TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICANDO PSICOLOGIA JURÍDCA PARA PROVA INSTITUCIONAL

Por:   •  3/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 14

PRATICANDO PSICOLOGIA JURÍDCA PARA PROVA INSTITUCIONAL N1 (26/09/22)

PERGUNTA DISSERTATIVAS

1. O processo evolutivo das características genéticas do homem, segundo Piaget, tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia, existindo uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a ser conhecido. Escreva sobre os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, apresentando uma explicação e um exemplo.

2. As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil provocaram grande espanto na sociedade conservadora do final do século XIX, visto que até esta época a criança era vista como um símbolo de pureza, um ser assexuado. Ao longo dos tempos, a sociedade vem, pouco a pouco, familiarizando-se e compreendendo as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil. Segundo Freud, de acordo com as etapas de desenvolvimento sexual que ele denominou de fase oral, anal, fálica, latência e genital, escreva sobre essas fases e dê um exemplo de cada uma delas.

3. De acordo com Maslow, a necessidade não tomará as atenções da pessoa que concentrará, nela, seus principais esforços em direção à sua satisfação. Assim, o psiquismo elimina do pensamento imediato tudo aquilo que não contribuir para essa meta. Para Maslow, a insatisfação é um estado natural do ser humano, que justifica a constante necessidade de realizar características de pessoas saudáveis. Escreva como Maslow descreveu a hierarquia das necessidades humanas.

4.Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao "eu" e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de alguma maneira. Escreva sobre desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson.

5. O Conselheiro Tutelar está jantando em um restaurante e percebe que há adolescentes consumindo bebidas alcoólicas no estabelecimento. Como abordagem, pergunta o nome dos adolescentes, solicita seus documentos, repreende os adolescentes, faz contato com os pais e/ou responsáveis, comunica o ocorrido e solicita que os mesmos venham buscar seus filhos imediatamente alcoólicas. a) abordagem do Conselheiro Tutelar foi correta? Justifique, b) Quais medidas devem ser tomadas em situações quando são encontrados crianças e adolescentes em bares, principalmente consumindo bebidas alcóolicas?

6. Ante de 1977 o casamento era indissolúvel, mas com o advento da lei 5.615/77, houve a possibilidade de o casal se separar mediante duas hipóteses. Disserte sobre essas duas condições prévias de separação e com a Emenda Constitucional 66 de 2010, como é estabelecido hoje o divórcio?

7. A base constitucional do direito de família está no artigo 226 da CF/88. São oito parágrafo que compreendem o direito de família no Brasil e sua evolução. Escreva sobre o terceiro parágrafo que diz respeito a União Estável. a) significado; b) caracterização

8. Disserte sobre a diferença entre a concepção do direito de família nos moldes do Código Civil de 1916 e da Constituição Federal de 1988 recepcionado pelo Código Civil atual de 2002. Apresente pelo menos três diferenças.

9. Os impedimentos no direito de família são os que não podem casar e as causas suspensivas são os que não devem casar. a) Quais os legitimados para opor-se sobre o casamento impeditivo b) quais os legitimados para opor-se sobre o casamento com causas suspensivas.

10. A Alienação Parental é a interferência na formação psicológica da criança e do adolescente. Disserte sobre o tema: a) escreva sobre três formas exemplificativas que declare Alienação Parental. b) Escreva três decisão judicial quando se declara Alienação Parental.

11. Disserte sobre o direito de guarda: a) Guarda Unilateral; b) Guarda Compartilhada. C) Guarda Alternada

12. Disserte sobre três princípios de adoção no Brasil: a) Irrevogabilidade b) Imprescritibilidade; c) Judicialidade

PERGUNTAS OBJETIVAS

13.Quais as fase em que a criança no processo entre 2 a 6 anos focaliza apenas uma dimensão de estímulos, ou seja, há uma inabilidade de acompanhar os processos de transformações porque não tem ainda a irreversibilidade, inibindo o desenvolvimento da lógica do pensamento, pois são baseados em fantasias, No segundo processo a partir dos 12 anos a criança amplia suas capacidades de raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. Com isso, desenvolve também a capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios, adquirindo, portanto, autonomia.

I. Operações concretas      II. Operações formais      III Pré-operatório         IV  Sensório-motor

A)  I  e IV estão erradas     B)  II e III estão certas    C) II e IV estão certas

D) I  e II estão certas       E) I e II  estão erradas

14. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre ao longo de quatro estágios. Observe as características apresentadas abaixo e correlacione os estágios do desenvolvimento cognitivo.

I. O pensamento torna-se livre das limitações da realidade concreta, permitindo ao indivíduo pensar de modo abstrato e compreendendo a realidade como um subconjunto do possível discute valores morais.

II.. Observa-se a ausência da função simbólica e, dessa forma, a ação da criança é voltada exclusivamente para solucionar problemas de natureza prática, usando como apoio a percepção sensorial e os esquemas motores

III. O pensamento da criança possui natureza representacional, sendo irreversível e não-conservante.

IV. É importante o uso de exemplos ou materiais diversos que sirvam de apoio para a estruturação lógica do pensamento

Assinale a opção que apresenta a correlação correta.
a) operações formal; sensório-motor;; operatório concreto, pré-operatório
b) sensório-motor; operatório formal; pré-operatório; operatório concreto
c) pré-operatório; operatório concreto; operatório formal; sensório-motor
d) pré-operatório; operatório concreto; sensório-motor; operatório formal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com