TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia na educação - Concepção Inatista e ambientalista

Por:   •  21/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  1.548 Visualizações

Página 1 de 2

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

NATALIA CARDOSO BATISTA – RGM: 15236404

AMANDA

Pedagogia 1º E – 1º SEMESTRE

Psicologia na educação - Concepção Inatista e ambientalista

  1. O que é aprendizagem na visão inatista?

R: A visão inatista defende que a aprendizagem dependera dos traços de comportamento que ele traz consigo desde o nascimento. Ou seja, como o ambiente escolar não ira interferir na aprendizagem pouco poderá ser feito para transformação e qualificação do ser.

  1. O que é aprendizagem na visão ambientalista?

R: A aprendizagem nesta concepção valoriza o ambiente e as experiências que o individuo vive.

 Essa visão afirma que o conhecimento vem de fora do ser; vem dos livros, do professor, do convívio, do tipo de ambiente em que esta inserida, e todos esses aspectos podem afetar ou modificar o comportamento a ser adotado pelo individuo.

os alunos são responsáveis por atos como agressão física e verbal, e controlam a escola da forma que querem. Os pais não comparecem as reuniões, mandam advogados para intimidar diretores e professores, impõe sua forma de avaliação, fazendo com que todos aceitem calados às agressões, e indisciplinas que ocorrem diariamente.

Isso demonstra que a escola e pais adotam o conceito da teoria inatista, onde a educação pode intervir ao mínimo no desenvolvimento espontâneo da pessoa

Cena: A direção da escola não possuia planejamento para atuação do professor, e com um ensino defasado seguia formando pessoas incapazes de se socializar e se enquadrar no mercado de trabalho.

Conceito: Até então, o filme explicita claramente que tanto a escola quanto os pais se baseavam na teoria inatista, onde o papel do ambiente não interfere no processo de desenvolvimento do ser.

E ele nota como a escola era dominada pelo poder aquisitivo e conceitos religiosos dos pais, que pode ser notado na cena em que uma das funcionarias, explica que os alunos não poderiam ler livros por determinação dos pais, afinal o livro estimula a imaginação, o que pode fazer com que os adolescentes se desvirtuem de suas crenças.

Conceito: Inatista

cena: professor os leva à um local distante, e enjaulados sem possibilidade de fuga  foram obrigados a estudar.

Conceito: Behaviorista. Estão condicionados a aceitar.

SÃO PAULO, 17 DE MARÇO DE 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com