TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INATISTA, AMBIENTALISTA E INTERACIONISTA

Por:   •  24/10/2017  •  Dissertação  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  4.139 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia da Educação

TRABALHO: INATISTA, AMBIENTALISTA, E INTERACIONISTA

As teorias do desevolvimento humano podem ser divididas em três conceitos que são: Inatista, acredita na idéia que as capacidades humanas já nascem prontas, as quais não se modificam; Ambientalista, a influência do ambiente é que vai determinar como a pessoa vai desenvolver-se e em que ela vai transformar-se; Interacionista, se contrapõe com os dois ultimos conceitos, no qual o biológico e o ambiente não podem ser dissociados.

O conceito inatista explica que todas as capacidades e qualidades do ser humano já estão prontas desde seu nascimento, o que posteriormente vão apenas amadurecendo ou desabrochando. Segundo a autora Zilma de Moraes Oliveira em seu livro “Creches: crianças, faz de conta” afirma que:

“A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento, dado que o indivíduo já nasce com padrões inatos de comportamento”(OLIVEIRA, 1992, p.28).

De acordo com essa concepção, o desenvolvimento da pessoa ocorre de forma espontânea, e suas habilidades já são predeterminadas pelas condições herdadas, ou seja, essas habilidades nascem junto com o ser humano.

Já na concepção ambientalista acredita que a herança biológica não influencia no que irá ser no futuro, ou seja, o ser humano é modelado através de seu meio. A pessoa se desenvolve a partir do sucesso ou do fracasso das respostas que dá quando atende ao que o ambiente pede. Segundo Oliveira “[...] a criança nasce sem característica psicológicas predeterminadas. Seria como uma massa de argila a ser modelada, estimulada, corrigida pelo meio.”(OLIVEIRA, 1992, p. 29).

Assim, esse é visto como uma “massa de argila”, que vai sendo “modelada” pela realidade externa, isto é, suas experiências vão dando origem a comportamentos controlados pelo ambiente social.

A idéia interacionista ao contrário da inatista e a ambientalista, “considera que os dois elementos: o biológico e o social não podem ser dissociados e exercem influêcia mútua”(OLIVEIRA, 1992, p. 29).

O ser humano vivencia e conhece o mundo de forma ativa, porque transforma o ambiente enquanto é também modificado pelo meio social, ou seja, do mesmo modo em que o ser humano modifica o seu meio, é também modificado por ele, principalmente com a interação de outros indivíduos.

Em suma é possível perceber que na concepção inatista das nossas relações e as coisas que aprendemos não influenciariam aquilo que já herdamos, que já está conosco quando nascemos, nem modificariam nossos valores, hábitos e crenças. Já na idéia ambientalista não importam muito as características que a pessoa tenha desde que nasceu, pois a influência do ambiente é que vai determinar como a pessoa vai desenvolver-se e em que ela vai transformar-se. O desenvolvimento é explicado por normas e padrões, que levam a um controle dos comportamentos do sujeito. O conceito interacionista, o ser humano é entendido como uma integração dinâmica e constantemente transformada de fatores internos e externos. O sujeito é um ser que se constitui ativamente nas interações com o meio, com os objetos e, principalmente, com as outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com