TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Apredizagem

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Conclusão de Disciplina Psicologia da Educação

Nome do aluno: Michele Rosa Moreira

Código:   1287547                                                                                    Data: 20/05/2016

Tema: O papel da agressividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Em que situação a agressividade impulsiona o processo de aprendizagem?

Agressividade é um grande elemento de vivencia humana, destinada afetividade das pessoas. De acordo com a psicanálise a agressividade é própria do ser humano, incluindo a vida social do individuo. Vêm estabelecidos vínculos entre os indivíduos que passam a internalizar controle dos seus impulsos, quando vem acontecer este impulso destrutivo durante o processo de socialização. A indisciplina e a agressividade manifestam-se de diversas formas na vida de um estudante, e apesar da bagunça e do barulho não serem as únicas formas, são elas as formas que mais se destacam na sala de aula. Referente a inserção da escola como um espaço destinado a formar cidadãos para serem capazes de viver e conviver numa sociedade, tendo assim o papel e competência de aprendizagem de construir uma melhor realidade onde vivemos.Tendo em vista que a violência a cada dia vem atingindo mais o ambiente escolar desprovido da realidade vivida no ambiente social,como juntos aos próprios familiares, onde as crianças vivencia agressão verbal e física.Diante o papel do educador dentro da sala de aula o mesmo deve vim a estabelecer regras e também cumprir as mesmas.Mostra a criança após o ato ocorrido, olhar em volta ao seu redor seu agradou por ter tido aquele comportamento, se o amigo gosto de ter sido agredido e o mesmo no lugar do amigo gostaria de ter sido agredido.Tendo em vista que o educador não tem recebido formação inicial que permite gerir de forma eficiente um conflito de agressão dentro da sua sala de aula. Não dependemos somente no educador precisamos que a escola imponha regras, permitindo o tratamento desigual e assim trabalhando os conflitos emergentes. Sendo que a construção de uma nova disciplina vem dos pais, alunos, professores, pois isso é uma tarefa de todos. Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem causadas pela indisciplina e agressividade é que desenvolvemos nosso tema, visando entender qual a relação entre aprendizagem e indisciplina em sala de aula, pois toda indisciplina é gesto de desinteresse e todo desinteresse se encarcera quando não existe significação da aula. O grande desafio da sociedade moderna é a educação.

                                                 [pic 1][pic 2]

Nova Escola

Qual é a melhor maneira de lidar com uma criança considerada agressiva?

Envie por email   Imprima

[pic 3]E agora, Telma?

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.

Pergunta enviada por Stefani Vicente, Florianópolis, SC

Entre 2 e 6 anos, Stefani, as crianças estão apenas no início de um longo processo de construção de estratégias de socialização mais elaboradas. É fundamental, portanto, que você intervenha para favorecer esse desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com