. Portanto qualquer tipo de stress que a mãe possa sentir irá interferir no desenvolvimento físico e energético do bebe. NAVARRO 1996 diz ainda que estes registros de stress ficam armazenados na memória podendo gerar sérios comprometimentos físicos energéticos e emocionais. Na fase fetal se inicia a formação do cérebro e passar por um stress pode vir comprometer no seu desenvolvimento da criança que esta sendo gerada.

A presença do pai no período de gestação é importante através do carinho demonstrado pela mãe neste período será transmitido ao feto, e se a gravidez for tranquila a criança terá uma ótima adaptação no seu nascimento.  

Ao nascer o bebe tem seu primeiro contato com o mundo externo e se apega à mãe através do contato físico com o peito, o momento deve ser aproveitado pela mãe para expressar todo seu amor pelo filho, precisa ser bem tranquilo para que ele sinta o quanto é bem vindo, LELOUP 1988 diz que “ a pele é a ponte sensível do contato com o mundo”. É o “nosso órgão mais extenso e o código mais intenso, um lar de profundas memórias”.

Segundo Wallon,

no primeiro ano de vida se inicia o estágio impulsivo emocional que ocorre na interação com o meio e o estágio sensório-motor vai até o terceiro ano de vida onde se faz com a exploração do mundo físico, ( (WALLON 1994).

No quarto ano de vida a criança começa com a identificação e vai até o quinto ano de vida, o conhecimento do corpo, descoberta dos órgãos genitais que diferenciam meninas de meninos  identificam seu sexo. Fase da curiosidade de se saber sobre o que se passa no seu mundo e no mundo animal. A estruturação e formação do caráter se inicia nessa fase  e se prolonga até a puberdade e o seu desenvolvimento tem ligação com as vivências de seu meio ambiente. Segundo Piaget, o ser humano se desenvolve de acordo com o ambiente que vive e é este que determina seus procedimentos, pois é nele que se dá seu conhecimento.

“o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta justamente das ações e interação do sujeito com o ambiente onde vive para ele o conhecimento é uma construção que vai sendo elaborados desde a infância através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, seja eles do mundo físico ou cultural” , (PIAGET, 1971).

O homem adquire sua conduta com as experiências que vive e estas se apresentam em níveis diferenciados o que vem a variar suas estruturas e inteligências. De acordo com o  Estatuto da Criança e adolescente ( ECA)  deve ser assegurado à criança uma infância enriquecedora para seu desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo – Lei 8069 De 13 de Julho de 1990, Artigo 2, parágrafo único. A família é tudo para o desenvolvimento da criança e ela que determina as condições para sua formação que sofre influência com o meio social e cultural em que esta inserida. As crianças possuem um olhar observador e se prestam a observar o comportamento das pessoas que estão a sua volta e estes comportamentos influenciam no seu agir de forma negativa ou positiva. Segundo Vygotsky, as crianças aprendem através da acumulação de conhecimentos, da criação de hipóteses e de experiências vividas, (VYGOTSKY, 1994). 

O desenvolvimento da criança deve ser acompanhado passo a passo desde o seu nascimento, a sua educação depende disso. Desde o inicio de sua vida a criança começa a passar por inúmeras fases de transformação que são dominadas por processos naturais e seus processos psicológicos se formam necessitando de ajuda dos adultos. 

“A aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada na escola, isto porque, ela já está exposta desde o primeiro dia de vida aos elementos do seu sistema cultural, e à presença do outro se torna indispensável para a mediação entre ela e a cultura”, (DANTAS, 1990).

Na escola ao se ensinar deve-se levar em consideração que cada criança é única, tendo diferentes idades e vindas de diferentes culturas e ambientes sociais, respeitar estas diferenças e aproveita-las para a iniciação da educação.

“Essas características são relevantes no momento de planejamento do que ensinar e como ensinar, pois não podemos igualar uma mesma idade à outra, por mínimo que seja a diferença entre elas, existem um nível de desenvolvimento das estruturas mentais para ambas; e considerar ainda de que em cada criança existe um mundo diferente. Pois, o desenvolvimento do individuo não se faz somente no ambiente escolar, existem a interação de vários fatores, como a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio social”, (VYGOTSKY, 1996)

Quando nasce a criança apesar de ter sentimentos não entende o que lhe falam isto se dá aos poucos com este convívio, vai evoluindo conforme lhe é dirigida a palavra, pode parecer meio bobo ficar falando e repetindo para que ela balbucie, mais é super importante, quando não se tem este diálogo a criança demora a ter esta compreensão, o gestos com  boca e corpo é sua forma de expressar, falar, ela já produz sua forma de linguagem.

Para exemplificar o cotidiano Pinker diz:

“Linguagem é um instinto humano instalado em nosso cérebro, ou seja, existe um dispositivo que é ativado na mente quando a criança alcança certa idade, por isso lembramos apenas de certo momento de nossa infância”, (PINKER, 1954).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com